Dissertação

Curumim: um sistema tutor inteligente como ferramenta para aprendizagem de trigonometria

Nos dias atuais, a aprendizagem da Matemática é parte fundamental no desenvolvimento do ser humano e neste contexto situa-se a Trigonometria. O estudo da Trigonometria relaciona o raciocínio algébrico, geométrico e gráfico, servindo como um precursor importante para a compreensão de cálculos mais...

ver descrição completa

Autor principal: Barbosa, Fabiann Matthaus
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3769505772789674
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9834
Resumo:
Nos dias atuais, a aprendizagem da Matemática é parte fundamental no desenvolvimento do ser humano e neste contexto situa-se a Trigonometria. O estudo da Trigonometria relaciona o raciocínio algébrico, geométrico e gráfico, servindo como um precursor importante para a compreensão de cálculos mais avançados. Mediante o cenário atual onde o Ensino a Distância (EaD) tem se tornado uma necessidade, os Sistemas Tutores Inteligentes (STI) oferecem uma alternativa para o estudo individualizado, entretanto para a construção do conhecimento muitas vezes é necessário uma mediação na aprendizagem. A Teoria das Experiências de Aprendizagem Mediadas (EAM) oferecem suporte pedagógico focado na mediação e no atendimento aos problemas de aprendizagem. Neste contexto, esta pesquisa foi desenvolvida com o intuito de apoiar o desenvolvimento do conhecimento em Trigonometria, por meio de um STI denominado Curumim, inserindo o professor como agente ativo neste processo. Para validação do sistema foram realizados Estudos de Caso com professores e alunos, sendo primeiro feito Testes de Usabilidade e posteriormente uma pesquisa de intervenção com os estudantes em laboratório. Os resultados demonstraram que a ferramenta contribui para o ensino ficando evidente a aceitação dos estudantes e professores, promovendo uma prática que incentiva os alunos na construção do conhecimento produzindo assim impacto positivo nos resultados acadêmicos.