Programa de formação continuada mídias na educação: o diário de bordo como recurso para reflexão crítica na formação do professor-cursista

Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação, Mestrado Acadêmico em Educação, do Núcleo de Ciências Humanas para conclusão de curso e obtenção do título de Mestre em Educação pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Autor principal: Silva, Ângela Aparecida de Souto
Outros Autores: França, Rosângela de Fátima Cavalcante
Publicado em: 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1837
id oai:localhost:123456789-1837
recordtype dspace
spelling oai:localhost:123456789-18372018-10-29T19:10:50Z Programa de formação continuada mídias na educação: o diário de bordo como recurso para reflexão crítica na formação do professor-cursista Silva, Ângela Aparecida de Souto França, Rosângela de Fátima Cavalcante Diário de Bordo Reflexão Crítica Formação Continuada Mídias na Educação Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação, Mestrado Acadêmico em Educação, do Núcleo de Ciências Humanas para conclusão de curso e obtenção do título de Mestre em Educação pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). A sociedade do século XXI, caracterizada pelos avanços da Tecnologia Digital da Informação e Comunicação, conferiu a necessidade de que os profissionais das mais diversas áreas do conhecimento buscassem sua atualização, principalmente os professores, por estarem ligados à disseminação de conhecimento a partir de suas práticas pedagógicas. Nessa contextura, uma das iniciativas do Ministério da Educação, como indutor de políticas públicas, foi a criação do Programa de Formação Continuada Mídias na Educação com vistas a promover a formação continuada dos professores da educação básica da rede pública de ensino para o uso integrado das diferentes mídias no fazer pedagógico. Na Fundação Universidade Federal de Rondônia, o Programa foi desenvolvido através do Curso de Extensão Mídias na Educação que em seu Ciclo Básico oportunizou aos cursistas utilizar o Ambiente Colaborativo de Aprendizagem e-ProInfo com seus diferentes recursos de comunicação, dentre os quais o Diário de Bordo o qual auxiliou o professor na realização do processo reflexivo durante sua formação, por meio da escrita. Assim, esta pesquisa teve como fonte de estudo o Diário de Bordo e como questão problematizadora “Até que ponto o Diário de Bordo possibilita o desenvolvimento de uma reflexão crítica pelo professor-cursista do Curso de Extensão Mídias na Educação - Ciclo Básico, no âmbito do Programa de Formação Continuada Mídias na Educação?”. Inerente a esta questão, o objetivo geral da pesquisa foi analisar se o Diário de Bordo possibilitou o desenvolvimento de uma reflexão crítica pelo professor-cursista do Curso de Extensão Mídias na Educação, Ciclo Básico, no âmbito do Programa de Formação Continuada Mídias na Educação. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, compreendendo a fase bibliográfica e empírica. Os dados registrados foram obtidos dos textos disponibilizados no Diário de Bordo e da matriz analítica do curso. Como sujeitos da pesquisa, 4 (quatro) professores-cursistas tiveram seus escritos analisados, correspondendo ao período de estudo o primeiro semestre de 2016, tendo como suporte o Ambiente Colaborativo de Aprendizagem e-ProInfo e lócus os Polos de Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena. Os resultados encontrados acenaram que o Diário de Bordo, nesta pesquisa, configurou-se, por meio das escritas, em um recurso gerador de reflexão crítica para o professor-cursista no processo de sua formação. Com isso, concluiu-se que a escrita pode configurar-se como um dos recursos a ser utilizado na formação de professor recorrendo a diferentes tipos de registros, dentre eles o Diário de Bordo, exercendo um papel de mediador na formação e no desenvolvimento profissional do professor. 2017-10-30T17:35:35Z 2017-10-30T17:35:35Z 2016 SILVA, Ângela Aparecida de Souto. Programa de Formação Continuada Mídias na Educação: o diário de bordo como recurso para reflexão crítica da aprendizagem do professor-cursista. 2016. 132f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Departamento de Ciências da Educação, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, RO, 2016. http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1837
institution Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia
collection RepositorioUNIR
topic Diário de Bordo
Reflexão Crítica
Formação Continuada
Mídias na Educação
spellingShingle Diário de Bordo
Reflexão Crítica
Formação Continuada
Mídias na Educação
Silva, Ângela Aparecida de Souto
Programa de formação continuada mídias na educação: o diário de bordo como recurso para reflexão crítica na formação do professor-cursista
topic_facet Diário de Bordo
Reflexão Crítica
Formação Continuada
Mídias na Educação
description Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação, Mestrado Acadêmico em Educação, do Núcleo de Ciências Humanas para conclusão de curso e obtenção do título de Mestre em Educação pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR).
author Silva, Ângela Aparecida de Souto
author2 França, Rosângela de Fátima Cavalcante
author2Str França, Rosângela de Fátima Cavalcante
title Programa de formação continuada mídias na educação: o diário de bordo como recurso para reflexão crítica na formação do professor-cursista
title_short Programa de formação continuada mídias na educação: o diário de bordo como recurso para reflexão crítica na formação do professor-cursista
title_full Programa de formação continuada mídias na educação: o diário de bordo como recurso para reflexão crítica na formação do professor-cursista
title_fullStr Programa de formação continuada mídias na educação: o diário de bordo como recurso para reflexão crítica na formação do professor-cursista
title_full_unstemmed Programa de formação continuada mídias na educação: o diário de bordo como recurso para reflexão crítica na formação do professor-cursista
title_sort programa de formação continuada mídias na educação: o diário de bordo como recurso para reflexão crítica na formação do professor-cursista
publishDate 2017
url http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1837
_version_ 1787136564496695296
score 11.755432