Outros

Sentidos de alfabetização e letramento no discurso de professores de uma escola municipal de Ariquemes-RO

Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof.(a) Dra. Ilka de Oliveira Mota.

Autor principal: Santos, Elizete Ribeiro dos
Grau: Outros
Publicado em: 2014
Assuntos:
Acesso em linha: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/333
id oai:localhost:123456789-333
recordtype dspace
spelling oai:localhost:123456789-3332018-10-29T19:10:41Z Sentidos de alfabetização e letramento no discurso de professores de uma escola municipal de Ariquemes-RO Santos, Elizete Ribeiro dos Alfabetização - Letramento Práticas pedagógicas Ensino público - Professores Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof.(a) Dra. Ilka de Oliveira Mota. Essa monografia foi realizada com o intuito de delinear as especificidades que constituem os processos de alfabetização e letramento. Com base na bibliografia pesquisada, vimos que embora apresentem diferenças, os mesmos não podem ser dissociados, ou seja, um completa o outro. Devido às muitas especulações e confusões referentes a esse tema, surgiu a ideia de pesquisar e buscar respostas para muitas indagações sobre este tema. Para isso, trabalhamos com professores do ensino fundamental de uma escola pública municipal na cidade de Ariquemes, Estado de Rondônia, a fim de compreender os sentidos de alfabetização e letramento presentes na fala e prática pedagógica dos professores envolvidos na pesquisa. Pudemos observar que para os professores não há diferença entre letramento e alfabetização, o que apaga a especificidade de cada um. O estudo em pauta foi realizado com pesquisa bibliográfica em livros impressos e sites de buscas em acervos de entidades confiáveis de autores renomados sobre o assunto, sendo produtivos às questões que levantamos. Realizamos pesquisa de campo na escola eleita por nós a fim de compreender as questões entorno da alfabetização e letramento. 2014-10-16T18:43:06Z 2014-10-16T18:43:06Z 2014 Other SANTOS, E. R. Sentidos de alfabetização e letramento no discurso de professores de uma escola municipal de Ariquemes-RO. 2013, 62 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2014. http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/333
institution Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia
collection RepositorioUNIR
topic Alfabetização - Letramento
Práticas pedagógicas
Ensino público - Professores
spellingShingle Alfabetização - Letramento
Práticas pedagógicas
Ensino público - Professores
Santos, Elizete Ribeiro dos
Sentidos de alfabetização e letramento no discurso de professores de uma escola municipal de Ariquemes-RO
topic_facet Alfabetização - Letramento
Práticas pedagógicas
Ensino público - Professores
description Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof.(a) Dra. Ilka de Oliveira Mota.
format Outros
author Santos, Elizete Ribeiro dos
title Sentidos de alfabetização e letramento no discurso de professores de uma escola municipal de Ariquemes-RO
title_short Sentidos de alfabetização e letramento no discurso de professores de uma escola municipal de Ariquemes-RO
title_full Sentidos de alfabetização e letramento no discurso de professores de uma escola municipal de Ariquemes-RO
title_fullStr Sentidos de alfabetização e letramento no discurso de professores de uma escola municipal de Ariquemes-RO
title_full_unstemmed Sentidos de alfabetização e letramento no discurso de professores de uma escola municipal de Ariquemes-RO
title_sort sentidos de alfabetização e letramento no discurso de professores de uma escola municipal de ariquemes-ro
publishDate 2014
url http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/333
_version_ 1787136387815833600
score 11.753735