Multiplicar ou dividir: contribuição á prática pedagógica para a construção do conhecimento matemático nos anos iniciais da educação básica

Trabalho de Conclusão apresentado ao Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT no Polo da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Matemática Profissional. Orientador: Prof. Dr. Marinaldo Felipe da Silva

Autor principal: Miranda, Patrícia Feitosa Basso
Outros Autores: Silva, Marinaldo Felipe da
Publicado em: 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1622
id oai:localhost:123456789-1622
recordtype dspace
spelling oai:localhost:123456789-16222018-10-29T19:10:54Z Multiplicar ou dividir: contribuição á prática pedagógica para a construção do conhecimento matemático nos anos iniciais da educação básica Miranda, Patrícia Feitosa Basso Silva, Marinaldo Felipe da Matemática Competências Habilidades Pesquisa-ação Trabalho de Conclusão apresentado ao Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT no Polo da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Matemática Profissional. Orientador: Prof. Dr. Marinaldo Felipe da Silva Este trabalho tem como objetivo destacar os principais conteúdos, competências e habilidades não assimiladas pelos alunos concluintes do 5º ano na disciplina de Matemática, segundo a percepção dos professores que lecionam no 6º ano e socializar os resultados obtidos juntamente aos professores das séries iniciais, tendo-se utilizado a pesquisa-ação como metodologia. A análise foi realizada junto às escolas públicas da cidade de Porto Velho – RO, e para tal, foi dividida em três etapas. A primeira etapa se deu com a confecção e aplicação de um questionário aos professores do 6º ano. Tal questionário objetivou averiguar as principais dificuldades dos alunos em relação às competências e habilidades na disciplina de Matemática que não foram assimiladas no Ensino Fundamental I. Os dados coletados foram tratados estatisticamente com suporte do software EPI INFO versão 3.5.2. A segunda etapa se deu em razão da aplicação in loco de uma oficina com as professoras na Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria Carmosina, onde ocorreu a socialização dos dados e aplicação de atividades voltadas para a melhoria do ensino. Na última etapa foi aplicado outro questionário que visava avaliar dentre outros, o nível de satisfação a respeito das temáticas desenvolvidas na oficina, procurando incentivá-las a utilizar de tais práticas em sala de aula. 2017-06-27T20:30:22Z 2017-06-27T20:30:22Z 2016 MIRANDA, Patrícia Feitosa Basso.Multiplicar ou dividir: contribuição á prática pedagógica para a construção do conhecimento matemático nos anos iniciais da educação básica. 2016. 80 f. Dissertação ( Mestrado ) - Programa de Pós - Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional PROFMAT. Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2016. http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1622
institution Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia
collection RepositorioUNIR
topic Matemática
Competências
Habilidades
Pesquisa-ação
spellingShingle Matemática
Competências
Habilidades
Pesquisa-ação
Miranda, Patrícia Feitosa Basso
Multiplicar ou dividir: contribuição á prática pedagógica para a construção do conhecimento matemático nos anos iniciais da educação básica
topic_facet Matemática
Competências
Habilidades
Pesquisa-ação
description Trabalho de Conclusão apresentado ao Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT no Polo da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Matemática Profissional. Orientador: Prof. Dr. Marinaldo Felipe da Silva
author Miranda, Patrícia Feitosa Basso
author2 Silva, Marinaldo Felipe da
author2Str Silva, Marinaldo Felipe da
title Multiplicar ou dividir: contribuição á prática pedagógica para a construção do conhecimento matemático nos anos iniciais da educação básica
title_short Multiplicar ou dividir: contribuição á prática pedagógica para a construção do conhecimento matemático nos anos iniciais da educação básica
title_full Multiplicar ou dividir: contribuição á prática pedagógica para a construção do conhecimento matemático nos anos iniciais da educação básica
title_fullStr Multiplicar ou dividir: contribuição á prática pedagógica para a construção do conhecimento matemático nos anos iniciais da educação básica
title_full_unstemmed Multiplicar ou dividir: contribuição á prática pedagógica para a construção do conhecimento matemático nos anos iniciais da educação básica
title_sort multiplicar ou dividir: contribuição á prática pedagógica para a construção do conhecimento matemático nos anos iniciais da educação básica
publishDate 2017
url http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1622
_version_ 1787136539458797568
score 11.753735