Dissertação

As dinâmicas socioambientais dos professores camponeses da Escola Municipal Professora Francisca Góes dos Santos, Careiro da Várzea-Am

Inicia-se esta dissertação tomando emprestadas as frases da escritora Cora Coralina “O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria se aprende é com a vida e com os humildes” e a letra da música dos compositores Alexandre Magno Abrão & Thiago Raphael Castanho, que diz que “Seremos d...

ver descrição completa

Autor principal: Souza, Maíra Gomes de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6375909819113662
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9596
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-9596
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-95962023-08-23T05:03:52Z As dinâmicas socioambientais dos professores camponeses da Escola Municipal Professora Francisca Góes dos Santos, Careiro da Várzea-Am Souza, Maíra Gomes de Fraxe, Therezinha de Jesus Pinto http://lattes.cnpq.br/6375909819113662 http://lattes.cnpq.br/1464615574272190 Norte Filho, Antônio Ferreira do http://lattes.cnpq.br/7979639512744678 Santiago, Jozane Lima http://lattes.cnpq.br/2247173263656567 Rezende, Marília Gabriela Gondim http://lattes.cnpq.br/4449108765997603 Educação rural - Careiro da Várzea (AM) Professores de educação rural CIENCIAS HUMANAS Etnopedagogia Sustentabilidade Sazonalidade Saberes Ancestralidade Inicia-se esta dissertação tomando emprestadas as frases da escritora Cora Coralina “O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria se aprende é com a vida e com os humildes” e a letra da música dos compositores Alexandre Magno Abrão & Thiago Raphael Castanho, que diz que “Seremos donos do nosso amanhã se estivermos unidos”. Nesse sentido, falar da Amazônia é sinônimo de complexidade, pois o saber, o conhecer e o desconhecido sempre estão estampados nos rios, na floresta e na terra. Para ter certa compreensão desses saberes, buscaram-se as literaturas especializadas que tratam da educação em nível de Brasil. Feito o levantamento da literatura, atravessou-se para a margem direita do rio Amazonas-Solimões para identificar as escolas sediadas na cidade de Careiro da Várzea – Amazonas, das quais duas estão na sede municipal; e duas, em áreas rurais. Para investigar o problema da pesquisa, focou-se no seguinte objeto: analisar as principais dinâmicas socioambientais dos professores camponeses da Escola Municipal Professora Francisca Góes dos Santos, na Comunidade de São Francisco de Assis, da Costa da Terra Nova, em Careiro da Várzea. Nas três escolas do município foram realizadas somente observações e conversas informais; já na Escola Municipal Francisca Góes dos Santos as observações foram intensivas. Para a coleta das assertivas, o campo metodológico abrangeu formulário semiestruturado, entrevistas formais, informais, ajuris de rodadas de conversas, além das anotações na caderneta de campo; e foram realizadas quatro idas ao campo, nos anos de 2021, 2022 e 2023, intercalando os períodos de seca e de cheia do rio Amazonas. Após as coletas de campo, foram feitas as compilações das fontes empíricas e teóricas. Conclui-se que, das 42 (quarenta e duas) assertivas, em 30 (trinta) delas houve repetições dos elementos; e em 12 (doze) não ocorreu essa repetição. Assim, conforme as dinâmicas socioambientais retratadas na voz da poetisa Cora Coralina, o saber acontece quando há a interação entre as pessoas e o ambiente; já o educador Paulo Freire sustenta que só é possível entender o desconhecido se houver a humildade de escutar. Nesse sentido, os professores camponeses seguem a linha dos ODS da ONU no que tange à educação continuada, pois todos têm graduação, especialização; alguns com mestrado e doutorando em Universidade pública. This dissertation begins, borrowing the phrases of the writer Coro Coralina “We learn knowledge from masters and books. Wisdom is learned from life and from the humble” and the lyrics of the song by composers Alexandre Magno Abrao & Thiago Raphael Castanho, whose narrative is “We will be masters of our tomorrow if we are united”. In this sense, talking about the Amazon is always synonymous with complexity, because knowledge, knowing and the unknown are always stamped in the rivers, in the forest and in the land. In order to have a certain understanding of this knowledge, specialized literature was sought, which deals with Education at the level of Brazil. Once the literature was surveyed, we crossed to the right bank of the Amazon-Solimões river to identify the schools based in the city of Careiro da Várzea - Amazonas. With the identified schools, two in the municipal seat and two in rural areas. To equate the research problem, the following object was carried out: to analyze the main socio-environmental dynamics of the Peasant Teachers of the Municipal School Professora Francisca Góes dos Santos, in the Community of São Francisco de Assis da Costa da Terra Nova in Careiro da Várzea. Since, at the three schools, only observations and informal conversations were carried out. At the Francisca Góes dos Santos Municipal School, observations were intensive. In order to search for certain assertions, the methodological field that was applied were, the semi-structured form, formal and informal interviews, ajuris of rounds of conversations and more the notes in the field book and four trips to the field were carried out, being in 2021, 2022 and 2023, interspersed with dry and flood periods on the Amazon River. After field collections, empirical and theoretical sources were compiled. And finally, it is concluded that, of the 42 (forty-two) assertions, 30 (thirty) were repeated and 12 (twelve) were not repeated. Thus, to the socio-environmental dynamics in the voice of the poet Cora Coralina, knowledge happens when there is interaction between people and the environment, Educator Paulo Freire, invokes that it is only possible to understand the unknown if there is the humility to listen. In this sense, the peasant teachers follow the line of the UN (SDGs) in terms of continuing education, as they all have a degree, specialization, some with a master's degree and are studying at a public university. