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Intensidade de Participação Social dos Conselhos Gestores de Educação no Município de Vilhena, Rondônia

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Vilhena, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Prof. Me. Alexandre de Freitas Carneiro.

Autor principal: Castro, Aquesia Moreira de
Grau: Outros
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Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2314
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spelling oai:localhost:123456789-23142018-10-26T20:10:06Z Intensidade de Participação Social dos Conselhos Gestores de Educação no Município de Vilhena, Rondônia Castro, Aquesia Moreira de Educação Conselhos Gestores Democracia Participativa Participação Social Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Vilhena, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Prof. Me. Alexandre de Freitas Carneiro. Este estudo busca analisar a intensidade de participação social na educação municipal de Vilhena, Rondônia, por meio dos Conselhos Gestores da Educação, e conforme o exposto no Estatuto da Cidade, no que se refere à participação popular nas tomadas de decisões da gestão pública. Trata-se de um estudo de caso com abordagem mista e de caráter descritivo. Aplicouse análise documental, observação e um questionário contendo 12 questões (4 objetivas, 3 abertas e 5 de escalas do tipo Likert) durante as reuniões dos conselhos. A amostra contou com 17 conselheiros dos 54 previstos. Os resultados apontaram que os conselhos se caracterizam mais como um espaço representativo do que participativo, tendo em vista que os interesses das instituições de origem ainda têm um papel muito relevante nas tomadas de decisões dos conselhos. O estudo mostrou, através das declarações dos respondentes, que a população não tem demonstrado interesse em participar das deliberações dos conselhos e formar assim uma democracia participativa. Foi possível concluir que o nível de participação social no município ainda é muito baixo e que, devem ser adotadas medidas que despertem na população o interesse de participarem das decisões do município que é um direito instituído na legislação e ainda desconhecido por muitos. 2018-10-26T19:54:53Z 2018-10-26T19:54:53Z 2018 Other CASTRO, A. M. de. Intensidade de Participação Social dos Conselhos Gestores de Educação no Município de Vilhena, Rondônia. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2018. http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2314 other
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