Dissertação

Tecnologia e ética: a formação cidadã para a responsabilidade

A presente pesquisa é fruto de uma inquietação provocada pelos vivenciados problemas humanos de ordem moral que se reproduzem concomitante à massificação das tecnologias. Parte da compreensão de que o atual estágio tecnológico está eivado de um poder ameaçador, por não estar mais totalmente sob cont...

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Autor principal: Barros, Antonio Ericleison Bispo de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5468681063995820
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9239
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-92392023-01-10T05:03:58Z Tecnologia e ética: a formação cidadã para a responsabilidade Barros, Antonio Ericleison Bispo de Noronha, Nelson Matos de http://lattes.cnpq.br/5468681063995820 http://lattes.cnpq.br/6356531305834444 Solto, Caio Augusto Teixeira Martins Costa, Valcicléia Pereira da Tecnologia - Aspectos sociais Tecnologia - Filosofia CIENCIAS HUMANAS: FILOSOFIA Tecnologia Filosofia Projeto Interdisciplinar Aprendizagem Colaborativa Responsabilidade A presente pesquisa é fruto de uma inquietação provocada pelos vivenciados problemas humanos de ordem moral que se reproduzem concomitante à massificação das tecnologias. Parte da compreensão de que o atual estágio tecnológico está eivado de um poder ameaçador, por não estar mais totalmente sob controle humano, capaz de estender-se a um futuro longínquo. Para tanto, busca problematizar as tecnologias na escola por meio da filosofia, desvelando seus potenciais malefícios, os quais são minimizados pelos benefícios usufruídos no cotidiano. Estes, por serem imediatos, possuem maior poder de persuasão no plano do senso comum, determinando prioridades na tomada de decisões que se concretizam nas atitudes dos sujeitos imersos na cultura digital. Através de uma análise crítica, demonstra que os documentos oficiais que regem a educação – PCN, BNCC e RCA-Amazonense –, embora defendam a inserção das tecnologias em sala de aula, privilegiam uma formação fragmentada de natureza técnica, voltada para a instrumentalização do ser humano, contrariando o paradigma da formação integral do estudante, o que tende a agravar os problemas explicitados ao longo do estudo. Para fazer frente aos atuais desafios, reivindica um ensino de filosofia mediado pelas tecnologias, em nome de uma prática pedagógica contextualizada. Propõe uma experiência filosófica no formato de um Projeto Interdisciplinar no Ensino Fundamental-Anos Finais, aportada na metodologia da aprendizagem colaborativa em grupos, voltada para a formação ética, tendo como referência o princípio responsabilidade de Hans Jonas, o qual enfatiza a prudência no uso das tecnologias, cujas categorias heurística do medo, responsabilidade paterna e política representam um caminho para a formação de um cidadão crítico, reflexivo e responsável, capaz de assumir o dever moral de envidar esforços em prol da (re) humanização da tecnologia, posicionando-a como um meio a serviço da humanidade, não como um fim em si mesma. The present research is the result of a concern caused by human moral problems that reproduce themselves concomitantly with the massification of technologies. It starts from the understanding that the current technological stage is riddled with a threatening power, because it is no longer fully under human control, capable of extending into the distant future. Therefore, it seeks to problematize the technologies at school through philosophy, revealing their potential harm, which are minimized by the benefits enjoyed in everyday life. These, because they are immediate, have greater power of persuasion in terms of common sense, determining priorities in decision-making that materialize in the attitudes of subjects immersed in digital culture. Through a critical analysis, it demonstrates that the official documents that conduct education - PCN, BNCC and RCA-Amazonense -, although they defend the technologies insertion in the classroom, they favor a fragmented formation of a technical nature, aimed at the instrumentalization of human being, contrary to the paradigm of student integral formation, which tends to aggravate the problems explained during the study. In order to face the current challenges, it demands a philosophy teaching mediated by technologies, in name of a contextualized pedagogical practice. It proposes a philosophical experience in the format of Interdisciplinary Project in Elementary School-Final Years, based on the collaborative learning in groups methodology, focused on ethical formation, having as reference the Hans Jonas responsibility principle, which emphasizes prudence in the use of technologies, whose heuristic categories of fear, paternal and political responsibility represent a path for the formation of a critical, reflective and responsible citizen, capable of assuming the moral duty to make efforts towards (re) humanization of technology, positioning it as a means at the service of humanity, not as an end in itself. FAPEAM - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas 2023-01-09T19:05:48Z 2022-11-25 Dissertação BARROS, Antonio Ericleison Bispo de. Tecnologia e ética: a formação cidadã para a responsabilidade. 2022. 176 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9239 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Filosofia
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