/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Outros
Sentidos de alfabetização e letramento no discurso de professores de uma escola municipal de Ariquemes-RO
Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof.(a) Dra. Ilka de Oliveira Mota.
Autor principal: | Santos, Elizete Ribeiro dos |
---|---|
Grau: | Outros |
Publicado em: |
2014
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/333 |
id |
oai:localhost:123456789-333 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:123456789-3332018-10-29T19:10:41Z Sentidos de alfabetização e letramento no discurso de professores de uma escola municipal de Ariquemes-RO Santos, Elizete Ribeiro dos Alfabetização - Letramento Práticas pedagógicas Ensino público - Professores Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof.(a) Dra. Ilka de Oliveira Mota. Essa monografia foi realizada com o intuito de delinear as especificidades que constituem os processos de alfabetização e letramento. Com base na bibliografia pesquisada, vimos que embora apresentem diferenças, os mesmos não podem ser dissociados, ou seja, um completa o outro. Devido às muitas especulações e confusões referentes a esse tema, surgiu a ideia de pesquisar e buscar respostas para muitas indagações sobre este tema. Para isso, trabalhamos com professores do ensino fundamental de uma escola pública municipal na cidade de Ariquemes, Estado de Rondônia, a fim de compreender os sentidos de alfabetização e letramento presentes na fala e prática pedagógica dos professores envolvidos na pesquisa. Pudemos observar que para os professores não há diferença entre letramento e alfabetização, o que apaga a especificidade de cada um. O estudo em pauta foi realizado com pesquisa bibliográfica em livros impressos e sites de buscas em acervos de entidades confiáveis de autores renomados sobre o assunto, sendo produtivos às questões que levantamos. Realizamos pesquisa de campo na escola eleita por nós a fim de compreender as questões entorno da alfabetização e letramento. 2014-10-16T18:43:06Z 2014-10-16T18:43:06Z 2014 Other SANTOS, E. R. Sentidos de alfabetização e letramento no discurso de professores de uma escola municipal de Ariquemes-RO. 2013, 62 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2014. http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/333 |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia |
collection |
RepositorioUNIR |
topic |
Alfabetização - Letramento Práticas pedagógicas Ensino público - Professores |
spellingShingle |
Alfabetização - Letramento Práticas pedagógicas Ensino público - Professores Santos, Elizete Ribeiro dos Sentidos de alfabetização e letramento no discurso de professores de uma escola municipal de Ariquemes-RO |
topic_facet |
Alfabetização - Letramento Práticas pedagógicas Ensino público - Professores |
description |
Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof.(a) Dra. Ilka de Oliveira Mota. |
format |
Outros |
author |
Santos, Elizete Ribeiro dos |
title |
Sentidos de alfabetização e letramento no discurso de professores de uma escola municipal de Ariquemes-RO |
title_short |
Sentidos de alfabetização e letramento no discurso de professores de uma escola municipal de Ariquemes-RO |
title_full |
Sentidos de alfabetização e letramento no discurso de professores de uma escola municipal de Ariquemes-RO |
title_fullStr |
Sentidos de alfabetização e letramento no discurso de professores de uma escola municipal de Ariquemes-RO |
title_full_unstemmed |
Sentidos de alfabetização e letramento no discurso de professores de uma escola municipal de Ariquemes-RO |
title_sort |
sentidos de alfabetização e letramento no discurso de professores de uma escola municipal de ariquemes-ro |
publishDate |
2014 |
url |
http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/333 |
_version_ |
1787136387815833600 |
score |
11.753735 |