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Tese
Das passagens de Hermes à (trans)formação de Arlequim nos museus virtuais: o espaço-tempo dobrado
Esta tese apresenta problemáticas, questões e pistas de investigação sobre as tecnologias da inteligência, os Museus Virtuais on-line, em especial o espaço virtual do Museu da República na potencialização das mediações didáticas na formação inicial de professores no Curso de Licenciatura Plena em Pe...
Autor principal: | Costa Júnior, Waldemir Rodrigues |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/3638469729288010, https://orcid.org/0000-0001-7039-4576 |
Grau: | Tese |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2023
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-97842023-11-06T17:30:22Z Das passagens de Hermes à (trans)formação de Arlequim nos museus virtuais: o espaço-tempo dobrado Costa Júnior, Waldemir Rodrigues Thomé, Zeina Rebouças Corrêa http://lattes.cnpq.br/3638469729288010 http://lattes.cnpq.br/1255254917732447 Dal Molin, Beatriz Helena http://lattes.cnpq.br/3457465179465183 Fialho, Francisco Antônio Pereira http://lattes.cnpq.br/1602495591542111 Rodrigues, Marcus Vinicius Macri http://lattes.cnpq.br/3112815464156904 https://orcid.org/0000-0001-7039-4576 Museus - Inovações tecnológicas Museus virtuais Professores - Formação CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Museus virtuais Formação do pedagogo Museu da República Mediações didáticas História e Geografia Espaço-tempo dobrado Esta tese apresenta problemáticas, questões e pistas de investigação sobre as tecnologias da inteligência, os Museus Virtuais on-line, em especial o espaço virtual do Museu da República na potencialização das mediações didáticas na formação inicial de professores no Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da FACED/UFAM, visando a construção do conhecimento sobre espaço-tempo dobrado, na implementação da BNCC – Base Nacional Comum Curricular de História e Geografia na formação da criança no 5º ano do Ensino Fundamental. Os museus virtuais on-line, em suas bases conceituais definidoras (virtualização, interatividade, conectividade, colaboração, mediação, patrimônio e memória), a exemplo do Museu da República, constituem-se em espaços imersivos, interativos e de construção de conhecimento, contemplando múltiplas linguagens, objetos, saberes e agenciamentos que potencializam tanto a formação cultural dos futuros professores quanto, articulada a esta base, a produção e integração de conhecimentos específicos de História e Geografia. O objetivo principal desta tese é analisar os modos fundamentais pelos quais o Museu da República – RJ (virtual) potencializa as mediações didáticas na construção do conhecimento sobre espaço-tempo pelo professor em formação inicial no Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia – FACED/UFAM. Para tanto, a Teoria das Multiplicidades e a Cartografia, de Michel Serres, assentadas em sua “filosofia da diferença”, foram as bases teórico-metodológicas adotadas nessa Pesquisa-Intervenção. Assim, foram construídos dispositivos pedagógicos e tecidos agenciamentos metodológicos e pedagógicos da Pesquisa-Intervenção, cujos procedimentos utilizados consistiram na habitação do território das Mediações Didáticas e no espaço virtual do Museu da República, no qual os estudantes das quatro turmas de Mediações Didáticas, do 6º período do Curso de Pedagogia – FACED/UFAM, realizaram pesquisa de “inventário” patrimonial e de conhecimentos, através de Questionário específico, tendo possibilitado a construção de uma tapeçaria de conexões de espaço-tempo dobrado, seguindo Hermes, o “operador das aproximações” e inventor, na filosofia de Serres, com vistas à experimentação e criação de nova Sequência Didática focada na construção dessas conexões pela criança no 5º ano do Ensino Fundamental. Nessas experimentações, foram considerados os recortes de temáticas, objetos de conhecimento e habilidades da BNCC de História e Geografia. Constatamos que o espaço virtual do Museu da República é um mediador e potencializador do desenvolvimento de níveis progressivos de conhecimento sobre o espaço-tempo dobrado, que se coadunam com processos de des-re-territorialização do Museu da República e do conhecimento, pelos professores em formação inicial que, através da imersão, apreciação e exploração desse espaço virtual, articulados a procedimentos metodológicos e didáticos, além de múltiplas linguagens, em História e Geografia, (trans)formaram-se em sujeitos mestiços, assim como Arlequim, personagem da filosofia de Serres. This thesis presents problems, questions and research clues about intelligence technologies, the online Virtual Museums , in particular the virtual space of the Museum of the Republic in the potentiation of didactic mediations in the initial training of teachers in the Full Degree Course in Pedagogy of FACED/UFAM, aiming at the construction of knowledge about folded spacetime, in the implementation of the BNCC – National Common Curricular Base of History and Geography in the formation of children in the 5th year of Elementary School. The online virtual museums, in their defining conceptuais bases (virtualization, interactivity, connectivity, collaboration, mediation, heritage and memory), like the Museum of the Republic, are immersive, interactive and knowledge-building spaces, contemplating multiple languages, objects, knowledge and assemblage that enhance both the cultural formation of future teachers and, articulated to this base, the production and integration of specific knowledge