Tese

Apreciação orientada por análise musical: um estudo educomunicativo em contexto amazônico

Esta pesquisa correlaciona 3 áreas: apreciação musical, análise musical e educomunicação. Objetivou-se avaliar o resultado de uma exposição didática de análise musical na apreciação musical, através de um processo educomunicativo. Partiu-se da hipótese de que orientações didáticas de análise musical...

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Autor principal: Friesen, Rafael Ricardo
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1059952127710610, https://orcid.org/0000-0002-2751-5210
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas - Universidade Federal de Roraima 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9650
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-96502023-09-01T05:04:02Z Apreciação orientada por análise musical: um estudo educomunicativo em contexto amazônico Friesen, Rafael Ricardo Baptaglin, Leila Adriana http://lattes.cnpq.br/1059952127710610 http://lattes.cnpq.br/5801207902204116 Picchi, Achille Guido http://lattes.cnpq.br/0250641464112309 Gonçalves, Carolina Brandão Almeida, Jéssica https://orcid.org/0000-0002-2751-5210 Música - Análise, apreciação Música - Instrução e estudo Música na escola CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Análise musical Apreciação musical Teoria espiral de desenvolvimento musical Educomunicação Esta pesquisa correlaciona 3 áreas: apreciação musical, análise musical e educomunicação. Objetivou-se avaliar o resultado de uma exposição didática de análise musical na apreciação musical, através de um processo educomunicativo. Partiu-se da hipótese de que orientações didáticas de análise musical poderiam afetar a apreciação musical dos sujeitos. O processo didático em questão deu-se sob o viés da educomunicação, a qual ocorreu tanto para o pesquisador quanto, em menor grau, para os sujeitos. Para atender ao objetivo foi realizado um experimento com 96 alunos de instituições de ensino de música atuantes em Boa Vista/RR, tanto públicas quanto privadas. A metodologia constou de levantamento de dados através de questionários online, tendo-se exposto os participantes a uma valsa de Radamés Gnattali e fazendo-se questionamentos subsequentes a respeito da escuta da obra; em seguida os sujeitos foram expostos a uma videoaula sobre análise musical de uma segunda valsa do mesmo compositor com subsequente escuta desta obra e novos questionamentos a respeito dessa apreciação. As diferenças das respostas da primeira para a segunda obras foram mensuradas usando-se a Teoria Espiral de Desenvolvimento Musical de Swanwick (2003) como referencial. Verificou-se que, embora a maioria dos sujeitos tenha afirmado que a exposição analítica tenha afetado sua apreciação, apenas um quarto dos participantes conseguiu demonstrar isso através dos questionários. A maioria destes foi de alunos na faixa etária adulta que estudavam música pelo período de 4 a 10 anos. As contribuições desta pesquisa para a educomunicação deram-se através da elaboração de uma figura representativa do processo educomunicativo e da defesa de que ela não é uma proposta de educação endógena nem exógena, mas mista. This research correlates 3 areas: music appreciation, music analysis and educommunication. The objective was to evaluate the result of a didactic exposition of musical analysis in musical appreciation, through an educommunicative process. It was based on the hypothesis that didactic guidelines for musical analysis could affect the musical appreciation of the subjects. The didactic process took place under the bias of educommunication, which occurred both for the researcher and, to a lesser extent, for the subjects. To meet the goal, an experiment was carried out with 96 students from music teaching institutions operating in Boa Vista/RR, both public and private. The methodology consisted of collecting data through online questionnaires, exposing the participants to a waltz by Radamés Gnattali and asking subsequent questions about the song listening; then the subjects were exposed to a video lesson on musical analysis of a second waltz by the same composer with subsequent listening to the song and new questions about its appreciation. Differences in responses from the first to the second song were measured using Swanwick's Spiral of Musical Development Theory (2003) as a reference. It was found that, although most subjects stated that the analytical exposure affected their appreciation, only a quarter of the participants were able to demonstrate this through the questionnaires. Most of them were students in the adult age group who studied music between 4 and 10 years. The contributions of this research to educommunication took place through the elaboration of a representative figure of the educommunicative process and the defense that it is neither an endogenous nor exogenous education proposal, but a mixed one. 2023-08-31T15:00:56Z 2023-05-31 Tese FRIESEN, Rafael Ricardo. Apreciação orientada por análise musical: um estudo educomunicativo em contexto amazônico. 2023. 248 f. Tese (Doutorado em Educação na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas - Universidade Federal de Roraima, Boa Vista (RR), 2023 https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9650 por Acesso Aberto application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document application/pdf Universidade Federal do Amazonas - Universidade Federal de Roraima Faculdade de Educação na Amazônia Brasil UFAM - UFRR Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
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description Esta pesquisa correlaciona 3 áreas: apreciação musical, análise musical e educomunicação. Objetivou-se avaliar o resultado de uma exposição didática de análise musical na apreciação musical, através de um processo educomunicativo. Partiu-se da hipótese de que orientações didáticas de análise musical poderiam afetar a apreciação musical dos sujeitos. O processo didático em questão deu-se sob o viés da educomunicação, a qual ocorreu tanto para o pesquisador quanto, em menor grau, para os sujeitos. Para atender ao objetivo foi realizado um experimento com 96 alunos de instituições de ensino de música atuantes em Boa Vista/RR, tanto públicas quanto privadas. A metodologia constou de levantamento de dados através de questionários online, tendo-se exposto os participantes a uma valsa de Radamés Gnattali e fazendo-se questionamentos subsequentes a respeito da escuta da obra; em seguida os sujeitos foram expostos a uma videoaula sobre análise musical de uma segunda valsa do mesmo compositor com subsequente escuta desta obra e novos questionamentos a respeito dessa apreciação. As diferenças das respostas da primeira para a segunda obras foram mensuradas usando-se a Teoria Espiral de Desenvolvimento Musical de Swanwick (2003) como referencial. Verificou-se que, embora a maioria dos sujeitos tenha afirmado que a exposição analítica tenha afetado sua apreciação, apenas um quarto dos participantes conseguiu demonstrar isso através dos questionários. A maioria destes foi de alunos na faixa etária adulta que estudavam música pelo período de 4 a 10 anos. As contribuições desta pesquisa para a educomunicação deram-se através da elaboração de uma figura representativa do processo educomunicativo e da defesa de que ela não é uma proposta de educação endógena nem exógena, mas mista.
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