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas Não Foi ótimo meu acesso ao TEDE 2023-08-22T14:43:23Z 2023-06-30 Dissertação SOUZA, Maíra Gomes de. As dinâmicas socioambientais dos professores camponeses da Escola Municipal Professora Francisca Góes dos Santos, Careiro da Várzea-Am. 2023. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9596 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Centro de Ciências do Ambiente Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Educação rural - Careiro da Várzea (AM)
Professores de educação rural
CIENCIAS HUMANAS
Etnopedagogia
Sustentabilidade
Sazonalidade
Saberes
Ancestralidade
spellingShingle Educação rural - Careiro da Várzea (AM)
Professores de educação rural
CIENCIAS HUMANAS
Etnopedagogia
Sustentabilidade
Sazonalidade
Saberes
Ancestralidade
Souza, Maíra Gomes de
As dinâmicas socioambientais dos professores camponeses da Escola Municipal Professora Francisca Góes dos Santos, Careiro da Várzea-Am
topic_facet Educação rural - Careiro da Várzea (AM)
Professores de educação rural
CIENCIAS HUMANAS
Etnopedagogia
Sustentabilidade
Sazonalidade
Saberes
Ancestralidade
description Inicia-se esta dissertação tomando emprestadas as frases da escritora Cora Coralina “O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria se aprende é com a vida e com os humildes” e a letra da música dos compositores Alexandre Magno Abrão & Thiago Raphael Castanho, que diz que “Seremos donos do nosso amanhã se estivermos unidos”. Nesse sentido, falar da Amazônia é sinônimo de complexidade, pois o saber, o conhecer e o desconhecido sempre estão estampados nos rios, na floresta e na terra. Para ter certa compreensão desses saberes, buscaram-se as literaturas especializadas que tratam da educação em nível de Brasil. Feito o levantamento da literatura, atravessou-se para a margem direita do rio Amazonas-Solimões para identificar as escolas sediadas na cidade de Careiro da Várzea – Amazonas, das quais duas estão na sede municipal; e duas, em áreas rurais. Para investigar o problema da pesquisa, focou-se no seguinte objeto: analisar as principais dinâmicas socioambientais dos professores camponeses da Escola Municipal Professora Francisca Góes dos Santos, na Comunidade de São Francisco de Assis, da Costa da Terra Nova, em Careiro da Várzea. Nas três escolas do município foram realizadas somente observações e conversas informais; já na Escola Municipal Francisca Góes dos Santos as observações foram intensivas. Para a coleta das assertivas, o campo metodológico abrangeu formulário semiestruturado, entrevistas formais, informais, ajuris de rodadas de conversas, além das anotações na caderneta de campo; e foram realizadas quatro idas ao campo, nos anos de 2021, 2022 e 2023, intercalando os períodos de seca e de cheia do rio Amazonas. Após as coletas de campo, foram feitas as compilações das fontes empíricas e teóricas. Conclui-se que, das 42 (quarenta e duas) assertivas, em 30 (trinta) delas houve repetições dos elementos; e em 12 (doze) não ocorreu essa repetição. Assim, conforme as dinâmicas socioambientais retratadas na voz da poetisa Cora Coralina, o saber acontece quando há a interação entre as pessoas e o ambiente; já o educador Paulo Freire sustenta que só é possível entender o desconhecido se houver a humildade de escutar. Nesse sentido, os professores camponeses seguem a linha dos ODS da ONU no que tange à educação continuada, pois todos têm graduação, especialização; alguns com mestrado e doutorando em Universidade pública.
author_additional Fraxe, Therezinha de Jesus Pinto
author_additionalStr Fraxe, Therezinha de Jesus Pinto
format Dissertação
author Souza, Maíra Gomes de
author2 http://lattes.cnpq.br/6375909819113662
author2Str http://lattes.cnpq.br/6375909819113662
title As dinâmicas socioambientais dos professores camponeses da Escola Municipal Professora Francisca Góes dos Santos, Careiro da Várzea-Am
title_short As dinâmicas socioambientais dos professores camponeses da Escola Municipal Professora Francisca Góes dos Santos, Careiro da Várzea-Am
title_full As dinâmicas socioambientais dos professores camponeses da Escola Municipal Professora Francisca Góes dos Santos, Careiro da Várzea-Am
title_fullStr As dinâmicas socioambientais dos professores camponeses da Escola Municipal Professora Francisca Góes dos Santos, Careiro da Várzea-Am
title_full_unstemmed As dinâmicas socioambientais dos professores camponeses da Escola Municipal Professora Francisca Góes dos Santos, Careiro da Várzea-Am
title_sort as dinâmicas socioambientais dos professores camponeses da escola municipal professora francisca góes dos santos, careiro da várzea-am
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2023
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9596
_version_ 1831970209331675136
score 11.753896