Dissertação

Ensino remoto no ensino médio na zona leste de Manaus : análise sobre as metodologias aplicadas ao ensino de matemática no recorte 2020 – 2021

Diante dos efeitos relacionados às medidas de combate e controle da emergência sanitária de COVID - 19, a educação ficou muito prejudicada nos diferentes níveis de ensino em no nosso País. Tal situação motivou a proposição dessa pesquisa com o objetivo de analisar o uso das Tecnologias de Informação...

ver descrição completa

Autor principal: Costa, Mauro Vieira da
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9285701112747495, https://orcid.org/0000-0002-0795-6932
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9683
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-9683
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-96832023-09-07T05:03:45Z Ensino remoto no ensino médio na zona leste de Manaus : análise sobre as metodologias aplicadas ao ensino de matemática no recorte 2020 – 2021 Remote teaching in high school in the east zone of Manaus: analysis of methodologies applied to teaching mathematics in the 2020 - 2021 cut ENSEÑANZA A DISTANCIA EN ESCUELA SECUNDARIA DE LA ZONA ESTE DE MANAUS: análisis de metodologías aplicadas a la enseñanza de las matemáticas en el corte 2020 - 2021 Costa, Mauro Vieira da Costa, Heron Salazar http://lattes.cnpq.br/9285701112747495 http://lattes.cnpq.br/9498793839739367 Dionysio, Renata Barbosa http://lattes.cnpq.br/0437353005538116 Maia, Antônio Alone http://lattes.cnpq.br/2144098498430017 Mascarenhas, Suely Aparecida do Nascimento http://lattes.cnpq.br/9048283421149753 https://orcid.org/0000-0002-0795-6932 Educação - Ensino via Web Tecnologia educacional Inovações tecnológicas Matemática - Ensino via Web CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM: METODOS E TECNICAS DE ENSINO Escolarização Covid-19 Educação online Metodologias ativas Diante dos efeitos relacionados às medidas de combate e controle da emergência sanitária de COVID - 19, a educação ficou muito prejudicada nos diferentes níveis de ensino em no nosso País. Tal situação motivou a proposição dessa pesquisa com o objetivo de analisar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo ensino-estudo-aprendizagem dos conteúdos de matemática, considerando-se o contexto de emergência sanitária, ocorrido entre 2020 e 2021. Espera-se que tais informações possam corroborar para uma reflexão crítica sobre as contribuições as TIC tiveram no referido contexto. . Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica. A partir de fontes bibliográficas e documentos diversos, buscou-se analisar a relevância do uso das TIC como parte dos procedimentos didáticos de ensino de matemática, adotados durante o período Ensino Remoto Emergencial – ERE por professores de turmas de nível médio do ensino básico, tendo-se como universo amostral as Escolas da rede pública estadual e municipal da Zona Leste de Manaus, capital do Estado do Amazonas. A pesquisa documental foi feita a partir da análise dos planos de ensino e diários de classe dos professores da disciplina de matemática das escolas sorteadas. A análise foi feita a partir da identificação dos registros de intenção ou do uso de metodologias que incluíram ferramentas digitais. Os impactos sobre o aprendizado e a adesão dos estudantes ao modelo de ensino foram analisados a partir dos registros das notas e das frequências. As dificuldades e barreiras que a situação socioeconômica das famílias impõe foram consideradas na análise da adoção. O resultado dessa pesquisa aponta para superação das limitações do sistema educacional garantida muito mais por conta do esforço dos professores de matemática e dos estudantes, os quais buscaram juntos os objetivos de aprendizagem propostos, do que para efetivação de um plano emergencial no formato de ERE, mesmo com todos os empecilhos socioeconômicos. In view of the effects related to the measures to combat and control the health emergency of COVID - 19, education was greatly impaired at different levels of education in our country. This situation motivated the proposal of this research with the objective of analyzing the use of Information and Communication (ICT) in the teaching-study-learning process of mathematics content, considering the context of a health emergency that occurred between 2020 and 2021. It is hoped that such information can corroborate a critical reflection on the contributions to ICT had in that context. . It is a documentary and bibliographic research. From bibliographic sources and various documents, we sought to analyze the relevance of the use of ICT as part of the didactic procedures for teaching mathematics, adopted during the Emergency Remote Teaching period - ERE by teachers of middle-level classes of basic education, having The sample universe consisted of public state and municipal schools in the East Zone of Manaus, capital of the State of Amazonas. The documentary research was carried out based on the analysis of the teaching plans and class diaries of the Mathematics teachers in the selected schools. The analysis was performed based on the identification of intention records or the use of methodologies that included digital tools. The impacts on students' learning and adherence to the teaching model were analyzed based on grade and frequency records. The difficulties and barriers imposed by the families' socioeconomic situation were considered in the adoption analysis. The result of this research points to overcoming the limitations of the educational system guaranteed much more because of the effort of mathematics teachers and students, who sought together the proposed learning objectives, than for the implementation of an emergency plan in the format of ERE, despite all the socioeconomic obstacles. Ante los efectos relacionados con las medidas para combatir y controlar la emergencia sanitaria del COVID-19, la educación se vio muy perjudicada en los diferentes niveles educativos de nuestro país. Esta situación motivó la propuesta de esta investigación con el objetivo de analizar el uso de la Información y la Comunicación (TIC) en el proceso de enseñanza-estudio-aprendizaje de contenidos matemáticos, considerando el contexto de una emergencia sanitaria ocurrida entre 2020 y 2021. Esperaba que tal información pueda corroborar una reflexión crítica sobre los aportes que las TIC han tenido