Os desafios e a valorização da pré-escola: uma discussão crítico discursiva em torno da Lei 12.796.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciência da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus de Ariquemes, para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof.(a) M.e. Eliete Zanelato.

Autor principal: Santos, Vera Lúcia Andrade dos
Publicado em: 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1115
id oai:localhost:123456789-1115
recordtype dspace
spelling oai:localhost:123456789-11152018-10-29T19:10:50Z Os desafios e a valorização da pré-escola: uma discussão crítico discursiva em torno da Lei 12.796. Santos, Vera Lúcia Andrade dos Pré-escola Lei 12.796 Educação Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciência da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus de Ariquemes, para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof.(a) M.e. Eliete Zanelato. A atual transformação social ao qual sociedade contemporânea está inserida faz com que a educação se atualize constantemente, por isso, leis que regem essa educação são alteradas buscando atender uma necessidade atual. Partindo desta perspectiva o presente estudo busca aprofundar a reflexão sobre a Pré-escola e sua especificidade. Objetiva-se com a pesquisa verificar o funcionamento e contribuição da pré-escola para o desenvolvimento da criança, para tanto, faz-se uma discussão sobre a Pré-escola e a Lei 12.796, seus rumos sob um viés social e crítico. Para tanto, em busca de atingir os objetivos utilizou como fonte de conhecimento a pesquisa bibliográfica e a de campo. Sendo que para a primeira utilizou-se algumas literaturas que tratam sobre o assunto, entre os autores utilizados destacam-se: Saviani (1999), Nicolau (1990; 1995), Drouet (1990), Brasil (1998;1988), Freire (1979), entre outros, as fontes bibliográficas variam de livros, revistas, artigos, dissertações e teses. Já a pesquisa de campo foi realizada com 8 professores e 6 pais, ambos investigados são responsáveis por alunos matriculados em turmas da pré-escola de duas escolas do município de Ariquemes – RO, vale ressaltar que uma escola é da rede pública e uma da rede privada. Através das pesquisas foi possível identificar anseios e dificuldades da pré-escola frente ao desafio de ofertar o ensino Pré-escolar a todas as crianças que estão dentro da idade recomendada. O trabalho não foi uma tarefa fácil, mas vale destacar que este é de suma importânc ia para compreender as transformações que vem ocorrendo na educação, podendo desta forma contribuir para a reflexão sobre a necessidade de atentar-se para as políticas voltadas a Educação Infantil, compreendendo a educação como um todo e que todos os sujeitos são de alguma forma impactados com as consequências desse ensino. 2016-08-25T14:12:38Z 2016-08-25T14:12:38Z 2016 SANTOS, Vera Lúcia Andrade dos. Os desafios e a valorização da pré-escola: uma discussão crítico discursiva em torno da Lei 12.796. 2016, 57 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2016. http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1115
institution Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia
collection RepositorioUNIR
topic Pré-escola
Lei 12.796
Educação
spellingShingle Pré-escola
Lei 12.796
Educação
Santos, Vera Lúcia Andrade dos
Os desafios e a valorização da pré-escola: uma discussão crítico discursiva em torno da Lei 12.796.
topic_facet Pré-escola
Lei 12.796
Educação
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciência da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus de Ariquemes, para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof.(a) M.e. Eliete Zanelato.
author Santos, Vera Lúcia Andrade dos
title Os desafios e a valorização da pré-escola: uma discussão crítico discursiva em torno da Lei 12.796.
title_short Os desafios e a valorização da pré-escola: uma discussão crítico discursiva em torno da Lei 12.796.
title_full Os desafios e a valorização da pré-escola: uma discussão crítico discursiva em torno da Lei 12.796.
title_fullStr Os desafios e a valorização da pré-escola: uma discussão crítico discursiva em torno da Lei 12.796.
title_full_unstemmed Os desafios e a valorização da pré-escola: uma discussão crítico discursiva em torno da Lei 12.796.
title_sort os desafios e a valorização da pré-escola: uma discussão crítico discursiva em torno da lei 12.796.
publishDate 2016
url http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1115
_version_ 1787136475197865984
score 11.755432