of History and Geography. The main objective of this thesis was to analyze the fundamental ways in which the Museum of the Republic - RJ (virtual) enhances didactic mediations in the construction of knowledge about folded spacetime by the teacher in initial training in the Full Degree in Pedagogy Course – FACED/UFAM. Therefore, the Theory of Multiplicities and Cartography, by Michel Serres, based on his “philosophy of difference”, were the theoretical-methodological bases adopted in this Intervention-Research. Thus, pedagogical dispositif were constructed and methodological and pedagogical assemblages of Intervention Research were constructed, whose procedures used consisted of dwell the territory of Didactic Mediations and the virtual space of the Museum of the Republic, in which students from the four classes of Didactic Mediations, from the 6th period of the Pedagogy Course – FACED/UFAM, carried out a survey of heritage and knowledge “inventory”, through a specific Questionnaire, which enabled the construction of a tapestry of connections of folded spacetime, following Hermes, the “operator of the approximations” and inventor, in the philosophy of Serres, aiming at the experimentation and creation of a new Didactic Sequence focused on the construction of these connections by the child in the 5th year of Elementary School. In these experiments, the themes, objects of knowledge and skills of the BNCC of History and Geography were considered. We found that the virtual space of the Museum of the Republic is a mediator and enhancer of the development of progressive levels of knowledge about the folded spacetime, which are in line with processes of de-re-territorialization of the Museum of the Republic and of knowledge, by teachers in initial training that, through immersion, appreciation and exploration of this virtual space, articulated to methodological and didactic procedures, in addition to multiple languages, in History and Geography,turned into mestizo subjects, just like Arlequim, a character in the philosophy of Serres. 2023-11-01T21:05:55Z 2023-09-29 Tese COSTA JÚNIOR, Waldemir Rodrigues. Das passagens de Hermes à (trans)formação de Arlequim nos museus virtuais: o espaço-tempo dobrado. 2023. 401 f. Tese (Doutorado em Educação na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9784 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia |
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Esta tese apresenta problemáticas, questões e pistas de investigação sobre as tecnologias da inteligência, os Museus Virtuais on-line, em especial o espaço virtual do Museu da República na potencialização das mediações didáticas na formação inicial de professores no Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da FACED/UFAM, visando a construção do conhecimento sobre espaço-tempo dobrado, na implementação da BNCC – Base Nacional Comum Curricular de História e Geografia na formação da criança no 5º ano do Ensino Fundamental. Os museus virtuais on-line, em suas bases conceituais definidoras (virtualização, interatividade, conectividade, colaboração, mediação, patrimônio e memória), a exemplo do Museu da República, constituem-se em espaços imersivos, interativos e de construção de conhecimento, contemplando múltiplas linguagens, objetos, saberes e agenciamentos que potencializam tanto a formação cultural dos futuros professores quanto, articulada a esta base, a produção e integração de conhecimentos específicos de História e Geografia. O objetivo principal desta tese é analisar os modos fundamentais pelos quais o Museu da República – RJ (virtual) potencializa as mediações didáticas na construção do conhecimento sobre espaço-tempo pelo professor em formação inicial no Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia – FACED/UFAM. Para tanto, a Teoria das Multiplicidades e a Cartografia, de Michel Serres, assentadas em sua “filosofia da diferença”, foram as bases teórico-metodológicas adotadas nessa Pesquisa-Intervenção. Assim, foram construídos dispositivos pedagógicos e tecidos agenciamentos metodológicos e pedagógicos da Pesquisa-Intervenção, cujos procedimentos utilizados consistiram na habitação do território das Mediações Didáticas e no espaço virtual do Museu da República, no qual os estudantes das quatro turmas de Mediações Didáticas, do 6º período do Curso de Pedagogia – FACED/UFAM, realizaram pesquisa de “inventário” patrimonial e de conhecimentos, através de Questionário específico, tendo possibilitado a construção de uma tapeçaria de conexões de espaço-tempo dobrado, seguindo Hermes, o “operador das aproximações” e inventor, na filosofia de Serres, com vistas à experimentação e criação de nova Sequência Didática focada na construção dessas conexões pela criança no 5º ano do Ensino Fundamental. Nessas experimentações, foram considerados os recortes de temáticas, objetos de conhecimento e habilidades da BNCC de História e Geografia. Constatamos que o espaço virtual do Museu da República é um mediador e potencializador do desenvolvimento de níveis progressivos de conhecimento sobre o espaço-tempo dobrado, que se coadunam com processos de des-re-territorialização do Museu da República e do conhecimento, pelos professores em formação inicial que, através da imersão, apreciação e exploração desse espaço virtual, articulados a procedimentos metodológicos e didáticos, além de múltiplas linguagens, em História e Geografia, (trans)formaram-se em sujeitos mestiços, assim como Arlequim, personagem da filosofia de Serres. |
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