/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Outros
O uso do Software SuperLogo no ensino de Geometria Plana: Uma experiência com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Ji-Paraná-RO
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Banca Examinadora do Departamento de Matemática e Estatística – DME da UNIR, campus de Ji-Paraná, como requisito parcial para aprovação no curso de Licenciatura em Matemática, sob orientação do Prof. Dr. Marlos Gomes de Albuquerque.
Autor principal: | Borges, Anne Cristiny |
---|---|
Grau: | Outros |
Idioma: | other |
Publicado em: |
2017
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1862 |
id |
oai:localhost:123456789-1862 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:123456789-18622018-10-29T19:10:56Z O uso do Software SuperLogo no ensino de Geometria Plana: Uma experiência com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Ji-Paraná-RO Borges, Anne Cristiny Tecnologias Educacionais Software Educação Matemática Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Banca Examinadora do Departamento de Matemática e Estatística – DME da UNIR, campus de Ji-Paraná, como requisito parcial para aprovação no curso de Licenciatura em Matemática, sob orientação do Prof. Dr. Marlos Gomes de Albuquerque. Esta monografia, teve por objetivo investigar como o software SuperLogo enquanto metodologia de ensino, contribuiu na aprendizagem de alunos em alguns tópicos de Geometria Plana, por meio de oficinas ministradas na Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e mediante a testes aplicados anteriormente e posteriormente as oficinas. Metodologicamente foi elaborado de acordo com a abordagem qualitativa tendo como sujeitos 12 alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Francisco dos Santos, que participaram das oficinas na UNIR juntamente com a professora responsável. A fundamentação teórica foi elaborada tendo como principais autores: BORBA E PENTEADO (2007); PAPERT (1986, 1997); MOTTA (2008), VALENTE (1993, 1997, 1998, 1999, 2005) e TAJRA (2008,2012), por tratarem em suas pesquisas sobre o uso das Tecnologias Educacionais voltadas a Educação. Para a análise e interpretação dos dados, utilizamos o método interpretativo das falas e ações/reações dos alunos mediante as oficinas, bem como seu desempenho nos testes aplicados. Dentre os principais resultados obtidos, verificamos que estes, tinham muito afinidade com o computador, o que já apresentou deste modo, entusiasmo em estudarem a disciplina por seu intermédio e que, o software SuperLogo, chamou a atenção dos estudantes pela sua interface gráfica. Percebeu-se ainda, que os alunos conseguiram responder melhor algumas questões pertinentes a Geometria Plana, após as aulas na UNIR. Esperamos que o resultado desta análise possa contribuir com pesquisas já realizadas voltadas para Tecnologias Educacionais e ainda gerar diálogos com pessoas que além de mim, acreditam que os usos de softwares educativos podem colaborar com o ensino-aprendizagem de Matemática. 2017-11-01T21:15:11Z 2017-11-01T21:15:11Z 2017 Other Borges, Anne Cristiny. O uso do Software SuperLogo no ensino de Geometria Plana: Uma experiência com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Ji-Paraná-RO. 2017. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática)– Departamento de Matemática e Estatística, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2017. http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1862 other |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia |
collection |
RepositorioUNIR |
language |
other |
topic |
Tecnologias Educacionais Software Educação Matemática |
spellingShingle |
Tecnologias Educacionais Software Educação Matemática Borges, Anne Cristiny O uso do Software SuperLogo no ensino de Geometria Plana: Uma experiência com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Ji-Paraná-RO |
topic_facet |
Tecnologias Educacionais Software Educação Matemática |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Banca Examinadora do Departamento de Matemática e Estatística – DME da UNIR, campus de Ji-Paraná, como requisito parcial para aprovação no curso de Licenciatura em Matemática, sob orientação do Prof. Dr. Marlos Gomes de Albuquerque. |
format |
Outros |
author |
Borges, Anne Cristiny |
title |
O uso do Software SuperLogo no ensino de Geometria Plana: Uma experiência com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Ji-Paraná-RO |
title_short |
O uso do Software SuperLogo no ensino de Geometria Plana: Uma experiência com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Ji-Paraná-RO |
title_full |
O uso do Software SuperLogo no ensino de Geometria Plana: Uma experiência com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Ji-Paraná-RO |
title_fullStr |
O uso do Software SuperLogo no ensino de Geometria Plana: Uma experiência com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Ji-Paraná-RO |
title_full_unstemmed |
O uso do Software SuperLogo no ensino de Geometria Plana: Uma experiência com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Ji-Paraná-RO |
title_sort |
o uso do software superlogo no ensino de geometria plana: uma experiência com alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola pública de ji-paraná-ro |
publishDate |
2017 |
url |
http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1862 |
_version_ |
1787136568173002752 |
score |
11.755432 |