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Dissertação
Progressão curricular na educação matemática: contribuições para a gestão da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
Esta pesquisa tem por finalidade analisar a progressão curricular e pedagógica do componente curricular matemática, tendo por base as orientações curriculares, as concepções docentes e modos de organização do trabalho pedagógico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, se levou em con...
Autor principal: | Silva, Marcionília Bessa da |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/8804051185227335 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2023
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9567 |
Resumo: |
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Esta pesquisa tem por finalidade analisar a progressão curricular e pedagógica do componente
curricular matemática, tendo por base as orientações curriculares, as concepções docentes e
modos de organização do trabalho pedagógico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para
tanto, se levou em conta a organização do trabalho escolar e a abordagem pedagógica do ensino,
considerando as especificidades de formação do professor unidocente e suas implicações face
às orientações contidas na Base Nacional Comum Curricular - BNCC. O estudo foi
desenvolvido numa perspectiva qualitativa, envolvendo pesquisa documental e empírica com
professores, pedagogos e gestores municipais, assim como as orientações curriculares da BNCC
e os documentos de orientação curriculares da SEMED/Manaus. De forma específica a pesquisa
teve como foco: Investigar as mudanças pedagógicas e organização do trabalho escolar
decorrentes da BNCC, através dos conhecimentos, competências e habilidades do componente
curricular de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental; Identificar como os
professores concebem e efetivam o processo pedagógico da educação matemática, envolvendo
a apropriação das bases curriculares, a compreensão da criança como sujeito da aprendizagem
e de que forma essa apropriação é concebida e efetivada pelos professores em sua prática
pedagógica, nos modos pelos quais fazem e compreendem os significados da progressão da
aprendizagem. Compreender como o sistema de ensino municipal e a escola fazem a gestão
curricular e o acompanhamento da educação Matemática nos Anos Iniciais Ensino
Fundamental. Os achados indicam que pensar o desenvolvimento do currículo, do processo
pedagógico requer sistemática e novos conhecimentos, buscando focar e atentar para este
processo pouquíssimo investido pelas redes de ensino, escolar e professores, ou seja,
compreender e fazer a progressão curricular e da aprendizagem; como condição para a avanço
da qualidade de toda a educação básica. Como base teórica da pesquisa, recorreremos aos
autores como D’Ambrósio (1993) voltado aos estudos da Educação Matemática; a Piaget
(1980), DELVAL (1998), KESSELRING (1993) e RAMOZI-CHIAROTINNO (1988) quanto
ao desenvolvimento infantil na perspectiva da epistemologia genética, e sua relação com a
aprendizagem matemática Becker (2003); o currículo, LIMA (2008) e SACRISTÁN, J. G.
(2000), a formação profissional, TARDIF M. (2002), as Competências e Habilidades com
PERRENOUD (2000) e sobre a prática educativa, ZABALA (1998). O tema da pesquisa nos
conduziu aos dados que nos levou a questionar e refletir sobre os diversos problemas que
implicam a progressão da aprendizagem e do próprio desenvolvimento do currículo, centrado
na educação matemática. Nessa pesquisa, entendemos que, para que a progressão curricular
alcance os objetivos propostos pela BNCC e pelos Referencias Curriculares estaduais e
municipais, é necessário personalizar o acompanhamento da aprendizagem, verificar e intervir
em tempo hábil e sobretudo e mais importante garantir que os profissionais envolvidos na
progressão curricular tomem seus lugares com a competência que lhes é exigida para tal função. |