Dissertação

Educação do campo: olhares, dilemas e perspectivas dos trabalhadores rurais da FETAGRI no estado do Amazonas

O presente trabalho trata da Educação do Campo na região amazônica enfocando a realidade educacional das escolas do campo situadas no Estado do Amazonas. Para compreender este processo parte-se dos olhares de trabalhadores e trabalhadoras rurais que atuam como lideranças no movimento sindical, com ê...

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Autor principal: Campos, Raimundo Sidnei dos Santos
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2939166076843358, https://orcid.org/0000-0002-5578-4098
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9902
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-99022023-12-29T05:03:38Z Educação do campo: olhares, dilemas e perspectivas dos trabalhadores rurais da FETAGRI no estado do Amazonas Rural education: views, dilemmas and perspectives of FETAGRI rural workers in the state of Amazonas Campos, Raimundo Sidnei dos Santos Sarabia, Raul Hernan Ortiz http://lattes.cnpq.br/2939166076843358 http://lattes.cnpq.br/6866485167573763 Garret, Mirian Trindade Bezerra, Aldenice Alves https://orcid.org/0000-0002-5578-4098 Educação rural - Amazonas Movimentos sociais Trabalhadores rurais Educação e Estado CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Educação do campo Meio rural amazônico Políticas de educação Trabalhadores rurais O presente trabalho trata da Educação do Campo na região amazônica enfocando a realidade educacional das escolas do campo situadas no Estado do Amazonas. Para compreender este processo parte-se dos olhares de trabalhadores e trabalhadoras rurais que atuam como lideranças no movimento sindical, com ênfase na Federação dos Trabalhadores da Agricultura (FETAGRI-AM) e nos Sindicatos de Trabalhadores Rurais (STR’s). A Educação e suas relações com o meio rural é analisada numa perspectiva de totalidade e numa visão crítica, possibilitando uma abordagem contextualizada do processo. Este estudo foi baseado numa pesquisa bibliográfica e de campo. O levantamento bibliográfico apontou para uma nova abordagem de educação do campo fundada numa concepção político-pedagógica não circunscrita somente ao espaço geográfico, que pelos seus fundamentos políticos, sociais e pedagógicos supera em termos de políticas públicas a educação conhecida como rural. A pesquisa de campo se constituiu de entrevistas e de observações. A pesquisa teve como sujeitos 23 lideranças sindicais, sendo 7 dirigentes da FETAGRI e 16 representantes de STR’s, envolvendo um total de 17 STRS pertencentes a 19 municípios do Amazonas. A pesquisa de campo, na sua forma quanti-qualitativa procurou conhecer as particularidades da Educação do Campo no Amazonas segundo a perspectiva de entendimento dos trabalhadores rurais. O meio rural amazônico aparece como cenário de implantação de políticas públicas de educação do campo, sendo analisado a partir de suas particularidades e necessidades locais. Os resultados da pesquisa de campo apontaram a necessidade de políticas públicas de educação que resgatem os saberes, a cultura e a educação dos povos amazônicos como forma de valorização da diversidade cultural e dos processos identitários. A Educação do Campo foi discutida com base nas experiências educacionais e socioculturais de homens e mulheres que vivenciam a realidade local, seus problemas e suas especificidades. O estudo mostra o processo de compreensão do movimento sindical a respeito da educação do campo e sua participação na construção de políticas públicas voltadas para a realidade local. Os resultados alcançados pela pesquisa retrataram a realidade da educação na área rural marcada por profundas contradições e problemas. Apontaram também que a educação do campo vigente nas escolas amazônicas ainda está longe de valorizar os saberes e a maneira de ser e de agir dos povos que aqui vivem, porém já apresenta mudanças significativas. This work deals with the Field of Education in the Amazon region focusing the reality of schools in the educational field located in the state of Amazonas. For understanding this process it is necessary look for workers and rural workers who serve as leaders in the union movement, with emphasis on the Federation of Workers in Agriculture (FETAGRI-AM) and the Union of Rural Workers (STR's). The Education and its relations with the rural areas is analyzed with a view and a vision of all critical, enabling an approach context of the process. This study was based on a literature search and field. The bibliographic survey pointed to a new approach to education of the field based on a design-political pedagogical not limited only to the geographical area, which by their pleas political, social and educational surpasses in terms of public policy known as rural education. The rural Amazon appears as background for the installation of public policy for education of the field, being analyzed from their particularities and local needs. The results of the field pointed to the need for public policies to education that resgatem the knowledge, culture and the education of the peoples Amazon as a way of exploiting cultural diversity and the processes of identity. The Field of Education was discussed on the basis of educational and socio experiences of men and women who live the reality local, their problems and their specific. The study shows the process of understanding of the trade union movement about the field of education and their participation in the construction of public policies geared to the local reality. The results achieved by the search portrayed the reality of education in rural area marked by profound contradictions and problems. And also that the current field of education in schools is still far from Amazonian enhance the knowledge and how to be and act of the people who live here, but already presents significant changes. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2023-12-28T18:56:00Z 2007-09-28 Dissertação CAMPOS, Raimundo Sidnei dos Santos Campos. Educação do campo: olhares, dilemas e perspectivas dos trabalhadores rurais da FETAGRI no estado do Amazonas. 2007. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2007. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9902 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
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