/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Jardim sensorial como mecanismo de inclusão no ensino fundamental
Esta pesquisa teve como base central a investigação das percepções ambientais por meio dos sentidos revelados a partir das experiências em jardins sensoriais com o uso de espécies de plantas aromáticas herbáceas adotadas em sequência didática. O objetivo deste trabalho foi estabelecer uma metodologi...
Autor principal: | Silva, Francy Kelle Carvalho da |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/4377827849165670 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9852 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-9852 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-98522023-12-01T05:03:51Z Jardim sensorial como mecanismo de inclusão no ensino fundamental Silva, Francy Kelle Carvalho da Gentil, Daniel Felipe de Oliveira http://lattes.cnpq.br/4377827849165670 http://lattes.cnpq.br/0029410047077937 Massabni, Vânia Galindo Martins, Lúcia Helena Pinheiro Educação inclusiva Educação ambiental - Estudo e ensino (Ensino fundamental) CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO CIENCIAS BIOLOGICAS Sequência didática Educação especial e inclusiva Percepção ambiental Didactic sequence Special and inclusive education Environmental perception Esta pesquisa teve como base central a investigação das percepções ambientais por meio dos sentidos revelados a partir das experiências em jardins sensoriais com o uso de espécies de plantas aromáticas herbáceas adotadas em sequência didática. O objetivo deste trabalho foi estabelecer uma metodologia de uso de jardim sensorial que possibilite a educação inclusiva no ensino fundamental. A investigação deu-se a partir da seguinte questão: “Como criar um jardim de observação, estudo, diálogos e vivências educativas, que possa contribuir nos processos de ensino-aprendizagem de educandos do ensino fundamental, com ou sem necessidades especiais no município de Lábrea, Amazonas”? Do ponto de vista metodológico, este estudo enquadrou-se como pesquisa aplicada. Na tentativa de articular os processos, adotou-se pesquisa-ação quanto aos procedimentos. A abordagem da análise dos dados foi quantitativa. Desse modo, foram realizadas 20 entrevistas em residências de comunitários que possuíam cultivos de espécies vegetais de pequeno porte. Na identificação foram encontradas 54 espécies vegetais, pertencentes a 25 famílias botânicas. Após a seleção, 43 espécies vegetais foram consideradas apropriadas, contemplando os usos medicinal, alimentar/condimentar e ornamental, tendo características sensoriais principais e secundárias. As espécies vegetais selecionadas foram usadas em sequências didáticas para a educação básica especial e inclusiva, que resultou em um Caderno Pedagógico de Sequência Didática, produto educacional foco desta pesquisa. Desse modo, foi elaborada e aplicada uma sequência didática com a utilização de onze espécies vegetais, constando das seguintes etapas: se esse jardim fosse meu; oficina das caixas dos mistérios; mistérios da exploração na escola, e o labirinto e o jardim sensorial itinerante na escola. A sequência didática foi validada por meio de formulário de validação pelos professores e cuidadores, a partir da análise dos resultados de verificação da aprendizagem dos educandos durante as etapas sucessivas. O estudo apontou que o ensino é inclusivo, não por aceitar alunos com necessidades especiais nas escolas, mas sim por criar espaços potencialmente favorecedores de convívios sociorrelacionais. Com o foco de colocar a sala de aula como espaço aberto à reflexão e a produção do conhecimento, as sequências didáticas constataram que os alunos apresentaram notáveis avanços de aprendizagem em relação aos conteúdos abordados, por meio de significativos posicionamentos e manifestações, o que nos certifica que os alunos levam à sala de aula toda a rede de sua vida social. This research was based on the investigation of environmental perceptions through the senses revealed from experiences in sensory gardens with the use of herbaceous aromatic plant species adopted in a didactic sequence. The aim of this work was to establish a methodology for using sensory gardens to enable inclusive education in elementary school. The research was based on the following question: "How can we create a garden for observation, study, dialog and educational experiences, which can contribute to the teaching-learning processes of elementary school students, with or without special needs in the city of Labrea, Amazonas"? From a methodological point of view, this study was classified as applied research. In an attempt to articulate the processes, action research was adopted in terms of procedures. The data analysis approach was quantitative. Therefore, twenty interviews were carried out in the homes of community members who cultivated small plant species. During identification, 54 plant species were found, belonging to 25 botanical families. After selection, 43 plant species were considered appropriate, covering medicinal, food and ornamental uses, with primary and secondary sensory characteristics. The selected plant species were used in didactic sequences for special and inclusive basic education, which resulted in a Didactic Sequence Pedagogical Journal, the educational product that is the focus of this research. In this way, a didactic sequence was developed and applied using eleven plant species, consisting of the following stages: if this garden were mine; mystery box workshop; mysteries of exploration at school, and the labyrinth and the itinerant sensory garden at school. The didactic sequence was validated using a validation form by the teachers and caregivers, based on an analysis of the results of the students' learning during the successive stages. The study showed that education is inclusive, not because it accepts students with special needs into schools, but because it creates spaces that potentially favor social-relational interaction. With a focus on making the classroom a space open to reflection and the production of knowledge, the didactic sequences showed that the students made notable progress in their learning of the content covered, through significant positions and manifestations, which confirms that the students bring the whole network of their social life into the classroom. 