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Sentido pessoal atribuído por alunos adolescentes às trajetórias escolares "acidentadas"

Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Acadêmico em Psicologia - MAPSI, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Psicologia. Orientadora: Profa. Dra. Marli Lúcia Tonatto Zibetti.

Autor principal: Sartoro, Edimar Roberto de Lima
Outros Autores: Zibetti, Marli Lúcia Tonatto
Grau: Outros
Publicado em: 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1254
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spelling oai:localhost:123456789-12542018-10-29T19:10:51Z Sentido pessoal atribuído por alunos adolescentes às trajetórias escolares "acidentadas" Sartoro, Edimar Roberto de Lima Zibetti, Marli Lúcia Tonatto Processo de Escolarização Adolescência Psicologia histórico-cultural Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Acadêmico em Psicologia - MAPSI, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Psicologia. Orientadora: Profa. Dra. Marli Lúcia Tonatto Zibetti. Esta dissertação inscreve-se no âmbito das pesquisas sobre escolarização de adolescentes e tem como objetivo compreender o sentido pessoal que alunos adolescentes dos anos finais do Ensino Fundamental atribuem às suas experiências de desistência e reprovação escolar. A investigação tem como marco teórico a Psicologia Histórico-Cultural, elaborada por Vigotski, seus colaboradores e continuadores Leontiev e Luria. Neste estudo a atividade educativa, partindo das contribuições de Duarte (1999), Saviani (2000), Facci (2003), dentre outros, é entendida como uma atividade intencional, cujas ações encaminham-se para a concretização de seu fim último: produzir em cada indivíduo singular aquilo que foi alcançado pelo gênero humano em seu decurso histórico. Participaram da pesquisa 10 alunos de classes populares, na faixa etária entre 14 e 16 anos, estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental da rede estadual do município de Alta Floresta D’Oeste - RO. A coleta empírica de dados foi feita utilizando-se instrumentos como: entrevistas individuais, análise documental, encontros de grupo focal e caderno de campo. A análise dos dados parte de duas categorias: a) processo de escolarização e b) sentido pessoal atribuídos às trajetórias escolares. Os resultados revelam que a escola não é apreendida pelos adolescentes como um local destinado à aprendizagem, ao desenvolvimento das funções psicológicas superiores; o processo de escolarização é significado como mecânico, cansativo, repetitivo e desinteressante. Para estes estudantes a escola não tem produzido o motivo, a necessidade para a aquisição do saber sistematizado, assumindo, por sua vez, apenas características de uma instituição voltada para atender o mercado de trabalho. Os relatos evidenciam a não coincidência entre o sentido e o significado da escola. A análise demonstra que as trajetórias “acidentadas” não dependem de apenas um sujeito: o aluno, mas expressam as sínteses do processo pedagógico, o qual se encontra estreitamente entrelaçado com as determinações da sociedade capitalista. 2016-11-03T19:28:42Z 2016-11-03T19:28:42Z 2011 Other SARTORO, Edimar Roberto de Lima. Sentido pessoal atribuído por alunos adolescentes às trajetórias escolares "acidentadas". 2011. 159 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2011. http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1254
institution Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia
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