/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Outros
Os desafios da formação docente na aprendizagem dos alunos com surdez da rede municipal de Ji-Paraná/RO
Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Acadêmico em Educação - PPGE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação. Orientadora: Prof. Dra. Carmen Tereza Velanga.
Autor principal: | Santos, Jusiany Pereira da Cunha dos |
---|---|
Outros Autores: | Velanga,Carmen Tereza |
Grau: | Outros |
Publicado em: |
2017
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1448 |
id |
oai:localhost:123456789-1448 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:123456789-14482018-10-29T19:10:53Z Os desafios da formação docente na aprendizagem dos alunos com surdez da rede municipal de Ji-Paraná/RO Santos, Jusiany Pereira da Cunha dos Velanga,Carmen Tereza Formação docente Inclusão de alunos surdos Adequações curriculares Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Acadêmico em Educação - PPGE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação. Orientadora: Prof. Dra. Carmen Tereza Velanga. O objetivo da pesquisa é identificar a formação inicial e continuada dos docentes no período de 2009 a 2012, que atuam junto a alunos surdos na rede pública municipal de Ji-Paraná-RO, do ponto de vista de seus atores: Gerente da Educação Especial, dez professores das Salas Regulares; três professores das Salas de Recursos Multifuncional (SRM) e dois instrutores surdos. Para a construção deste estudo utilizou-se de teóricos como: Damázio (2007), Lopes (2007), Lacerda e Lodi (2010), Lacerda (2010), Mazzotta (2001), Mendes (2010) e Strobel (2008), entre outros, bem como a legislação pertinente em vigor. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, do tipo descritivo e exploratório, baseado nos estudos de Minayo (2012) e Ludke (1986). Os instrumentos de coleta de dados foram: leitura analítica e fichamentos, análise de documentos na Secretaria de Educação, aplicação de questionários junto aos participantes e observação do espaço escolar. Os resultados se pautaram nas observações e entrevistas semiestruturadas realizadas com os profissionais responsáveis pelos educandos surdos e demonstram que, no período indicado, os docentes participaram de diversas capacitações em serviço na área de educação inclusiva, dentre outras. Os dados apontam que: a) há falta de profissionais nas escolas e nas salas de recursos para atuarem com alunos surdos; b) há necessidade de capacitações continuadas aos profissionais das salas regulares e do professor da sala do AEE, de encontros dinâmicos e periódicos com os familiares, para avanço na aquisição de conhecimento, bem como atenção ao campo afetivo e social do surdo que oportunize a inclusão destes no espaço escolar. Estes dois contextos formativos, a sala regular e a SRM, apresentam diversas dificuldades em termos pedagógicos e metodológicos, o que sugere a necessidade de ampliar a reflexão sobre o atendimento escolar, considerando a precariedade da formação inicial e continuada, das políticas públicas direcionadas à formação docente e à necessidade de envolvimento da família e esclarecimento, à sociedade, quanto à promoção da inclusão no contexto educacional das pessoas surdas. 2017-03-03T21:12:19Z 2017-03-03T21:12:19Z 2014 Other SANTOS,Jusiany Pereira da Cunha dos.Os desafios da formação docente na aprendizagem dos alunos com surdez da rede municipal de Ji-Paraná/RO.2014. 165f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação-PPGE, Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2014. http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1448 |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia |
collection |
RepositorioUNIR |
topic |
Formação docente Inclusão de alunos surdos Adequações curriculares |
spellingShingle |
Formação docente Inclusão de alunos surdos Adequações curriculares Santos, Jusiany Pereira da Cunha dos Os desafios da formação docente na aprendizagem dos alunos com surdez da rede municipal de Ji-Paraná/RO |
topic_facet |
Formação docente Inclusão de alunos surdos Adequações curriculares |
description |
Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Acadêmico em Educação - PPGE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação. Orientadora: Prof. Dra. Carmen Tereza Velanga. |
format |
Outros |
author |
Santos, Jusiany Pereira da Cunha dos |
author2 |
Velanga,Carmen Tereza |
author2Str |
Velanga,Carmen Tereza |
title |
Os desafios da formação docente na aprendizagem dos alunos com surdez da rede municipal de Ji-Paraná/RO |
title_short |
Os desafios da formação docente na aprendizagem dos alunos com surdez da rede municipal de Ji-Paraná/RO |
title_full |
Os desafios da formação docente na aprendizagem dos alunos com surdez da rede municipal de Ji-Paraná/RO |
title_fullStr |
Os desafios da formação docente na aprendizagem dos alunos com surdez da rede municipal de Ji-Paraná/RO |
title_full_unstemmed |
Os desafios da formação docente na aprendizagem dos alunos com surdez da rede municipal de Ji-Paraná/RO |
title_sort |
os desafios da formação docente na aprendizagem dos alunos com surdez da rede municipal de ji-paraná/ro |
publishDate |
2017 |
url |
http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1448 |
_version_ |
1787136519555776512 |
score |
11.755432 |