/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Caracterização da autoeficácia docente na inclusão de estudantes de educação especial
A autoeficácia docente desempenha um papel fundamental na consecução efetiva de um ambiente educacional inclusivo, onde os docentes devem sentir-se na sua capacidade de ensinar aos estudantes com necessidades educacionais especiais dentro de uma sala de aula regular. Este estudo visa conhecer os nív...
Autor principal: | Sánchez Gutiérrez, Rosangelica |
---|---|
Outros Autores: | https://lattes.cnpq.br/3322536993613816, https://orcid.org/0009-0005-3045-9327 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9818 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-9818 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-98182024-12-12T05:05:11Z Caracterização da autoeficácia docente na inclusão de estudantes de educação especial Characterization of teaching self-efficacy in the inclusion of special education students Sánchez Gutiérrez, Rosangelica Souza, Cleverton José Farias de https://lattes.cnpq.br/3322536993613816 http://lattes.cnpq.br/1333241542378574 Padilla Sabillón, Suyapa Ferreira, Lucio Fernandes http://lattes.cnpq.br/7202287374544773 Contreira, Andressa Ribeiro http://lattes.cnpq.br/4455603006697690 https://orcid.org/0009-0005-3045-9327 Inclusão escolar Educação inclusiva - Manaus (AM) Professores de educação especial - Formação CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Educação inclusiva Autoavaliação Docência Formação de professores Gestão Planejamento A autoeficácia docente desempenha um papel fundamental na consecução efetiva de um ambiente educacional inclusivo, onde os docentes devem sentir-se na sua capacidade de ensinar aos estudantes com necessidades educacionais especiais dentro de uma sala de aula regular. Este estudo visa conhecer os níveis de autoeficácia dos Docentes nas práticas inclusivas. O presente estudo se traduz como uma pesquisa de caracterização com abordagem quantitativa envolvendo a autoeficácia docente. Os Participantes neste estudo foram 110 docentes; sendo 77 de sexo feminino e 33 do sexo masculino, com idades variando de 26 a 62 anos. Para mensurar a autoeficácia docente, aplicou-se a Escala de Eficácia Docente para as Práticas Inclusivas (EEDPI). Os resultados indicam que a maioria dos docentes apresentaram alto nível de autoeficácia docente. Entretanto, uma parcela deles apresentam dificuldades no que se refere ao planejamento e colaboração em contextos inclusivos. Esses achados destacam a necessidae de desenvolvimiento profissional contínuo para abordar essas questões. Teacher self-efficacy plays a fundamental role in the effective achievement of an inclusive educational environment, where teachers must feel confident in their ability to teach students with special educational needs within a regular classroom. This study aims to find out about teachers' levels of self-efficacy in inclusive practices. This study is a characterization survey with a quantitative approach involving teacher self-efficacy. The participants in this study were 110 teachers, 77 of whom were female and 33 male, with ages ranging from 26 to 62. The Teacher Self-Efficacy Scale for Inclusive Practices (EEDPI) was used to measure teacher self-efficacy. The results indicate that the majority of teachers have a high level of teaching self-efficacy. However, a proportion of them have difficulties when it comes to planning and collaborating in inclusive contexts. These findings highlight the need for continuous professional development to address these issues. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2023-11-17T15:16:45Z 2023-08-25 Dissertação SÁNCHEZ GUTIÉRREZ, Rosangélica. Caracterização da autoeficácia docente na inclusão de estudantes de educação especial. 2023. 74 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9818 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Inclusão escolar Educação inclusiva - Manaus (AM) Professores de educação especial - Formação CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Educação inclusiva Autoavaliação Docência Formação de professores Gestão Planejamento |
spellingShingle |
Inclusão escolar Educação inclusiva - Manaus (AM) Professores de educação especial - Formação CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Educação inclusiva Autoavaliação Docência Formação de professores Gestão Planejamento Sánchez Gutiérrez, Rosangelica Caracterização da autoeficácia docente na inclusão de estudantes de educação especial |
topic_facet |
Inclusão escolar Educação inclusiva - Manaus (AM) Professores de educação especial - Formação CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Educação inclusiva Autoavaliação Docência Formação de professores Gestão Planejamento |
description |
A autoeficácia docente desempenha um papel fundamental na consecução efetiva de um ambiente educacional inclusivo, onde os docentes devem sentir-se na sua capacidade de ensinar aos estudantes com necessidades educacionais especiais dentro de uma sala de aula regular. Este estudo visa conhecer os níveis de autoeficácia dos Docentes nas práticas inclusivas. O presente estudo se traduz como uma pesquisa de caracterização com abordagem quantitativa envolvendo a autoeficácia docente. Os Participantes neste estudo foram 110 docentes; sendo 77 de sexo feminino e 33 do sexo masculino, com idades variando de 26 a 62 anos. Para mensurar a autoeficácia docente, aplicou-se a Escala de Eficácia Docente para as Práticas Inclusivas (EEDPI). Os resultados indicam que a maioria dos docentes apresentaram alto nível de autoeficácia docente. Entretanto, uma parcela deles apresentam dificuldades no que se refere ao planejamento e colaboração em contextos inclusivos. Esses achados destacam a necessidae de desenvolvimiento profissional contínuo para abordar essas questões. |
author_additional |
Souza, Cleverton José Farias de |
author_additionalStr |
Souza, Cleverton José Farias de |
format |
Dissertação |
author |
Sánchez Gutiérrez, Rosangelica |
author2 |
https://lattes.cnpq.br/3322536993613816 https://orcid.org/0009-0005-3045-9327 |
author2Str |
https://lattes.cnpq.br/3322536993613816 https://orcid.org/0009-0005-3045-9327 |
title |
Caracterização da autoeficácia docente na inclusão de estudantes de educação especial |
title_short |
Caracterização da autoeficácia docente na inclusão de estudantes de educação especial |
title_full |
Caracterização da autoeficácia docente na inclusão de estudantes de educação especial |
title_fullStr |
Caracterização da autoeficácia docente na inclusão de estudantes de educação especial |
title_full_unstemmed |
Caracterização da autoeficácia docente na inclusão de estudantes de educação especial |
title_sort |
caracterização da autoeficácia docente na inclusão de estudantes de educação especial |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2023 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9818 |
_version_ |
1831970262315171840 |
score |
11.753735 |