Dissertação

Caracterização da autoeficácia docente na inclusão de estudantes de educação especial

A autoeficácia docente desempenha um papel fundamental na consecução efetiva de um ambiente educacional inclusivo, onde os docentes devem sentir-se na sua capacidade de ensinar aos estudantes com necessidades educacionais especiais dentro de uma sala de aula regular. Este estudo visa conhecer os nív...

ver descrição completa

Autor principal: Sánchez Gutiérrez, Rosangelica
Outros Autores: https://lattes.cnpq.br/3322536993613816, https://orcid.org/0009-0005-3045-9327
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9818
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-9818
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-98182024-12-12T05:05:11Z Caracterização da autoeficácia docente na inclusão de estudantes de educação especial Characterization of teaching self-efficacy in the inclusion of special education students Sánchez Gutiérrez, Rosangelica Souza, Cleverton José Farias de https://lattes.cnpq.br/3322536993613816 http://lattes.cnpq.br/1333241542378574 Padilla Sabillón, Suyapa Ferreira, Lucio Fernandes http://lattes.cnpq.br/7202287374544773 Contreira, Andressa Ribeiro http://lattes.cnpq.br/4455603006697690 https://orcid.org/0009-0005-3045-9327 Inclusão escolar Educação inclusiva - Manaus (AM) Professores de educação especial - Formação CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Educação inclusiva Autoavaliação Docência Formação de professores Gestão Planejamento A autoeficácia docente desempenha um papel fundamental na consecução efetiva de um ambiente educacional inclusivo, onde os docentes devem sentir-se na sua capacidade de ensinar aos estudantes com necessidades educacionais especiais dentro de uma sala de aula regular. Este estudo visa conhecer os níveis de autoeficácia dos Docentes nas práticas inclusivas. O presente estudo se traduz como uma pesquisa de caracterização com abordagem quantitativa envolvendo a autoeficácia docente. Os Participantes neste estudo foram 110 docentes; sendo 77 de sexo feminino e 33 do sexo masculino, com idades variando de 26 a 62 anos. Para mensurar a autoeficácia docente, aplicou-se a Escala de Eficácia Docente para as Práticas Inclusivas (EEDPI). Os resultados indicam que a maioria dos docentes apresentaram alto nível de autoeficácia docente. Entretanto, uma parcela deles apresentam dificuldades no que se refere ao planejamento e colaboração em contextos inclusivos. Esses achados destacam a necessidae de desenvolvimiento profissional contínuo para abordar essas questões. Teacher self-efficacy plays a fundamental role in the effective achievement of an inclusive educational environment, where teachers must feel confident in their ability to teach students with special educational needs within a regular classroom. This study aims to find out about teachers' levels of self-efficacy in inclusive practices. This study is a characterization survey with a quantitative approach involving teacher self-efficacy. The participants in this study were 110 teachers, 77 of whom were female and 33 male, with ages ranging from 26 to 62. The Teacher Self-Efficacy Scale for Inclusive Practices (EEDPI) was used to measure teacher self-efficacy. The results indicate that the majority of teachers have a high level of teaching self-efficacy. However, a proportion of them have difficulties when it comes to planning and collaborating in inclusive contexts. These findings highlight the need for continuous professional development to address these issues. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2023-11-17T15:16:45Z 2023-08-25 Dissertação SÁNCHEZ GUTIÉRREZ, Rosangélica. Caracterização da autoeficácia docente na inclusão de estudantes de educação especial. 2023. 74 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9818 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Inclusão escolar
Educação inclusiva - Manaus (AM)
Professores de educação especial - Formação
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Educação inclusiva
Autoavaliação
Docência
Formação de professores
Gestão
Planejamento
spellingShingle Inclusão escolar
Educação inclusiva - Manaus (AM)
Professores de educação especial - Formação
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Educação inclusiva
Autoavaliação
Docência
Formação de professores
Gestão
Planejamento
Sánchez Gutiérrez, Rosangelica
Caracterização da autoeficácia docente na inclusão de estudantes de educação especial
topic_facet Inclusão escolar
Educação inclusiva - Manaus (AM)
Professores de educação especial - Formação
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Educação inclusiva
Autoavaliação
Docência
Formação de professores
Gestão
Planejamento
description A autoeficácia docente desempenha um papel fundamental na consecução efetiva de um ambiente educacional inclusivo, onde os docentes devem sentir-se na sua capacidade de ensinar aos estudantes com necessidades educacionais especiais dentro de uma sala de aula regular. Este estudo visa conhecer os níveis de autoeficácia dos Docentes nas práticas inclusivas. O presente estudo se traduz como uma pesquisa de caracterização com abordagem quantitativa envolvendo a autoeficácia docente. Os Participantes neste estudo foram 110 docentes; sendo 77 de sexo feminino e 33 do sexo masculino, com idades variando de 26 a 62 anos. Para mensurar a autoeficácia docente, aplicou-se a Escala de Eficácia Docente para as Práticas Inclusivas (EEDPI). Os resultados indicam que a maioria dos docentes apresentaram alto nível de autoeficácia docente. Entretanto, uma parcela deles apresentam dificuldades no que se refere ao planejamento e colaboração em contextos inclusivos. Esses achados destacam a necessidae de desenvolvimiento profissional contínuo para abordar essas questões.
author_additional Souza, Cleverton José Farias de
author_additionalStr Souza, Cleverton José Farias de
format Dissertação
author Sánchez Gutiérrez, Rosangelica
author2 https://lattes.cnpq.br/3322536993613816
https://orcid.org/0009-0005-3045-9327
author2Str https://lattes.cnpq.br/3322536993613816
https://orcid.org/0009-0005-3045-9327
title Caracterização da autoeficácia docente na inclusão de estudantes de educação especial
title_short Caracterização da autoeficácia docente na inclusão de estudantes de educação especial
title_full Caracterização da autoeficácia docente na inclusão de estudantes de educação especial
title_fullStr Caracterização da autoeficácia docente na inclusão de estudantes de educação especial
title_full_unstemmed Caracterização da autoeficácia docente na inclusão de estudantes de educação especial
title_sort caracterização da autoeficácia docente na inclusão de estudantes de educação especial
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2023
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9818
_version_ 1831970262315171840
score 11.753735