/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Curumim: um sistema tutor inteligente como ferramenta para aprendizagem de trigonometria
Nos dias atuais, a aprendizagem da Matemática é parte fundamental no desenvolvimento do ser humano e neste contexto situa-se a Trigonometria. O estudo da Trigonometria relaciona o raciocínio algébrico, geométrico e gráfico, servindo como um precursor importante para a compreensão de cálculos mais...
Autor principal: | Barbosa, Fabiann Matthaus |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/3769505772789674 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9834 |
Resumo: |
---|
Nos dias atuais, a aprendizagem da Matemática é parte fundamental no desenvolvimento
do ser humano e neste contexto situa-se a Trigonometria. O estudo da Trigonometria
relaciona o raciocínio algébrico, geométrico e gráfico, servindo como um precursor
importante para a compreensão de cálculos mais avançados. Mediante o cenário atual
onde o Ensino a Distância (EaD) tem se tornado uma necessidade, os Sistemas Tutores
Inteligentes (STI) oferecem uma alternativa para o estudo individualizado, entretanto
para a construção do conhecimento muitas vezes é necessário uma mediação na aprendizagem.
A Teoria das Experiências de Aprendizagem Mediadas (EAM) oferecem suporte
pedagógico focado na mediação e no atendimento aos problemas de aprendizagem.
Neste contexto, esta pesquisa foi desenvolvida com o intuito de apoiar o desenvolvimento
do conhecimento em Trigonometria, por meio de um STI denominado Curumim,
inserindo o professor como agente ativo neste processo. Para validação do sistema
foram realizados Estudos de Caso com professores e alunos, sendo primeiro feito Testes
de Usabilidade e posteriormente uma pesquisa de intervenção com os estudantes em
laboratório. Os resultados demonstraram que a ferramenta contribui para o ensino
ficando evidente a aceitação dos estudantes e professores, promovendo uma prática que
incentiva os alunos na construção do conhecimento produzindo assim impacto positivo
nos resultados acadêmicos. |