Dissertação

Mbuesawa: formação do professor indígena através da Licenciatura em Pedagogia

O presente trabalho tem como objetivo descrever o processo de formação pedagógica do professor indígena em Manaus. A dissertação resulta da pesquisa documental com a técnica da bibliometria e a da análise de conteúdo, realizadas a partir de oito amostras dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) re...

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Autor principal: Pontes, Joyce Karoline Pinto Oliveira
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7782395461074629, https://orcid.org/0000-0002-4753-7329
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9222
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-92222023-06-30T05:04:07Z Mbuesawa: formação do professor indígena através da Licenciatura em Pedagogia Pontes, Joyce Karoline Pinto Oliveira Noronha, Nelson Matos de http://lattes.cnpq.br/7782395461074629 http://lattes.cnpq.br/6356531305834444 Luciano, Gersem José dos Santos Nascimento, Izaura Rodrigues https://orcid.org/0000-0002-4753-7329 Indígenas - Educação (superior) CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Ensino Superior Indígena Pensamento Social Educação Indígena PROIND O presente trabalho tem como objetivo descrever o processo de formação pedagógica do professor indígena em Manaus. A dissertação resulta da pesquisa documental com a técnica da bibliometria e a da análise de conteúdo, realizadas a partir de oito amostras dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) realizados no período de 2013 a 2014 por 22 indígenas da capital amazonense, no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que faz parte do Programa de Formação do Magistério Indígena (PROIND). Estes discentes de Manaus são de 11 etnias. Para isso, levou-se em consideração a construção epistemológica do conhecimento, através do olhar do indígena sobre a formação docente e a relação dos costumes e tradições desses povos no ambiente escolar. Os resultados da investigação apontam que o PROIND proporcionou, em 52 municípios do Estado do Amazonas, a formação em um curso superior, a indígenas e não indígenas. Por sua vez, constatou-se que, nos últimos módulos, houve alterações no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Pedagogia, que anteriormente era conhecido como Curso de Licenciatura em Pedagogia Intercultural. Sendo assim, percebemos que este trabalho poderá ser importante não somente para a Academia, mas, sobretudo, para a sociedade de uma forma geral, porque traz à tona uma questão social quase esquecida, o ensino superior indígena, uma vez que ainda são poucas as pesquisas nesta temática. This paper aims to describe the process of pedagogical training of indigenous teacher in Manaus. The dissertation results of documentary research with the technique of bibliometrics and content analysis, performed from eight samples of Course Completion Works (TCCs) conducted from 2013 to 2014 by 22 indigenous to the Amazon capital in the Bachelor of Education of the Amazonas State University (UEA), which is part of the Training Program Indigenous Magisterium (PROIND). These students of Manaus are 11 ethnic groups. For this, we took into account the epistemological construction of knowledge by the indigenous look on teacher training and the relationship of the customs and traditions of these people in the school environment. Research results indicate that the PROIND provided in 52 municipalities of Amazonas State training in tertiary education to indigenous and non-indigenous. In turn, it was found that in the last modules were no changes in the Pedagogical Project of the Course (PPC) Degree in Education, which was previously known as Degree in Intercultural Education. Thus, we realize that this work could be important not only for the Academy, but above all for society in general, because it brings to light a social issue almost forgotten, the indigenous higher education, since there are few research in this theme. Depósito retroativo. Por algum motivo não constava na BDTD e foi depositado em jan/23. Carta, CD e Termo arquivados na DD. 2023-01-03T17:00:34Z 2015-03-27 Dissertação PONTES, Joyce Karoline Pinto Oliveira. Mbuesawa: formação do professor indígena através da Licenciatura em Pedagogia. 2015. 105 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2015. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9222 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Humanas e Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
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