/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Facebook como ferramenta de interação no ensino de informática
Trabalho Final de Conclusão de Curso - Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado Profissional da Universidade Federal de Rondônia, como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar
Autor principal: | Silva, Andréia Maciel da |
---|---|
Outros Autores: | Bueno, Jose Lucas Pedreira |
Publicado em: |
2017
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1956 |
id |
oai:localhost:123456789-1956 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:123456789-19562018-10-29T19:10:58Z Facebook como ferramenta de interação no ensino de informática Silva, Andréia Maciel da Bueno, Jose Lucas Pedreira Ensino de informática Rede social Facebook Ambiente virtual de aprendizagem Trabalho Final de Conclusão de Curso - Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado Profissional da Universidade Federal de Rondônia, como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar O presente trabalho apresenta as discussões e resultados da execução do projeto de pesquisa “Facebook como ferramenta de interação no ensino de informática”. A pesquisa foi desenvolvida no Instituto Federal de Rondônia campus Cacoal com os alunos do 1º período do Curso Técnico em Agropecuária Subsequente ao Ensino Médio. O objetivo geral do projeto foi atuar no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do curso já referido, no ensino da disciplina de “Introdução à Informática”, procurando fornecer subsídios para desenvolver interações que privilegiem a aprendizagem por meio do Facebook. Como objetivos específicos, tinha-se: construir, com os alunos, um ambiente virtual de aprendizagem (um grupo fechado) no Facebook; exemplificar e colaborar com os diversos conteúdos de informática, com o grupo de estudantes, usando o espaço virtual criado no Facebook para possibilitar a aprendizagem de forma síncrona e assíncrona; realizar um estudo com autores que pesquisam redes sociais; e, analisar a participação dos alunos nas atividades propostas, no Facebook, sob uma visão de autonomia do processo de aprender a aprender; propor um curso de extensão para os professores de como trabalhar com o Facebook em sala de aula. Os aportes teóricos foram fundamentados, principalmente, nos seguintes autores: Recuero (2014) e Castells (1999), discutindo a respeito de redes sociais; Thiollent (2011), abordando a pesquisa-ação; Libâneo (2012) e Freire (1996), tratando a respeito de práticas pedagógicas. A metodologia aplicada foi da pesquisa-ação, coesa com a proposta do projeto, que era estabelecer uma intervenção em uma realidade pedagógica visando à melhoria da qualidade do ensino. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: a entrevista semiestruturada, a observação participante, o diário de campo e a pesquisa documental. Os resultados encontrados nesta pesquisa demonstraram que o Facebook é um espaço propício para trabalhar diversos conteúdos de ensino-aprendizagem na modalidade de Educação a Distância. 2017-12-14T20:00:23Z 2017-12-14T20:00:23Z 2016 SILVA, Andréia Maciel da. Facebook como ferramenta de interação no ensino de informática. 2016. 110 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2016. http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1956 |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia |
collection |
RepositorioUNIR |
topic |
Ensino de informática Rede social Ambiente virtual de aprendizagem |
spellingShingle |
Ensino de informática Rede social Ambiente virtual de aprendizagem Silva, Andréia Maciel da Facebook como ferramenta de interação no ensino de informática |
topic_facet |
Ensino de informática Rede social Ambiente virtual de aprendizagem |
description |
Trabalho Final de Conclusão de Curso -
Dissertação de Mestrado apresentada ao
Programa de Pós-Graduação em Educação
Escolar - Mestrado Profissional da
Universidade Federal de Rondônia, como
requisito final para a obtenção do título de
Mestre em Educação Escolar |
author |
Silva, Andréia Maciel da |
author2 |
Bueno, Jose Lucas Pedreira |
author2Str |
Bueno, Jose Lucas Pedreira |
title |
Facebook como ferramenta de interação no ensino de informática |
title_short |
Facebook como ferramenta de interação no ensino de informática |
title_full |
Facebook como ferramenta de interação no ensino de informática |
title_fullStr |
Facebook como ferramenta de interação no ensino de informática |
title_full_unstemmed |
Facebook como ferramenta de interação no ensino de informática |
title_sort |
facebook como ferramenta de interação no ensino de informática |
publishDate |
2017 |
url |
http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1956 |
_version_ |
1787136581224628224 |
score |
11.753735 |