Trabalho de Conclusão de Curso

A alfabetização ecológica na formação do técnico nível médio em edificações

The study presented here arose from the environmental crisis we have been experiencing; we believe that the understanding of this crisis process, as well as the elements that may minimize it, is of fundamental importance for all professionals, but especially for those who work in construction,...

ver descrição completa

Autor principal: Garcês, Lucas Maia
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1015
id oai:localhost:4321-1015
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-10152022-11-23T21:12:55Z A alfabetização ecológica na formação do técnico nível médio em edificações Garcês, Lucas Maia Anic, Cinara Calvi http://lattes.cnpq.br/1702387634067240 Anic, Cinara Calvi http://lattes.cnpq.br/1702387634067240 Paes, Lucilene da Silva http://lattes.cnpq.br/0653747630550456 Cintrão, Núbia Lira Ecologia Meio ambiente Sustentabilidade CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA The study presented here arose from the environmental crisis we have been experiencing; we believe that the understanding of this crisis process, as well as the elements that may minimize it, is of fundamental importance for all professionals, but especially for those who work in construction, given the impacts caused by construction of the works. Thus, we seek to answer the following research problem: What elements can be observed in the training process of the building technician that manifest signs of ecological literacy? To this end, we take Capra's precepts on ecological literacy as a reference, having as an institutional context of the research, the integrated high school technical course offered by IFAM. We follow the qualitative research and use questionnaires with open and closed questions, as well as documentary analysis, to identify evidence of ecological literacy among 22 students enrolled in the 3rd year of that course. After analyzing the built data, we found that there are elements that indicate a basic level of ecological literacy among students, however, there is some confusion between basic concepts related to Ecology. It was also possible to verify that, in the legal documents that guide the analyzed course, the formation of the building technician and the Basic Education as a whole, shows the necessity and importance of addressing the environmental issues in the formative process, as a way to life. sustainable. With this research, we hope to enable further discussions and reflections on the importance of ecological literacy for the building technician. : O estudo aqui apresentado surgiu diante da crise ambiental que temos vivenciado; consideramos que a compreensão deste processo de crise, bem como dos elementos que podem a vir a minimizá-las, é de fundamental importância para todos os profissionais, mas, especialmente, para àqueles que trabalham na construção civil, tendo em vista os impactos causados na construção das obras. Assim, buscamos responder ao seguinte problema de pesquisa: Quais elementos podem ser observados no processo formativo do técnico em Edificações que manifestam indícios de alfabetização ecológica? Para tanto, tomamos por referência os preceitos de Capra sobre a alfabetização ecológica tendo, como contexto institucional da pesquisa, o curso técnico nível médio em Edificações, forma integrada, oferecido pelo IFAM. Pautamo-nos na pesquisa qualitativa e utilizamos questionários com perguntas abertas e fechadas, além de análise documental, para identificarmos indícios de alfabetização ecológica dentre 22 alunos matriculados no 3º ano do referido curso. Após a análise dos dados construídos, verificamos que há elementos que indicam um nível básico de alfabetização ecológica dentre os estudantes havendo, entretanto, alguma confusão entre conceitos básicos relativos à Ecologia. Também foi possível verificarmos que, nos documentos legais que norteiam o curso analisado, a formação do técnico em Edificações e a Educação Básica como um todo, consta a necessidade e importância de se abordar as questões ambientais no processo formativo, como um caminho para a vida sustentável. Esperamos, com essa pesquisa, possibilitarmos maiores discussões e reflexões sobre a importância da alfabetização ecológica para o técnico em Edificações. 2022-10-11T20:55:29Z 2022-10-11 2022-10-11T20:55:29Z 2019-12-05 Trabalho de Conclusão de Curso GARCÊS, Lucas Maia. A alfabetização ecológica na formação do técnico nível médio em edificações. 2019. 53 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1015 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Ecologia
Meio ambiente
Sustentabilidade
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
spellingShingle Ecologia
Meio ambiente
Sustentabilidade
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
Garcês, Lucas Maia
A alfabetização ecológica na formação do técnico nível médio em edificações
topic_facet Ecologia
Meio ambiente
Sustentabilidade
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
description The study presented here arose from the environmental crisis we have been experiencing; we believe that the understanding of this crisis process, as well as the elements that may minimize it, is of fundamental importance for all professionals, but especially for those who work in construction, given the impacts caused by construction of the works. Thus, we seek to answer the following research problem: What elements can be observed in the training process of the building technician that manifest signs of ecological literacy? To this end, we take Capra's precepts on ecological literacy as a reference, having as an institutional context of the research, the integrated high school technical course offered by IFAM. We follow the qualitative research and use questionnaires with open and closed questions, as well as documentary analysis, to identify evidence of ecological literacy among 22 students enrolled in the 3rd year of that course. After analyzing the built data, we found that there are elements that indicate a basic level of ecological literacy among students, however, there is some confusion between basic concepts related to Ecology. It was also possible to verify that, in the legal documents that guide the analyzed course, the formation of the building technician and the Basic Education as a whole, shows the necessity and importance of addressing the environmental issues in the formative process, as a way to life. sustainable. With this research, we hope to enable further discussions and reflections on the importance of ecological literacy for the building technician.
author_additional Anic, Cinara Calvi
author_additionalStr Anic, Cinara Calvi
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Garcês, Lucas Maia
title A alfabetização ecológica na formação do técnico nível médio em edificações
title_short A alfabetização ecológica na formação do técnico nível médio em edificações
title_full A alfabetização ecológica na formação do técnico nível médio em edificações
title_fullStr A alfabetização ecológica na formação do técnico nível médio em edificações
title_full_unstemmed A alfabetização ecológica na formação do técnico nível médio em edificações
title_sort alfabetização ecológica na formação do técnico nível médio em edificações
publisher Brasil
publishDate 2022
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1015
_version_ 1787149955917414400
score 11.755432