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A relação teoria e prática à luz da Psicologia histórico-cultural: um estudo no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Acadêmico em Psicologia - MAPSI, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Psicologia. Orientadora: Profa. Dra. Marli Lúcia Tonatto Zibetti.
Autor principal: | Rocha, Josiane Regina Monteiro da |
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Outros Autores: | Zibetti, Marli Lúcia Tonatto |
Grau: | Outros |
Publicado em: |
2016
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:localhost:123456789-12932018-10-29T19:10:51Z A relação teoria e prática à luz da Psicologia histórico-cultural: um estudo no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Rocha, Josiane Regina Monteiro da Zibetti, Marli Lúcia Tonatto Psicologia histórico-cultural Formação em Pedagogia Teoria e prática Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Acadêmico em Psicologia - MAPSI, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Psicologia. Orientadora: Profa. Dra. Marli Lúcia Tonatto Zibetti. Este trabalho se inscreve no âmbito das pesquisas sobre psicologia escolar e processos educativos, consistindo numa investigação teórica, documental e empírica que objetivou, de modo geral, analisar a relação teoria e prática no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), em andamento junto a um dos cursos de pedagogia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Seu marco teórico é a psicologia histórico-cultural, fundada por L. S. Vigotsky, a qual concebe o processo educacional formal como espaço privilegiado para a formação do pensamento conceitual, o qual supera dialeticamente o pensamento espontâneo, promovendo, assim, o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. Especificamente se buscou: a) explorar algumas formulações desta psicologia contributivas para o entendimento da relação teoria e prática; b) identificar concepções acerca desta relação subjacentes aos documentos oficiais que delineiam o PIBID bem como nos relatos dos envolvidos; e c) apontar alguns limites e possibilidades oferecidos pela compreensão crítica das relações entre teoria e prática para a formação inicial no âmbito do PIBID-Pedagogia investigado. Os dados foram produzidos a partir da análise de documentos que configuram o PIBID em nível de política pública e em nível local, e de relatos de um grupo de dezessete colaboradoras envolvidas no programa, obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas. Dentre os resultados obtidos destaca-se que: a) em vista de se articular entre as orientações dialéticas do Projeto Político Pedagógico do curso de pedagogia ao qual se vincula e as determinações pautadas pela epistemologia da prática que modelam o programa oficial, o PIBID local se constitui num campo de tensionamentos; b) embora questões ligadas à relação entre teoria e prática perpassem o documento local do PIBIB, nele não aparece uma explicitação de como é concebida esta relação; c) os relatos mostram que, embora prevaleça uma concepção dicotômica, na qual a teoria assume um papel prescritivo, as envolvidas apresentam diferentes níveis de apropriação da temática referente à relação teoria e prática; d) este PIBID alinha-se às diretrizes oficiais quanto à concepção de que a IES é a detentora do saber teórico e a escola básica do saber prático, tomando uma suposta integração entre ambas as instâncias como fator para a articulação entre teoria e prática; e) a integração entre IES e escola básica prevista no PIBID oficial se limita, no contexto local, à integração do grupo de bolsistas, alcançando minimamente outros atores dessas duas instâncias educativas; f) o PIBID local se organiza em torno de uma dinâmica que envolve estudo, planejamento, discussão, aplicação e socialização, a qual se mostrou fecunda, dentro dos condicionamentos existentes, para a articulação entre teoria e prática. De modo geral, se pode apreender que o PIBID, enquanto política pública orientada pela epistemologia da prática, se configura numa proposta limitadora para o desenvolvimento do pensamento conceitual, na medida em que move o pêndulo para o polo da prática escolar empírica e marginaliza os conhecimentos clássicos reveladores das múltiplas determinações da realidade social e educacional, acirrando a dicotomia entre teoria e prática. Aponta-se, todavia, que mesmo em tal contexto a defesa da formação como espaço de apropriação da cultura, no qual os conhecimentos elaborados ao longo do processo sócio histórico sejam tomados como mediadores, se faz necessária e pode criar possibilidades, como se pode constatar no campo empírico estudado. 2016-11-17T20:39:15Z 2016-11-17T20:39:15Z 2013 Other ROCHA, Josiane Regina Monteiro da. A relação teoria e prática à luz da Psicologia histórico-cultural: um estudo no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. 2013. 197 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2013. http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1293 |
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Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia |
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