Outros

Concepções de Educação Matemática de acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da UNIR – Campus de Ji-Paraná

Trabalho de conclusão de Curso Licenciatura em Matemática

Autor principal: Rafael Ribeiro da, Silva
Grau: Outros
Publicado em: 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1133
id oai:localhost:123456789-1133
recordtype dspace
spelling oai:localhost:123456789-11332018-10-29T19:10:49Z Concepções de Educação Matemática de acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da UNIR – Campus de Ji-Paraná Rafael Ribeiro da, Silva Ensino Superior Formação de professores Formação profissional Trabalho de conclusão de Curso Licenciatura em Matemática Esta monografia teve por objetivo investigar a concepção sobre Educação Matemática dos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática da UNIR Campus de Ji-Paraná, tendo como questão cerne de pesquisa: Quais são as concepções de Educação Matemática de acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática da UNIR em Ji-Paraná? Metodologicamente foi construído sob a abordagem qualitativa,tendo como sujeitos 53 acadêmicos do curso que responderam a um questionário elaborado com questões abertas. A fundamentação teórica foi elaborada tendo como os principais autores: MIGUEL(2003); D’AMBROSIO (2013); VALENTE (2005, 2013, 2014); GOMES (2012); SOARES (2005); CLARAS & PINTO (2008); FIORENTINI & LORENZATO (2007); MUNIZ (2013); PONTE (2008); GARNICA & SOUZA (2012) e FLEMMING et al. (2005). Para a organização, apresentação, interpretação e análise dos dados, utilizamos do método interpretativo, para tanto, sistematizamos os dados a fim de saber qual o primeiro contato dos acadêmicos com a Educação Matemática; o que estes acadêmicos conhecem das tendências da Educação Matemática; o conhecimento de alguns pesquisadores ou estudiosos da Educação Matemática; o que é, na concepção dos acadêmicos, um Educador Matemático; por fim, a concepção dos acadêmicos sobre a Educação Matemática. Dentre os principais resultados, verificamos que o Curso exerceu forte influência na construção da concepção destes acadêmicos, fazemos esta inferência, uma vez que, ao tomarmos como referência um grupo de acadêmicos do segundo período e outro grupo distinto do oitavo período verificamos este aumento de conhecimento. Foi possível verificar também que assim como não há um consenso entre os pesquisadores acerca de uma única definição de Educação Matemática, também não fora possível obter este consenso entre os acadêmicos. Sendo assim, conseguimos caracterizá-las em dois grupos: Matemática Contextualizada e Forma de Ensino Por fim, esperamos que o resultado desta pesquisa possa contribuir com o conhecimento do campo da Educação Matemática ainda durante a formação inicial de todos os acadêmicos do curso. 2016-08-30T21:18:23Z 2016-08-30T21:18:23Z 2016-08-30 Other SILVA, Rafael Ribeiro da. Concepções de Educação Matemática de acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da UNIR – Campus de Ji-Paraná. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática)– Departamento de Matemática e Estatística, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2016. http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1133
institution Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia
collection RepositorioUNIR
topic Ensino Superior
Formação de professores
Formação profissional
spellingShingle Ensino Superior
Formação de professores
Formação profissional
Rafael Ribeiro da, Silva
Concepções de Educação Matemática de acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da UNIR – Campus de Ji-Paraná
topic_facet Ensino Superior
Formação de professores
Formação profissional
description Trabalho de conclusão de Curso Licenciatura em Matemática
format Outros
author Rafael Ribeiro da, Silva
title Concepções de Educação Matemática de acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da UNIR – Campus de Ji-Paraná
title_short Concepções de Educação Matemática de acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da UNIR – Campus de Ji-Paraná
title_full Concepções de Educação Matemática de acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da UNIR – Campus de Ji-Paraná
title_fullStr Concepções de Educação Matemática de acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da UNIR – Campus de Ji-Paraná
title_full_unstemmed Concepções de Educação Matemática de acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da UNIR – Campus de Ji-Paraná
title_sort concepções de educação matemática de acadêmicos do curso de licenciatura em matemática da unir – campus de ji-paraná
publishDate 2016
url http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1133
_version_ 1787136476656435200
score 11.755432