Facebook como ferramenta de interação no ensino de informática

Trabalho Final de Conclusão de Curso - Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado Profissional da Universidade Federal de Rondônia, como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar

Autor principal: Silva, Andréia Maciel da
Outros Autores: Bueno, Jose Lucas Pedreira
Publicado em: 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1956
id oai:localhost:123456789-1956
recordtype dspace
spelling oai:localhost:123456789-19562018-10-29T19:10:58Z Facebook como ferramenta de interação no ensino de informática Silva, Andréia Maciel da Bueno, Jose Lucas Pedreira Ensino de informática Rede social Facebook Ambiente virtual de aprendizagem Trabalho Final de Conclusão de Curso - Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado Profissional da Universidade Federal de Rondônia, como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar O presente trabalho apresenta as discussões e resultados da execução do projeto de pesquisa “Facebook como ferramenta de interação no ensino de informática”. A pesquisa foi desenvolvida no Instituto Federal de Rondônia campus Cacoal com os alunos do 1º período do Curso Técnico em Agropecuária Subsequente ao Ensino Médio. O objetivo geral do projeto foi atuar no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do curso já referido, no ensino da disciplina de “Introdução à Informática”, procurando fornecer subsídios para desenvolver interações que privilegiem a aprendizagem por meio do Facebook. Como objetivos específicos, tinha-se: construir, com os alunos, um ambiente virtual de aprendizagem (um grupo fechado) no Facebook; exemplificar e colaborar com os diversos conteúdos de informática, com o grupo de estudantes, usando o espaço virtual criado no Facebook para possibilitar a aprendizagem de forma síncrona e assíncrona; realizar um estudo com autores que pesquisam redes sociais; e, analisar a participação dos alunos nas atividades propostas, no Facebook, sob uma visão de autonomia do processo de aprender a aprender; propor um curso de extensão para os professores de como trabalhar com o Facebook em sala de aula. Os aportes teóricos foram fundamentados, principalmente, nos seguintes autores: Recuero (2014) e Castells (1999), discutindo a respeito de redes sociais; Thiollent (2011), abordando a pesquisa-ação; Libâneo (2012) e Freire (1996), tratando a respeito de práticas pedagógicas. A metodologia aplicada foi da pesquisa-ação, coesa com a proposta do projeto, que era estabelecer uma intervenção em uma realidade pedagógica visando à melhoria da qualidade do ensino. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: a entrevista semiestruturada, a observação participante, o diário de campo e a pesquisa documental. Os resultados encontrados nesta pesquisa demonstraram que o Facebook é um espaço propício para trabalhar diversos conteúdos de ensino-aprendizagem na modalidade de Educação a Distância. 2017-12-14T20:00:23Z 2017-12-14T20:00:23Z 2016 SILVA, Andréia Maciel da. Facebook como ferramenta de interação no ensino de informática. 2016. 110 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2016. http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1956
institution Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia
collection RepositorioUNIR
topic Ensino de informática
Rede social
Facebook
Ambiente virtual de aprendizagem
spellingShingle Ensino de informática
Rede social
Facebook
Ambiente virtual de aprendizagem
Silva, Andréia Maciel da
Facebook como ferramenta de interação no ensino de informática
topic_facet Ensino de informática
Rede social
Facebook
Ambiente virtual de aprendizagem
description Trabalho Final de Conclusão de Curso - Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado Profissional da Universidade Federal de Rondônia, como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar
author Silva, Andréia Maciel da
author2 Bueno, Jose Lucas Pedreira
author2Str Bueno, Jose Lucas Pedreira
title Facebook como ferramenta de interação no ensino de informática
title_short Facebook como ferramenta de interação no ensino de informática
title_full Facebook como ferramenta de interação no ensino de informática
title_fullStr Facebook como ferramenta de interação no ensino de informática
title_full_unstemmed Facebook como ferramenta de interação no ensino de informática
title_sort facebook como ferramenta de interação no ensino de informática
publishDate 2017
url http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1956
_version_ 1787136581224628224
score 11.674752