Outros

Os desafios da formação docente na aprendizagem dos alunos com surdez da rede municipal de Ji-Paraná/RO

Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Acadêmico em Educação - PPGE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação. Orientadora: Prof. Dra. Carmen Tereza Velanga.

Autor principal: Santos, Jusiany Pereira da Cunha dos
Outros Autores: Velanga,Carmen Tereza
Grau: Outros
Publicado em: 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1448
id oai:localhost:123456789-1448
recordtype dspace
spelling oai:localhost:123456789-14482018-10-29T19:10:53Z Os desafios da formação docente na aprendizagem dos alunos com surdez da rede municipal de Ji-Paraná/RO Santos, Jusiany Pereira da Cunha dos Velanga,Carmen Tereza Formação docente Inclusão de alunos surdos Adequações curriculares Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Acadêmico em Educação - PPGE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação. Orientadora: Prof. Dra. Carmen Tereza Velanga. O objetivo da pesquisa é identificar a formação inicial e continuada dos docentes no período de 2009 a 2012, que atuam junto a alunos surdos na rede pública municipal de Ji-Paraná-RO, do ponto de vista de seus atores: Gerente da Educação Especial, dez professores das Salas Regulares; três professores das Salas de Recursos Multifuncional (SRM) e dois instrutores surdos. Para a construção deste estudo utilizou-se de teóricos como: Damázio (2007), Lopes (2007), Lacerda e Lodi (2010), Lacerda (2010), Mazzotta (2001), Mendes (2010) e Strobel (2008), entre outros, bem como a legislação pertinente em vigor. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, do tipo descritivo e exploratório, baseado nos estudos de Minayo (2012) e Ludke (1986). Os instrumentos de coleta de dados foram: leitura analítica e fichamentos, análise de documentos na Secretaria de Educação, aplicação de questionários junto aos participantes e observação do espaço escolar. Os resultados se pautaram nas observações e entrevistas semiestruturadas realizadas com os profissionais responsáveis pelos educandos surdos e demonstram que, no período indicado, os docentes participaram de diversas capacitações em serviço na área de educação inclusiva, dentre outras. Os dados apontam que: a) há falta de profissionais nas escolas e nas salas de recursos para atuarem com alunos surdos; b) há necessidade de capacitações continuadas aos profissionais das salas regulares e do professor da sala do AEE, de encontros dinâmicos e periódicos com os familiares, para avanço na aquisição de conhecimento, bem como atenção ao campo afetivo e social do surdo que oportunize a inclusão destes no espaço escolar. Estes dois contextos formativos, a sala regular e a SRM, apresentam diversas dificuldades em termos pedagógicos e metodológicos, o que sugere a necessidade de ampliar a reflexão sobre o atendimento escolar, considerando a precariedade da formação inicial e continuada, das políticas públicas direcionadas à formação docente e à necessidade de envolvimento da família e esclarecimento, à sociedade, quanto à promoção da inclusão no contexto educacional das pessoas surdas. 2017-03-03T21:12:19Z 2017-03-03T21:12:19Z 2014 Other SANTOS,Jusiany Pereira da Cunha dos.Os desafios da formação docente na aprendizagem dos alunos com surdez da rede municipal de Ji-Paraná/RO.2014. 165f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação-PPGE, Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2014. http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1448
institution Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia
collection RepositorioUNIR
topic Formação docente
Inclusão de alunos surdos
Adequações curriculares
spellingShingle Formação docente
Inclusão de alunos surdos
Adequações curriculares
Santos, Jusiany Pereira da Cunha dos
Os desafios da formação docente na aprendizagem dos alunos com surdez da rede municipal de Ji-Paraná/RO
topic_facet Formação docente
Inclusão de alunos surdos
Adequações curriculares
description Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Acadêmico em Educação - PPGE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação. Orientadora: Prof. Dra. Carmen Tereza Velanga.
format Outros
author Santos, Jusiany Pereira da Cunha dos
author2 Velanga,Carmen Tereza
author2Str Velanga,Carmen Tereza
title Os desafios da formação docente na aprendizagem dos alunos com surdez da rede municipal de Ji-Paraná/RO
title_short Os desafios da formação docente na aprendizagem dos alunos com surdez da rede municipal de Ji-Paraná/RO
title_full Os desafios da formação docente na aprendizagem dos alunos com surdez da rede municipal de Ji-Paraná/RO
title_fullStr Os desafios da formação docente na aprendizagem dos alunos com surdez da rede municipal de Ji-Paraná/RO
title_full_unstemmed Os desafios da formação docente na aprendizagem dos alunos com surdez da rede municipal de Ji-Paraná/RO
title_sort os desafios da formação docente na aprendizagem dos alunos com surdez da rede municipal de ji-paraná/ro
publishDate 2017
url http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1448
_version_ 1787136519555776512
score 11.755432