en ese contexto. . Es una investigación documental y bibliográfica. A partir de fuentes bibliográficas y diversos documentos, se buscó analizar la pertinencia del uso de las TIC como parte de los procedimientos didácticos para la enseñanza de las matemáticas, adoptados durante el período de Emergencia de la Enseñanza a Distancia - ERE por parte de docentes de cursos medios de educación básica, teniendo La El universo de la muestra estuvo constituido por escuelas públicas estatales y municipales de la Zona Este de Manaus, capital del Estado de Amazonas. La investigación documental se realizó a partir del análisis de los planes didácticos y diarios de clase de los docentes de Matemática de las escuelas seleccionadas. El análisis se realizó a partir de la identificación de registros de intención o del uso de metodologías que incluyeron herramientas digitales. Se analizaron los impactos en el aprendizaje de los estudiantes y la adherencia al modelo de enseñanza a partir de los registros de grado y frecuencia. Las dificultades y barreras impuestas por la situación socioeconómica de las familias fueron consideradas en el análisis de la adopción. El resultado de esta investigación apunta a la superación de las limitaciones del sistema educativo garantizadas mucho más por el esfuerzo de profesores y alumnos de matemáticas, que buscaron juntos los objetivos de aprendizaje propuestos, que por la puesta en marcha de un plan de emergencia en formato ERE, a pesar de todos los obstáculos socioeconómicos. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal e Nível Superior 2023-09-07T00:03:20Z 2023-07-26 Dissertação COSTA, Mauro Vieira da. Ensino remoto no ensino médio na zona leste de Manaus: análise sobre as metodologias aplicadas ao ensino de matemática no recorte 2020 – 2021. 2023. 71 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM),2023 https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9683 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Educação - Ensino via Web
Tecnologia educacional
Inovações tecnológicas
Matemática - Ensino via Web
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM: METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Escolarização
Covid-19
Educação online
Metodologias ativas
spellingShingle Educação - Ensino via Web
Tecnologia educacional
Inovações tecnológicas
Matemática - Ensino via Web
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM: METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Escolarização
Covid-19
Educação online
Metodologias ativas
Costa, Mauro Vieira da
Ensino remoto no ensino médio na zona leste de Manaus : análise sobre as metodologias aplicadas ao ensino de matemática no recorte 2020 – 2021
topic_facet Educação - Ensino via Web
Tecnologia educacional
Inovações tecnológicas
Matemática - Ensino via Web
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM: METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Escolarização
Covid-19
Educação online
Metodologias ativas
description Diante dos efeitos relacionados às medidas de combate e controle da emergência sanitária de COVID - 19, a educação ficou muito prejudicada nos diferentes níveis de ensino em no nosso País. Tal situação motivou a proposição dessa pesquisa com o objetivo de analisar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo ensino-estudo-aprendizagem dos conteúdos de matemática, considerando-se o contexto de emergência sanitária, ocorrido entre 2020 e 2021. Espera-se que tais informações possam corroborar para uma reflexão crítica sobre as contribuições as TIC tiveram no referido contexto. . Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica. A partir de fontes bibliográficas e documentos diversos, buscou-se analisar a relevância do uso das TIC como parte dos procedimentos didáticos de ensino de matemática, adotados durante o período Ensino Remoto Emergencial – ERE por professores de turmas de nível médio do ensino básico, tendo-se como universo amostral as Escolas da rede pública estadual e municipal da Zona Leste de Manaus, capital do Estado do Amazonas. A pesquisa documental foi feita a partir da análise dos planos de ensino e diários de classe dos professores da disciplina de matemática das escolas sorteadas. A análise foi feita a partir da identificação dos registros de intenção ou do uso de metodologias que incluíram ferramentas digitais. Os impactos sobre o aprendizado e a adesão dos estudantes ao modelo de ensino foram analisados a partir dos registros das notas e das frequências. As dificuldades e barreiras que a situação socioeconômica das famílias impõe foram consideradas na análise da adoção. O resultado dessa pesquisa aponta para superação das limitações do sistema educacional garantida muito mais por conta do esforço dos professores de matemática e dos estudantes, os quais buscaram juntos os objetivos de aprendizagem propostos, do que para efetivação de um plano emergencial no formato de ERE, mesmo com todos os empecilhos socioeconômicos.
author_additional Costa, Heron Salazar
author_additionalStr Costa, Heron Salazar
format Dissertação
author Costa, Mauro Vieira da
author2 http://lattes.cnpq.br/9285701112747495
https://orcid.org/0000-0002-0795-6932
author2Str http://lattes.cnpq.br/9285701112747495
https://orcid.org/0000-0002-0795-6932
title Ensino remoto no ensino médio na zona leste de Manaus : análise sobre as metodologias aplicadas ao ensino de matemática no recorte 2020 – 2021
title_short Ensino remoto no ensino médio na zona leste de Manaus : análise sobre as metodologias aplicadas ao ensino de matemática no recorte 2020 – 2021
title_full Ensino remoto no ensino médio na zona leste de Manaus : análise sobre as metodologias aplicadas ao ensino de matemática no recorte 2020 – 2021
title_fullStr Ensino remoto no ensino médio na zona leste de Manaus : análise sobre as metodologias aplicadas ao ensino de matemática no recorte 2020 – 2021
title_full_unstemmed Ensino remoto no ensino médio na zona leste de Manaus : análise sobre as metodologias aplicadas ao ensino de matemática no recorte 2020 – 2021
title_sort ensino remoto no ensino médio na zona leste de manaus : análise sobre as metodologias aplicadas ao ensino de matemática no recorte 2020 – 2021
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2023
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9683
_version_ 1831970228570947584
score 11.753735