/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
O cotidiano parintinense e o processo criativo no ensino de arte
A presente dissertação apresenta o resultado de uma pesquisa realizada com os alunos do nono ano da Escola Estadual São José Operário, a partir da proposta de intervenção intitulada, “O cotidiano parintinense e o processo criativo no ensino de arte”, que investigou e experimentou metodologias de ens...
Autor principal: | Rodrigues, Ana Carmem de Oliveira |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5129062104392367 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9664 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-9664 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-96642023-09-06T05:04:38Z O cotidiano parintinense e o processo criativo no ensino de arte Rodrigues, Ana Carmem de Oliveira Lopes, Valter Frank de Mesquita http://lattes.cnpq.br/5129062104392367 http://lattes.cnpq.br/1565384722921188 Macalini, Edson Rodrigues Ramos, Evandro de Morais Arte - Estudo e ensino Artes cênicas Arte - Educação LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Ensino de arte Cotidiano Experiência Práticas artísticas A presente dissertação apresenta o resultado de uma pesquisa realizada com os alunos do nono ano da Escola Estadual São José Operário, a partir da proposta de intervenção intitulada, “O cotidiano parintinense e o processo criativo no ensino de arte”, que investigou e experimentou metodologias de ensino e práticas pedagógicas que preconizam a importância de se inserir temas e imagens ligados à cotidianidade do aluno, durante as aulas de arte, incluindo seu repertório no processo de ensino e aprendizagem, reconhecendo seu cotidiano como canal de ligação entre a teoria da arte e as práticas artísticas. Para a fundamentação da pesquisa fez-se uma abordagem nas teorias de aprendizagem de Barbosa, Vigotiski e Freire e um estudo das concepções de Heller e Dewey referentes ao cotidiano e a experiência do aluno. A presente pesquisa é de cunho qualitativo com a coleta de dados feita a partir da pesquisa bibliográfica e da pesquisa-ação, em que o pesquisador participou diretamente de todas as etapas da pesquisa. Como proposta de intervenção foi feita a exploração de espaços do cotidiano com captura de imagens, utilizando o celular como recurso didático, com o intuito de permitir ao aluno a experimentação de práticas pedagógicas que construam uma relação entre sua cotidianidade e o seu fazer artístico. Esta atividade teve a finalidade de incentivar a participação dos alunos nas aulas práticas, levando-os a despertar o gosto pelas aulas práticas a partir da utilização de diferentes técnicas de produção artística. Almeja-se que o resultado desta pesquisa seja incluído nas fontes de pesquisas sobre metodologias e práticas pedagógicas no Ensino de Arte, intensificando a arte como conhecimento científico necessário para o desenvolvimento integral do ser humano This master0 thesis presents the result of a survey realized with ninth-year students at São José Operário State School, based on the intervention proposal entitled, “The daily life of Parintins and the creative process in Art teaching”, which investigated and experimented some teaching methodologies and pedagogical practices that advocate the importance of inserting themes and images related to the student's daily life during Art classes, including their repertoire in the teaching and learning process, recognizing their daily life as a link between the theory of Art and artistic practices. For the foundation of the research, an approach was made in the learning theories of Barbosa, Vigotiski, and Freire and a study of the conceptions of Heller and Dewey about the student's daily life and experience. The present research is of a qualitative nature with the collection of data made from the bibliographical research and the action research in which the researcher participated directly in all stages of the process. As an intervention proposal, the exploration of everyday spaces was made with image capture, using the cellphone as a didactic resource, with the aim of allowing the student to experiment pedagogical practices which build a relationship between their everyday life and their artistic work. This activity was intended to encourage student participation in practical classes, leading them to awaken a taste for practical classes based on the use of different techniques of artistic production. It is hoped the result of this research will be included in the sources of research on methodologies and pedagogical practices in Art teaching, intensifying Art as scientific knowledge necessary for the integral development of the human being. 2023-09-05T18:52:54Z 2023-08-08 Dissertação RODRIGUES, Ana Carmem de Oliveira. O cotidiano parintinense e o processo criativo no ensino de arte. 2023. 64f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9664 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Artes Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Artes |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Arte - Estudo e ensino Artes cênicas Arte - Educação LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Ensino de arte Cotidiano Experiência Práticas artísticas |
spellingShingle |
Arte - Estudo e ensino Artes cênicas Arte - Educação LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Ensino de arte Cotidiano Experiência Práticas artísticas Rodrigues, Ana Carmem de Oliveira O cotidiano parintinense e o processo criativo no ensino de arte |
topic_facet |
Arte - Estudo e ensino Artes cênicas Arte - Educação LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Ensino de arte Cotidiano Experiência Práticas artísticas |
description |
A presente dissertação apresenta o resultado de uma pesquisa realizada com os alunos do nono ano da Escola Estadual São José Operário, a partir da proposta de intervenção intitulada, “O cotidiano parintinense e o processo criativo no ensino de arte”, que investigou e experimentou metodologias de ensino e práticas pedagógicas que preconizam a importância de se inserir temas e imagens ligados à cotidianidade do aluno, durante as aulas de arte, incluindo seu repertório no processo de ensino e aprendizagem, reconhecendo seu cotidiano como canal de ligação entre a teoria da arte e as práticas artísticas. Para a fundamentação da pesquisa fez-se uma abordagem nas teorias de aprendizagem de Barbosa, Vigotiski e Freire e um estudo das concepções de Heller e Dewey referentes ao cotidiano e a experiência do aluno. A presente pesquisa é de cunho qualitativo com a coleta de dados feita a partir da pesquisa bibliográfica e da pesquisa-ação, em que o pesquisador participou diretamente de todas as etapas da pesquisa. Como proposta de intervenção foi feita a exploração de espaços do cotidiano com captura de imagens, utilizando o celular como recurso didático, com o intuito de permitir ao aluno a experimentação de práticas pedagógicas que construam uma relação entre sua cotidianidade e o seu fazer artístico. Esta atividade teve a finalidade de incentivar a participação dos alunos nas aulas práticas, levando-os a despertar o gosto pelas aulas práticas a partir da utilização de diferentes técnicas de produção artística. Almeja-se que o resultado desta pesquisa seja incluído nas fontes de pesquisas sobre metodologias e práticas pedagógicas no Ensino de Arte, intensificando a arte como conhecimento científico necessário para o desenvolvimento integral do ser humano |
author_additional |
Lopes, Valter Frank de Mesquita |
author_additionalStr |
Lopes, Valter Frank de Mesquita |
format |
Dissertação |
author |
Rodrigues, Ana Carmem de Oliveira |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/5129062104392367 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/5129062104392367 |
title |
O cotidiano parintinense e o processo criativo no ensino de arte |
title_short |
O cotidiano parintinense e o processo criativo no ensino de arte |
title_full |
O cotidiano parintinense e o processo criativo no ensino de arte |
title_fullStr |
O cotidiano parintinense e o processo criativo no ensino de arte |
title_full_unstemmed |
O cotidiano parintinense e o processo criativo no ensino de arte |
title_sort |
o cotidiano parintinense e o processo criativo no ensino de arte |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2023 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9664 |
_version_ |
1831970226318606336 |
score |
11.753735 |