Conselho de classe e práticas pedagógicas nos cursos técnicos integrados ao ensino médio-IFRO Cacoal/RO

Dissertação de Mestrado apresentada como requisito final para obtenção do título de Mestre em Educação Escolar, ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado Profissional, da Universidade Federal de Rondônia.

Autor principal: Nascimento, Andréia Paro do
Outros Autores: Pacífico, Juracy Machado
Publicado em: 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1875
id oai:localhost:123456789-1875
recordtype dspace
spelling oai:localhost:123456789-18752018-10-29T19:10:56Z Conselho de classe e práticas pedagógicas nos cursos técnicos integrados ao ensino médio-IFRO Cacoal/RO Nascimento, Andréia Paro do Pacífico, Juracy Machado Conselho de classe Práticas Pedagógicas Pesquisa-ação Dissertação de Mestrado apresentada como requisito final para obtenção do título de Mestre em Educação Escolar, ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado Profissional, da Universidade Federal de Rondônia. A pesquisa Conselho de Classe e Práticas Pedagógicas nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio - IFRO Cacoal/RO, buscou compreender a dinâmica e estrutura do Conselho de Classe dos Cursos Técnico Integrado ao Ensino Médio do IFRO, na perspectiva de torná-lo um espaço de reflexão sobre as práticas pedagógicas. Para o desenvolvimento do estudo, fez-se necessário percorrer caminhos que nos permitissem intervenção na realidade pesquisada a partir da reflexão-ação-reflexão da temática estudada. Com isso, com abordagem qualitativa, trabalhamos com a pesquisa-ação, tem como propósito investigar, interpretar e intervir na realidade visando a sua melhoria. E para alcançar nossos objetivos, orientamo-nos na pesquisa-ação colaborativa, em que os colaboradores não só informam e pensam a realidade, mas também agem durante o processo de pesquisa. Utilizamos como fonte de dados a pesquisa bibliográfica, documental, diário de campo, e círculos reflexivos, momentos de discussões e intervenções com os colaboradores. As discussões realizadas possibilitaram a compreensão dessa instância como espaço de reflexão da prática pedagógica e não somente um espaço inquisitório das práticas avaliativas. Os resultados apontam que a instância conselho de classe é um espaço que permite a reflexão das práticas pedagógicas, mas ainda demanda estudos sobre sua real função pedagógica. Como principais produtos da intervenção aponta-se o Plano de Ação que foi elaborado juntamente com os colaboradores para que pudéssemos intervir na realidade pesquisada com ações pedagógicas a partir de problemáticas apontadas nos Conselhos de Classes. O Plano elaborado foi aceito e institucionalizado no Campus de Cacoal como Projeto de Ensino para que a equipe pedagógica pudesse dar continuidade. Concluímos que a referida pesquisa possibilitou diálogos interativos os quais possibilitaram crescimento profissional significativo, tanto dos participantes quanto da pesquisadora. 2017-11-28T17:49:03Z 2017-11-28T17:49:03Z 2017 NASCIMENTO, Andréia Paro do. Conselho de classe e práticas pedagógicas nos cursos técnicos integrados ao ensino médio-IFRO Cacoal/RO. 2017. 166 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2017. http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1875
institution Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia
collection RepositorioUNIR
topic Conselho de classe
Práticas Pedagógicas
Pesquisa-ação
spellingShingle Conselho de classe
Práticas Pedagógicas
Pesquisa-ação
Nascimento, Andréia Paro do
Conselho de classe e práticas pedagógicas nos cursos técnicos integrados ao ensino médio-IFRO Cacoal/RO
topic_facet Conselho de classe
Práticas Pedagógicas
Pesquisa-ação
description Dissertação de Mestrado apresentada como requisito final para obtenção do título de Mestre em Educação Escolar, ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado Profissional, da Universidade Federal de Rondônia.
author Nascimento, Andréia Paro do
author2 Pacífico, Juracy Machado
author2Str Pacífico, Juracy Machado
title Conselho de classe e práticas pedagógicas nos cursos técnicos integrados ao ensino médio-IFRO Cacoal/RO
title_short Conselho de classe e práticas pedagógicas nos cursos técnicos integrados ao ensino médio-IFRO Cacoal/RO
title_full Conselho de classe e práticas pedagógicas nos cursos técnicos integrados ao ensino médio-IFRO Cacoal/RO
title_fullStr Conselho de classe e práticas pedagógicas nos cursos técnicos integrados ao ensino médio-IFRO Cacoal/RO
title_full_unstemmed Conselho de classe e práticas pedagógicas nos cursos técnicos integrados ao ensino médio-IFRO Cacoal/RO
title_sort conselho de classe e práticas pedagógicas nos cursos técnicos integrados ao ensino médio-ifro cacoal/ro
publishDate 2017
url http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1875
_version_ 1787136569261424640
score 11.755432