Dissertação

A Controvérsia sociocientífica das vacinas no processo de ensino-aprendizagem dos vírus

Os vírus estão mais presentes no nosso cotidiano do que podemos imaginar. Porém, o processo de ensino-aprendizagem destes microrganismos ainda está distante da realidade dos estudantes. Existe uma grande dificuldade em contextualizar os conteúdos aprendidos em sala de aula, para o pleno exercício da...

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Autor principal: Pereira, Simone Moreira
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2244898307455564
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9447
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-94472023-07-04T05:04:45Z A Controvérsia sociocientífica das vacinas no processo de ensino-aprendizagem dos vírus Pereira, Simone Moreira Souza, Katiuscia dos Santos de http://lattes.cnpq.br/2244898307455564 http://lattes.cnpq.br/5474421431483167 Oda, Welton Yudi Souza, Leila Cristina Aoyama Barbosa Vírus - Vacinação Biologia - Estudo e ensino CIENCIAS HUMANAS Enfoque CTS Controvérsias sociocientíficas Vírus Vacinas Ensino-aprendizagem de Biologia Os vírus estão mais presentes no nosso cotidiano do que podemos imaginar. Porém, o processo de ensino-aprendizagem destes microrganismos ainda está distante da realidade dos estudantes. Existe uma grande dificuldade em contextualizar os conteúdos aprendidos em sala de aula, para o pleno exercício da cidadania. Faz-se necessário que as aulas de Biologia abordem assuntos que relacionem a ciência, tecnologia e sociedade (CTS), pois o desenvolvimento científico e tecnológico influencia diretamente na vida das pessoas. Nessa perspectiva, a presente pesquisa teve como objetivo, avaliar quais aprendizagens ocorrem acerca dos vírus, utilizando a controvérsia sociocientífica das vacinas a partir do enfoque CTS. O presente trabalho foi desenvolvido através da pesquisa qualitativa, do tipo participante em uma escola pública estadual, localizada na cidade de Manaus-AM, tendo como público-alvo os estudantes do segundo ano do ensino médio. Os instrumentos de coleta de dados foram organizados através de uma oficina temática sobre a controvérsia sociocientífica das vacinas. Essa oficina foi baseada nos três momentos pedagógicos: problematização, organização e aplicação do conhecimento, que serviram de alicerce para alcançar os objetivos traçados. A análise dos dados foi embasada pelo conjunto de técnicas da análise de conteúdo, através da interpretação das mensagens obtidas durante o processo de investigação. Os resultados evidenciam que foi possível contextualizar o conteúdo sobre os vírus, através da controvérsia sociocientífica (CSC) das vacinas, apontando que um ensino com enfoque CTS permite a formação de indivíduos para o pleno exercício da cidadania. Os estudantes conseguiram expressar suas opiniões e posicionamentos, embasados cientificamente, através do exercício da argumentação, o que promoveu uma aprendizagem conceitual e atitudinal. Atividades como: roda de conversa, debate controverso, produção de cartazes e texto dissertativo, foram cruciais para despertar o interesse e o engajamento dos estudantes em relacionar a aprendizagem de conceitos sobre os vírus com as relações CTS, utilizando a temática vacina. Portanto, discussões de temas CSC são importantes no processo de ensino-aprendizagem de Biologia, pois podem informar, sensibilizar e preparar os estudantes frente a debates dessa magnitude, visto que a desinformação de tais temais pode trazer grandes consequências para a população. Viruses are more present in our daily lives than we can imagine. However, the teaching-learning process of these microorganisms is still far from the reality of students. There is great difficulty in contextualizing the contents learned in the classroom, for the full exercise of citizenship. It is necessary that Biology classes address subjects that relate to science, technology and society (STS), as scientific and technological development directly influences people's lives. In this perspective, the present research aimed to evaluate what learning occurs about viruses, using the socio-scientific controversy of vaccines from the CTS approach. The present work was developed through qualitative research, of the participant type in a state public school, located in the city of Manaus-AM, having as target public, the students of the second year of high school. The data collection instruments were organized through a thematic workshop on the socio-scientific controversy of vaccines, based on three pedagogical moments: problematization, organization and application of knowledge, which served as a foundation to achieve the objectives outlined. Data analysis was based on a set of content analysis techniques, through the interpretation of messages obtained during the investigation process. The results show that it was possible to contextualize the content about viruses, through the socio-scientific controversy (CSC) of vaccines, pointing out that teaching with a STS focus allows the formation of individuals for the full exercise of citizenship. Students were able to express their opinions and positions, scientifically based, through the exercise of argumentation, which promoted conceptual and attitudinal learning. Activities such as: conversation wheel, controversial debate, production of posters and dissertation text, were crucial to awaken the students' interest and engagement in relating the learning of concepts about viruses with STS relationships, using the vaccine theme. Therefore, discussions on CSC topics are important in the teaching-learning process of Biology, as they can inform, sensitize and prepare students for debates of this magnitude, since lack of information on such topics can have major consequences for the population. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2023-07-03T14:40:51Z 2023-04-05 Dissertação PEREIRA, Simone Moreira. A controvérsia sociocientífica das vacinas no processo de ensino-aprendizagem dos Vírus. 2023. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9447 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
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