Outros

A formação dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da UNIR, Campus de Ji-Paraná-RO, em relação à inclusão de pessoas com necessidades especiais na Educação Básica

Trabalho de Conclusão de Curso submetido ao Departamento de Matemática e Estatística, da Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, como parte dos requisitos para obtenção do título de Licenciada em Matemática, sob a orientação da Profª. Ms. Irene Yoko Taguchi Sakuno.

Autor principal: Moreira, Wandeilza Waulex Camargos Guedes
Grau: Outros
Idioma: other
Publicado em: 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1857
id oai:localhost:123456789-1857
recordtype dspace
spelling oai:localhost:123456789-18572018-10-29T19:10:55Z A formação dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da UNIR, Campus de Ji-Paraná-RO, em relação à inclusão de pessoas com necessidades especiais na Educação Básica Moreira, Wandeilza Waulex Camargos Guedes Formação de professores Educação Inclusiva Educação Especial Trabalho de Conclusão de Curso submetido ao Departamento de Matemática e Estatística, da Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, como parte dos requisitos para obtenção do título de Licenciada em Matemática, sob a orientação da Profª. Ms. Irene Yoko Taguchi Sakuno. Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo analisar os aspectos legais que norteiam a educação inclusiva de pessoas com deficiência, bem como verificar como a temática educação para pessoas com deficiência está inserida no curso de Licenciatura em matemática na Universidade Federal de Rondônia (UNIR) campus de Ji-Paraná/RO. Metodologicamente, foi escolhida a abordagem qualitativa de pesquisa. Como atores envolvidos no estudo, pode-se contar com 10 acadêmicos em fase de conclusão do curso de Licenciatura em Matemática na UNIR, campus de Ji-Paraná/RO. Para a coleta de dados, optou-se por aplicar um questionário, para atingir o objetivo geral que buscou saber a opinião dos acadêmicos a respeito da formação inicial que têm recebido, em relação à temática educação inclusiva de pessoas com deficiência. A partir dos dados obtidos, pode-se concluir que a educação especial está legalmente amparada em inúmeras leis infraconstitucionais, sendo que estas estabelecem claramente que as pessoas com deficiência têm o direito de frequentar as escolas e adquirir os conhecimentos como os outros alunos e que isto constitui dever do Estado que tem a obrigação de oferecer estas oportunidades e assim realizar a educação inclusiva na rede regular de ensino. Num segundo momento, este estudo permitiu concluir que, segundo os acadêmicos, a formação inicial não vem ocorrendo de forma abrangente conforme a realidade requer, e ao se depararem com alunos com deficiência no período de estágio, eles não se sentiram preparados para oferecer um ensino de qualidade. 2017-11-01T20:21:12Z 2017-11-01T20:21:12Z 2017 Other Moreira, Wandeilza Waulex Camargos Guedes. A formação dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da UNIR, Campus de Ji-Paraná-RO, em relação à inclusão de pessoas com necessidades especiais na Educação Básica. 2017. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática)– Departamento de Matemática e Estatística, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2017. http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1857 other
institution Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia
collection RepositorioUNIR
language other
topic Formação de professores
Educação Inclusiva
Educação Especial
spellingShingle Formação de professores
Educação Inclusiva
Educação Especial
Moreira, Wandeilza Waulex Camargos Guedes
A formação dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da UNIR, Campus de Ji-Paraná-RO, em relação à inclusão de pessoas com necessidades especiais na Educação Básica
topic_facet Formação de professores
Educação Inclusiva
Educação Especial
description Trabalho de Conclusão de Curso submetido ao Departamento de Matemática e Estatística, da Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, como parte dos requisitos para obtenção do título de Licenciada em Matemática, sob a orientação da Profª. Ms. Irene Yoko Taguchi Sakuno.
format Outros
author Moreira, Wandeilza Waulex Camargos Guedes
title A formação dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da UNIR, Campus de Ji-Paraná-RO, em relação à inclusão de pessoas com necessidades especiais na Educação Básica
title_short A formação dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da UNIR, Campus de Ji-Paraná-RO, em relação à inclusão de pessoas com necessidades especiais na Educação Básica
title_full A formação dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da UNIR, Campus de Ji-Paraná-RO, em relação à inclusão de pessoas com necessidades especiais na Educação Básica
title_fullStr A formação dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da UNIR, Campus de Ji-Paraná-RO, em relação à inclusão de pessoas com necessidades especiais na Educação Básica
title_full_unstemmed A formação dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da UNIR, Campus de Ji-Paraná-RO, em relação à inclusão de pessoas com necessidades especiais na Educação Básica
title_sort formação dos acadêmicos do curso de licenciatura em matemática da unir, campus de ji-paraná-ro, em relação à inclusão de pessoas com necessidades especiais na educação básica
publishDate 2017
url http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1857
_version_ 1787136567445291008
score 11.755432