/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Nós por nós: a performance na escola e o pensar sobre si
“NÓS POR NÓS: A performance na escola e o pensar sobre si” é um relato de uma experiência pedagógica de um processo criativo performático intitulado CPF´S Corpo Presente, Futuro Será! que investigou os sentimentos acometidos diante dos paradigmas sociais no espaço e tempo em que vivem, realizado com...
Autor principal: | Souza, Amanda Caroline Mota de |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/6321361688236283 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9823 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-9823 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-98232023-11-22T05:03:55Z Nós por nós: a performance na escola e o pensar sobre si Souza, Amanda Caroline Mota de Santos, Eneila Almeida dos http://lattes.cnpq.br/6321361688236283 http://lattes.cnpq.br/8047829434629710 Pozzett, Gislaine Regina http://lattes.cnpq.br/4028187628948519 Passos, ara dos Santos Costa http://lattes.cnpq.br/3886129763007101 LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Teatro-educação Processo criativo Teatro do Oprimido Performance “NÓS POR NÓS: A performance na escola e o pensar sobre si” é um relato de uma experiência pedagógica de um processo criativo performático intitulado CPF´S Corpo Presente, Futuro Será! que investigou os sentimentos acometidos diante dos paradigmas sociais no espaço e tempo em que vivem, realizado com os estudantes do 8º ano da Escola Municipal Antônia Medeiros da Silva em Manaus. A pesquisa tem como objetivo analisar os desafios e as potencialidades do processo criativo na sala de aula, que surge como performance, a partir das vivências dos estudantes no ambiente escolar e teve como base epistemológica os conceitos e definições do Teatro do Oprimido e Teatro-Educação se propondo a observar as reverberações desse processo na minha prática docente, nos estudantes e no cenário escolar. O projeto parte de memórias que conectam a professora neste lugar e tempo de ensino e aprendizagem, com a estudante que foi nesta mesma escola. A conexão da pesquisadora com este espaço no tempo passado e presente, é organizado numa metodologia de escrita autoetnográfica tendo a performance como fomentadora na construção da autonomia de estudantes e do ser-estar no mundo. 40 estudantes participaram deste processo que possibilitou a conjectura de aberturas dialógicas voltadas à reflexão acerca das perspectivas do ser artista-docente na educação pública manauara, bem como sobre o que tange a todo seu funcionamento previsto na teoria e seu funcionamento empírico. “WE FOR US: Performance at school and thinking about oneself” is a report on a pedagogical experience of a performative creative process entitled CPF´S – Corpo Presente, Futuro Sera! (Body Present, Future Will Be) which investigated the feelings affected by the social paradigms in the space and time in which they live, carried out with 8th grade students at the Antônia Medeiros da Silva Municipal School in Manaus. The research aims to analyze the challenges and potentialities of the creative process in the classroom, which emerges as a performance, based on the experiences of students in the school environment and had as an epistemological basis the concepts and definitions of Theater of the Oppressed and Theater-Education proposing to observe the reverberations of this process in my teaching practice, in students and in the school setting. The project starts from memories that connect the teacher in this place and time of teaching and learning, with the student who went to this same school. The researcher's connection with this space, in the past and present, is organized as an autoethnographic writing methodology, with performance as a promoter in the construction of students' autonomy and being in the world. 40 students participated in this process, which enabled the conjecture of dialogic openings aimed at reflection on the perspectives of being an artist-teacher in public education in Manaus, as well as on what concerns its entire functioning foreseen in theory and its empirical functioning. Não conseguir inserir o titulo correto do meu curso (MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES), nesse caso, no campo onde solicita "nome do programa..." só possível escolher o titulo por aproximação " POS GRADUAÇÃO EM ARTES". 2023-11-21T18:59:02Z 2023-06-21 Dissertação SOUZA, Amanda Caroline Mota de. Nós por nós: a performance na escola e o pensar sobre si. 2023. 60 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9823 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Artes Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Artes |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Teatro-educação Processo criativo Teatro do Oprimido Performance |
spellingShingle |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Teatro-educação Processo criativo Teatro do Oprimido Performance Souza, Amanda Caroline Mota de Nós por nós: a performance na escola e o pensar sobre si |
topic_facet |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Teatro-educação Processo criativo Teatro do Oprimido Performance |
description |
“NÓS POR NÓS: A performance na escola e o pensar sobre si” é um relato de uma experiência pedagógica de um processo criativo performático intitulado CPF´S Corpo Presente, Futuro Será! que investigou os sentimentos acometidos diante dos paradigmas sociais no espaço e tempo em que vivem, realizado com os estudantes do 8º ano da Escola Municipal Antônia Medeiros da Silva em Manaus. A pesquisa tem como objetivo analisar os desafios e as potencialidades do processo criativo na sala de aula, que surge como performance, a partir das vivências dos estudantes no ambiente escolar e teve como base epistemológica os conceitos e definições do Teatro do Oprimido e Teatro-Educação se propondo a observar as reverberações desse processo na minha prática docente, nos estudantes e no cenário escolar. O projeto parte de memórias que conectam a professora neste lugar e tempo de ensino e aprendizagem, com a estudante que foi nesta mesma escola. A conexão da pesquisadora com este espaço no tempo passado e presente, é organizado numa metodologia de escrita autoetnográfica tendo a performance como fomentadora na construção da autonomia de estudantes e do ser-estar no mundo. 40 estudantes participaram deste processo que possibilitou a conjectura de aberturas dialógicas voltadas à reflexão acerca das perspectivas do ser artista-docente na educação pública manauara, bem como sobre o que tange a todo seu funcionamento previsto na teoria e seu funcionamento empírico. |
author_additional |
Santos, Eneila Almeida dos |
author_additionalStr |
Santos, Eneila Almeida dos |
format |
Dissertação |
author |
Souza, Amanda Caroline Mota de |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/6321361688236283 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/6321361688236283 |
title |
Nós por nós: a performance na escola e o pensar sobre si |
title_short |
Nós por nós: a performance na escola e o pensar sobre si |
title_full |
Nós por nós: a performance na escola e o pensar sobre si |
title_fullStr |
Nós por nós: a performance na escola e o pensar sobre si |
title_full_unstemmed |
Nós por nós: a performance na escola e o pensar sobre si |
title_sort |
nós por nós: a performance na escola e o pensar sobre si |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2023 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9823 |
_version_ |
1831970236596748288 |
score |
11.753896 |