/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
A sociologia na ótica de estudantes do ensino médio: humanização ou alienação?
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito avaliativo para obtenção do título de Mestra em Psicologia.
Autor principal: | Falcão, Maria Enilsa Januário |
---|---|
Outros Autores: | Tada, racema Neno Cecilio |
Publicado em: |
2017
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1865 |
id |
oai:localhost:123456789-1865 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:123456789-18652018-10-29T19:10:57Z A sociologia na ótica de estudantes do ensino médio: humanização ou alienação? Falcão, Maria Enilsa Januário Tada, racema Neno Cecilio Sociologia Humanização Educação Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito avaliativo para obtenção do título de Mestra em Psicologia. A Sociologia é uma ciência que surge em meados do século XVIII e início do século XIX objetivando compreender as transformações sociais, políticas e econômicas da sociedade. No currículo escolar brasileiro é uma disciplina da Área Humana. A sua trajetória no currículo é permeada de idas e vindas de acordo as reformas educacionais instauradas em cada contexto social, político e econômico da história brasileira. Essa pesquisa de cunho qualitativo teve o objetivo de compreender o papel desempenhado pela disciplina de Sociologia para o processo de humanização dos estudantes, visto a partir da ótica de alunos de um município de Rondônia. Participaram dessa pesquisa oito estudantes do Ensino Médio e a coleta dos dados foi obtida a partir de cinco encontros com a realização de um grupo focal na escola. Os fundamentos da pesquisa basearam-se nos postulados teóricos da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica que concebem a educação e as relações sociais como fatores preponderantes para o desenvolvimento humano. A partir de um viés crítico sobre a função social da escola e pautando-se no materialismo histórico e dialético, concebemos a importância da educação para o desenvolvimento das funções psicológicas e do pensamento humanizado. Dessa forma, as disciplinas das áreas humanas como a Sociologia, podem servir como suportes para reflexões sobre a sociedade contribuindo na formação da consciência. 2017-11-09T14:11:54Z 2017-11-09T14:11:54Z 2017 http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1865 |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia |
collection |
RepositorioUNIR |
topic |
Sociologia Humanização Educação |
spellingShingle |
Sociologia Humanização Educação Falcão, Maria Enilsa Januário A sociologia na ótica de estudantes do ensino médio: humanização ou alienação? |
topic_facet |
Sociologia Humanização Educação |
description |
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito avaliativo para obtenção do título de Mestra em Psicologia. |
author |
Falcão, Maria Enilsa Januário |
author2 |
Tada, racema Neno Cecilio |
author2Str |
Tada, racema Neno Cecilio |
title |
A sociologia na ótica de estudantes do ensino médio: humanização ou alienação? |
title_short |
A sociologia na ótica de estudantes do ensino médio: humanização ou alienação? |
title_full |
A sociologia na ótica de estudantes do ensino médio: humanização ou alienação? |
title_fullStr |
A sociologia na ótica de estudantes do ensino médio: humanização ou alienação? |
title_full_unstemmed |
A sociologia na ótica de estudantes do ensino médio: humanização ou alienação? |
title_sort |
sociologia na ótica de estudantes do ensino médio: humanização ou alienação? |
publishDate |
2017 |
url |
http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1865 |
_version_ |
1787136568609210368 |
score |
11.653393 |