/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Conselho de classe e práticas pedagógicas nos cursos técnicos integrados ao ensino médio-IFRO Cacoal/RO
Dissertação de Mestrado apresentada como requisito final para obtenção do título de Mestre em Educação Escolar, ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado Profissional, da Universidade Federal de Rondônia.
Autor principal: | Nascimento, Andréia Paro do |
---|---|
Outros Autores: | Pacífico, Juracy Machado |
Publicado em: |
2017
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1875 |
id |
oai:localhost:123456789-1875 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:123456789-18752018-10-29T19:10:56Z Conselho de classe e práticas pedagógicas nos cursos técnicos integrados ao ensino médio-IFRO Cacoal/RO Nascimento, Andréia Paro do Pacífico, Juracy Machado Conselho de classe Práticas Pedagógicas Pesquisa-ação Dissertação de Mestrado apresentada como requisito final para obtenção do título de Mestre em Educação Escolar, ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado Profissional, da Universidade Federal de Rondônia. A pesquisa Conselho de Classe e Práticas Pedagógicas nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio - IFRO Cacoal/RO, buscou compreender a dinâmica e estrutura do Conselho de Classe dos Cursos Técnico Integrado ao Ensino Médio do IFRO, na perspectiva de torná-lo um espaço de reflexão sobre as práticas pedagógicas. Para o desenvolvimento do estudo, fez-se necessário percorrer caminhos que nos permitissem intervenção na realidade pesquisada a partir da reflexão-ação-reflexão da temática estudada. Com isso, com abordagem qualitativa, trabalhamos com a pesquisa-ação, tem como propósito investigar, interpretar e intervir na realidade visando a sua melhoria. E para alcançar nossos objetivos, orientamo-nos na pesquisa-ação colaborativa, em que os colaboradores não só informam e pensam a realidade, mas também agem durante o processo de pesquisa. Utilizamos como fonte de dados a pesquisa bibliográfica, documental, diário de campo, e círculos reflexivos, momentos de discussões e intervenções com os colaboradores. As discussões realizadas possibilitaram a compreensão dessa instância como espaço de reflexão da prática pedagógica e não somente um espaço inquisitório das práticas avaliativas. Os resultados apontam que a instância conselho de classe é um espaço que permite a reflexão das práticas pedagógicas, mas ainda demanda estudos sobre sua real função pedagógica. Como principais produtos da intervenção aponta-se o Plano de Ação que foi elaborado juntamente com os colaboradores para que pudéssemos intervir na realidade pesquisada com ações pedagógicas a partir de problemáticas apontadas nos Conselhos de Classes. O Plano elaborado foi aceito e institucionalizado no Campus de Cacoal como Projeto de Ensino para que a equipe pedagógica pudesse dar continuidade. Concluímos que a referida pesquisa possibilitou diálogos interativos os quais possibilitaram crescimento profissional significativo, tanto dos participantes quanto da pesquisadora. 2017-11-28T17:49:03Z 2017-11-28T17:49:03Z 2017 NASCIMENTO, Andréia Paro do. Conselho de classe e práticas pedagógicas nos cursos técnicos integrados ao ensino médio-IFRO Cacoal/RO. 2017. 166 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2017. http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1875 |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia |
collection |
RepositorioUNIR |
topic |
Conselho de classe Práticas Pedagógicas Pesquisa-ação |
spellingShingle |
Conselho de classe Práticas Pedagógicas Pesquisa-ação Nascimento, Andréia Paro do Conselho de classe e práticas pedagógicas nos cursos técnicos integrados ao ensino médio-IFRO Cacoal/RO |
topic_facet |
Conselho de classe Práticas Pedagógicas Pesquisa-ação |
description |
Dissertação de Mestrado apresentada como requisito final para obtenção do título de Mestre em Educação Escolar, ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado Profissional, da Universidade Federal de Rondônia. |
author |
Nascimento, Andréia Paro do |
author2 |
Pacífico, Juracy Machado |
author2Str |
Pacífico, Juracy Machado |
title |
Conselho de classe e práticas pedagógicas nos cursos técnicos integrados ao ensino médio-IFRO Cacoal/RO |
title_short |
Conselho de classe e práticas pedagógicas nos cursos técnicos integrados ao ensino médio-IFRO Cacoal/RO |
title_full |
Conselho de classe e práticas pedagógicas nos cursos técnicos integrados ao ensino médio-IFRO Cacoal/RO |
title_fullStr |
Conselho de classe e práticas pedagógicas nos cursos técnicos integrados ao ensino médio-IFRO Cacoal/RO |
title_full_unstemmed |
Conselho de classe e práticas pedagógicas nos cursos técnicos integrados ao ensino médio-IFRO Cacoal/RO |
title_sort |
conselho de classe e práticas pedagógicas nos cursos técnicos integrados ao ensino médio-ifro cacoal/ro |
publishDate |
2017 |
url |
http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1875 |
_version_ |
1787136569261424640 |
score |
11.755432 |