/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Organizações empresariais e o meio ambiente: da gestão ambiental à evidenciação dos resultados
As significativas mudanças socioeconômicas ocorridas nas últimas décadas do século XX desencadearam a discussão de questões inovadoras agregadas a rotina administrativa das empresas. Nesse cenário, itens como capital intelectual, responsabilidade social e preservação ambiental são exemplos de inovaç...
Autor principal: | Dal Magro, Eleonice de Fatima |
---|---|
Outros Autores: | Oliveira, Eliese Moreira de |
Grau: | Artigo |
Idioma: | other |
Publicado em: |
Revista de Administração e Negócios da Amazônia
2014
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/46 |
Resumo: |
---|
As significativas mudanças socioeconômicas ocorridas nas últimas décadas do século
XX desencadearam a discussão de questões inovadoras agregadas a rotina
administrativa das empresas. Nesse cenário, itens como capital intelectual,
responsabilidade social e preservação ambiental são exemplos de inovações temáticas e
de postura gerencial que apresentam impacto significativo na estrutura econômicofinanceira
das empresas, a ponto de os demonstrativos financeiros nos seus moldes
tradicionais não suprirem mais as necessidades informativas no ambiente
organizacional. Tais fatos desencadearam uma busca por novas alternativas para
acompanhamento e análise dos impactos ambientais causados pelas atividades
empresariais, impulsionando a gestão ambiental e a consequênte evidenciação das ações
empresariais no que tange o meio ambiente, o que pode ocorrer por meio de
mecanismos próprios da contabilidade, como é o caso do Balanço Social e da
Demonstração do Valor Adicionado, ou do cumprimento de normas legais concernentes
à instalação e funcionamento. Assim, ao se considerar a Gestão Ambiental no contexto
empresarial, percebe-se que ela desempenha papel de suma importância, principalmente
na estratégia de atuação devido ao aumento do grau de sensibilidade para com o meio
ambiente percebido em escala planetária, o que culmina por gerar mudanças
significativas na postura da empresa frente a sua atuação. |