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Dissertação
O ensino de história regional e local nos anos finais do ensino fundamental da SEMED/Manaus : da criação à extinção de Fundamentos de História do Amazonas
A presente pesquisa tem como objetivo compreender como se deu o processo de criação, de desenvolvimento e de extinção da disciplina Fundamentos de História do Amazonas (FHA) na SEMED/Manaus frente às políticas educacionais que estabeleceram o ensino de história regional e local nos anos finais do...
Autor principal: | Souza, Diego Pires de |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/4224475893678739 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2023
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9455 |
Resumo: |
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A presente pesquisa tem como objetivo compreender como se deu o processo de
criação, de desenvolvimento e de extinção da disciplina Fundamentos de História do
Amazonas (FHA) na SEMED/Manaus frente às políticas educacionais que
estabeleceram o ensino de história regional e local nos anos finais do ensino
fundamental no período de 1991 a 2009. Trata-se de uma pesquisa fundamentada em
pressupostos teóricos e metodológicos da historiografia com base na perspectiva da
história social e cultural que analisa fontes primárias e secundárias obtidas a partir de
levantamentos bibliográficos, pesquisa documental e pesquisa de campo. O ensino
da história regional e local no Amazonas é uma reivindicação antiga, remete a terceira
década do século XX com as postulações do historiador amazonense Arthur Cezar
Ferreira Reis. No entanto, tal ensino só passou a ser realizado sob a égide de uma
disciplina autônoma em 1989, quando a Lei Estadual no 1.906/89 instituiu a
obrigatoriedade de ensino de história do Amazonas através de FHA em toda rede de
ensino do estado. A disciplina FHA oportunizava aos discentes identificarem-se
enquanto sujeitos históricos pertencentes a uma realidade histórica, social e cultural
de onde provem sua identidade. Além disso, oportunizava a contraposição ao ensino
de uma história puramente eurocêntrica tendo em vista dar voz e vez aos indivíduos
“marginalizados”, aos “excluídos”, aos “de baixo”, muitas vezes ocupantes de regiões
e localidades igualmente “marginalizadas”, “excluídas” e vistas por uma ótica
dominante. Introduzida na rede de ensino da SEMED/Manaus em 1991, FHA teve sua
existência marcada por negligência por parte da Secretaria com destaque para a
demora na elaboração de seu currículo e não distribuição de materiais didáticos para
seu ensino. Com base em motivações de cunho político, econômico e ideológico em
2009 a SEMED/Manaus promoveu a extinção de FHA de sua grade curricular. Com
isso, a Secretaria agiu favoravelmente para o enfraquecimento da compreensão
identitária dos seus alunos. Assim sendo, considera-se que a pesquisa em questão
vem a contribuir para a compreensão de aspectos inerentes a história da educação e
ao ensino da história regional e local de Manaus, do Amazonas e desta parte de
Amazônia brasileira. |