A sociologia na ótica de estudantes do ensino médio: humanização ou alienação?

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito avaliativo para obtenção do título de Mestra em Psicologia.

Autor principal: Falcão, Maria Enilsa Januário
Outros Autores: Tada, racema Neno Cecilio
Publicado em: 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1865
id oai:localhost:123456789-1865
recordtype dspace
spelling oai:localhost:123456789-18652018-10-29T19:10:57Z A sociologia na ótica de estudantes do ensino médio: humanização ou alienação? Falcão, Maria Enilsa Januário Tada, racema Neno Cecilio Sociologia Humanização Educação Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito avaliativo para obtenção do título de Mestra em Psicologia. A Sociologia é uma ciência que surge em meados do século XVIII e início do século XIX objetivando compreender as transformações sociais, políticas e econômicas da sociedade. No currículo escolar brasileiro é uma disciplina da Área Humana. A sua trajetória no currículo é permeada de idas e vindas de acordo as reformas educacionais instauradas em cada contexto social, político e econômico da história brasileira. Essa pesquisa de cunho qualitativo teve o objetivo de compreender o papel desempenhado pela disciplina de Sociologia para o processo de humanização dos estudantes, visto a partir da ótica de alunos de um município de Rondônia. Participaram dessa pesquisa oito estudantes do Ensino Médio e a coleta dos dados foi obtida a partir de cinco encontros com a realização de um grupo focal na escola. Os fundamentos da pesquisa basearam-se nos postulados teóricos da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica que concebem a educação e as relações sociais como fatores preponderantes para o desenvolvimento humano. A partir de um viés crítico sobre a função social da escola e pautando-se no materialismo histórico e dialético, concebemos a importância da educação para o desenvolvimento das funções psicológicas e do pensamento humanizado. Dessa forma, as disciplinas das áreas humanas como a Sociologia, podem servir como suportes para reflexões sobre a sociedade contribuindo na formação da consciência. 2017-11-09T14:11:54Z 2017-11-09T14:11:54Z 2017 http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1865
institution Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia
collection RepositorioUNIR
topic Sociologia
Humanização
Educação
spellingShingle Sociologia
Humanização
Educação
Falcão, Maria Enilsa Januário
A sociologia na ótica de estudantes do ensino médio: humanização ou alienação?
topic_facet Sociologia
Humanização
Educação
description Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito avaliativo para obtenção do título de Mestra em Psicologia.
author Falcão, Maria Enilsa Januário
author2 Tada, racema Neno Cecilio
author2Str Tada, racema Neno Cecilio
title A sociologia na ótica de estudantes do ensino médio: humanização ou alienação?
title_short A sociologia na ótica de estudantes do ensino médio: humanização ou alienação?
title_full A sociologia na ótica de estudantes do ensino médio: humanização ou alienação?
title_fullStr A sociologia na ótica de estudantes do ensino médio: humanização ou alienação?
title_full_unstemmed A sociologia na ótica de estudantes do ensino médio: humanização ou alienação?
title_sort sociologia na ótica de estudantes do ensino médio: humanização ou alienação?
publishDate 2017
url http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1865
_version_ 1787136568609210368
score 11.653393