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Dissertação
Aprendizagem significativa de funções orgânicas utilizando plantas medicinais como organizador prévio
A investigação tem como fundamentação a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, a qual enfatiza que os conhecimentos prévios dos estudantes servem como ancoragem para novas informações no processo de ensino-aprendizagem, dessa forma, ao utilizar o conhecimento popular acerca das plantas med...
Autor principal: | Bezerra, Franklin de Castro |
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Outros Autores: | https://lattes.cnpq.br/2198012751323510 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2023
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9473 |
Resumo: |
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A investigação tem como fundamentação a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, a qual enfatiza que os conhecimentos prévios dos estudantes servem como ancoragem para novas informações no processo de ensino-aprendizagem, dessa forma, ao utilizar o conhecimento popular acerca das plantas medicinais e utilizar a temática como um organizador prévio, objetivou-se trabalhar os conhecimentos científicos, promovendo a assimilação das funções orgânicas e classificação das cadeias carbônicas de forma significativa. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, utilizando a metodologia da pesquisa participante, cujos instrumentos de coleta de dados utilizados foram questionário, rodas de conversa, mapas conceituais e elaboração textual, com os resultados avaliados de forma descritiva e por análise de conteúdo. Como resultado, os conhecimentos prévios identificados em relação às plantas medicinais ficaram restritos a poucas plantas, de cunho mais popular e sem percepção de relação com a química. No que concerne aos conhecimentos químicos há lacunas sobre os átomos, moléculas, ligações químicas e elementos químicos. No desenvolvimento da sequência didática, os estudantes apresentaram indícios de aprendizagem significava ao melhorarem a argumentação científica, apresentando conceitos mais elaborados e senso crítico, conseguiram estabelecer relações com a química e classificar as cadeias carbônicas e funções orgânicas, ainda que de maneira pouco aprofundada, nas estruturas das substâncias químicas isoladas de plantas medicinais. |