2023-11-30T20:06:02Z 2023-09-29 Dissertação SILVA, Francy Kelle Carvalho da. Jardim sensorial como mecanismo de inclusão no ensino fundamental. 2023. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2023. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9852 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Centro de Ciências do Ambiente Brasil UFAM Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Educação inclusiva Educação ambiental - Estudo e ensino (Ensino fundamental) CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO CIENCIAS BIOLOGICAS Sequência didática Educação especial e inclusiva Percepção ambiental Didactic sequence Special and inclusive education Environmental perception |
spellingShingle |
Educação inclusiva Educação ambiental - Estudo e ensino (Ensino fundamental) CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO CIENCIAS BIOLOGICAS Sequência didática Educação especial e inclusiva Percepção ambiental Didactic sequence Special and inclusive education Environmental perception Silva, Francy Kelle Carvalho da Jardim sensorial como mecanismo de inclusão no ensino fundamental |
topic_facet |
Educação inclusiva Educação ambiental - Estudo e ensino (Ensino fundamental) CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO CIENCIAS BIOLOGICAS Sequência didática Educação especial e inclusiva Percepção ambiental Didactic sequence Special and inclusive education Environmental perception |
description |
Esta pesquisa teve como base central a investigação das percepções ambientais por meio dos sentidos revelados a partir das experiências em jardins sensoriais com o uso de espécies de plantas aromáticas herbáceas adotadas em sequência didática. O objetivo deste trabalho foi estabelecer uma metodologia de uso de jardim sensorial que possibilite a educação inclusiva no ensino fundamental. A investigação deu-se a partir da seguinte questão: “Como criar um jardim de observação, estudo, diálogos e vivências educativas, que possa contribuir nos processos de ensino-aprendizagem de educandos do ensino fundamental, com ou sem necessidades especiais no município de Lábrea, Amazonas”? Do ponto de vista metodológico, este estudo enquadrou-se como pesquisa aplicada. Na tentativa de articular os processos, adotou-se pesquisa-ação quanto aos procedimentos. A abordagem da análise dos dados foi quantitativa. Desse modo, foram realizadas 20 entrevistas em residências de comunitários que possuíam cultivos de espécies vegetais de pequeno porte. Na identificação foram encontradas 54 espécies vegetais, pertencentes a 25 famílias botânicas. Após a seleção, 43 espécies vegetais foram consideradas apropriadas, contemplando os usos medicinal, alimentar/condimentar e ornamental, tendo características sensoriais principais e secundárias. As espécies vegetais selecionadas foram usadas em sequências didáticas para a educação básica especial e inclusiva, que resultou em um Caderno Pedagógico de Sequência Didática, produto educacional foco desta pesquisa. Desse modo, foi elaborada e aplicada uma sequência didática com a utilização de onze espécies vegetais, constando das seguintes etapas: se esse jardim fosse meu; oficina das caixas dos mistérios; mistérios da exploração na escola, e o labirinto e o jardim sensorial itinerante na escola. A sequência didática foi validada por meio de formulário de validação pelos professores e cuidadores, a partir da análise dos resultados de verificação da aprendizagem dos educandos durante as etapas sucessivas. O estudo apontou que o ensino é inclusivo, não por aceitar alunos com necessidades especiais nas escolas, mas sim por criar espaços potencialmente favorecedores de convívios sociorrelacionais. Com o foco de colocar a sala de aula como espaço aberto à reflexão e a produção do conhecimento, as sequências didáticas constataram que os alunos apresentaram notáveis avanços de aprendizagem em relação aos conteúdos abordados, por meio de significativos posicionamentos e manifestações, o que nos certifica que os alunos levam à sala de aula toda a rede de sua vida social. |
author_additional |
Gentil, Daniel Felipe de Oliveira |
author_additionalStr |
Gentil, Daniel Felipe de Oliveira |
format |
Dissertação |
author |
Silva, Francy Kelle Carvalho da |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/4377827849165670 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/4377827849165670 |
title |
Jardim sensorial como mecanismo de inclusão no ensino fundamental |
title_short |
Jardim sensorial como mecanismo de inclusão no ensino fundamental |
title_full |
Jardim sensorial como mecanismo de inclusão no ensino fundamental |
title_fullStr |
Jardim sensorial como mecanismo de inclusão no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Jardim sensorial como mecanismo de inclusão no ensino fundamental |
title_sort |
jardim sensorial como mecanismo de inclusão no ensino fundamental |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2023 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9852 |
_version_ |
1831970267724775424 |
score |
11.753735 |