Trabalho de Conclusão de Curso

Uma proposta de educação ambiental quanto a reserva Adolpho Ducke para alunos do ensino fundamental

The Forest Reserve Adolpho Ducke has a 10.000 square meter open-air scientific laboratory in the Amazon, its solid ground forest has a wealth of animals and plant that arouses the interest of researchers from all over the world and the curiosity of elementary school students of the schools aro...

ver descrição completa

Autor principal: Dantas, José de Lima
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1048
id oai:localhost:4321-1048
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-10482022-10-26T18:48:30Z Uma proposta de educação ambiental quanto a reserva Adolpho Ducke para alunos do ensino fundamental Dantas, José de Lima Paes, Lucilene da Silva http://lattes.cnpq.br/0653747630550456 Rosa, Letícia de Oliveira http://lattes.cnpq.br/6822971088397299 Paes, Lucilene da Silva http://lattes.cnpq.br/0653747630550456 Enriconi, Adriana http://lattes.cnpq.br/4273322336883518 Preservação ambiental Reserva Ducke Cidadania Ciências CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL The Forest Reserve Adolpho Ducke has a 10.000 square meter open-air scientific laboratory in the Amazon, its solid ground forest has a wealth of animals and plant that arouses the interest of researchers from all over the world and the curiosity of elementary school students of the schools around this Environmental Preservation Area (EPA). For this reason, it was aimed to evidence the knowledge of the students of the State School Professora Tereza Siqueira Tupinambá, located in the northern part of the city of Manaus-AM, about the Adolpho Ducke Forest Reserve. A questionnaire was applied to measure learners' knowledge, the results showed that more than 75% of them did not know the location of the reserve by its name and the activities that are developed in it, and approximately 86% believe there is no restriction to enter the same path constructed by residents of the community without proper authorization, have also shown that they are unaware of the natural risks that exist in this area of the forest. In response to the results, lectures were given on environmental education with the objective of assisting students in the role played by the reserve, its creation, biodiversity, aspects of animals and plants, water resources and impacts caused by anthropic action. They were instructed to know this conservation unit in a safer and healthier way, allowing with this, a greater learning in the area of sciences and a citizen training more conscious and responsible for the conservation and maintenance of our natural resources. A Reserva Florestal Adolpho Ducke possui 10.000m2 é um laboratório científico a céu aberto bastante estudado na Amazônia, sua floresta de terra firme possui uma riqueza de fauna e flora que desperta o interesse de pesquisadores de todo o mundo e a curiosidade dos alunos do ensino fundamental das escolas do entorno desta Área de Preservação Ambiental (APA). Por esse motivo objetivou-se evidenciar o conhecimento dos alunos da Escola Estadual Professora Tereza Siqueira Tupinambá, localizada na zona norte da cidade de Manaus-AM, acerca da Reserva Florestal Adolpho Ducke. Foi aplicado um questionário para mensurar o saber dos educandos, os resultados demonstraram que mais de 75% deles desconheciam a localização da Reserva pelo nome e as atividades que nela são desenvolvidas, além de aproximadamente 86% acreditarem não haver nenhuma restrição entrar na mesma pelos caminhos construídos por moradores da comunidade sem a devida autorização, demonstraram também desconhecer os riscos naturais existentes nesta área de floresta. Em resposta aos resultados, foram realizadas palestras de educação ambiental com objetivos de auxiliar os estudantes sobre papel desempenhado pela reserva, sua criação, biodiversidade, aspectos da flora, fauna, recursos hídricos, impactos causados pela ação antrópica. Os mesmos foram instruídos a conhecer esta unidade de conservação de maneira mais segura e saudável, possibilitando com isto, um maior aprendizado na área de ciências e uma formação cidadã mais conscientes e responsáveis pela conservação e manutenção dos nossos recursos naturais. 2022-10-26T14:57:52Z 2022-10-26 2022-10-26T14:57:52Z 2017-07-27 Trabalho de Conclusão de Curso DANTAS, José de Lima. Uma proposta de educação ambiental quanto a reserva Adolpho Ducke para alunos do ensino fundamental. 2017. 52 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2017. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1048 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Preservação ambiental
Reserva Ducke
Cidadania
Ciências
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
spellingShingle Preservação ambiental
Reserva Ducke
Cidadania
Ciências
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Dantas, José de Lima
Uma proposta de educação ambiental quanto a reserva Adolpho Ducke para alunos do ensino fundamental
topic_facet Preservação ambiental
Reserva Ducke
Cidadania
Ciências
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
description The Forest Reserve Adolpho Ducke has a 10.000 square meter open-air scientific laboratory in the Amazon, its solid ground forest has a wealth of animals and plant that arouses the interest of researchers from all over the world and the curiosity of elementary school students of the schools around this Environmental Preservation Area (EPA). For this reason, it was aimed to evidence the knowledge of the students of the State School Professora Tereza Siqueira Tupinambá, located in the northern part of the city of Manaus-AM, about the Adolpho Ducke Forest Reserve. A questionnaire was applied to measure learners' knowledge, the results showed that more than 75% of them did not know the location of the reserve by its name and the activities that are developed in it, and approximately 86% believe there is no restriction to enter the same path constructed by residents of the community without proper authorization, have also shown that they are unaware of the natural risks that exist in this area of the forest. In response to the results, lectures were given on environmental education with the objective of assisting students in the role played by the reserve, its creation, biodiversity, aspects of animals and plants, water resources and impacts caused by anthropic action. They were instructed to know this conservation unit in a safer and healthier way, allowing with this, a greater learning in the area of sciences and a citizen training more conscious and responsible for the conservation and maintenance of our natural resources.
author_additional Paes, Lucilene da Silva
author_additionalStr Paes, Lucilene da Silva
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Dantas, José de Lima
title Uma proposta de educação ambiental quanto a reserva Adolpho Ducke para alunos do ensino fundamental
title_short Uma proposta de educação ambiental quanto a reserva Adolpho Ducke para alunos do ensino fundamental
title_full Uma proposta de educação ambiental quanto a reserva Adolpho Ducke para alunos do ensino fundamental
title_fullStr Uma proposta de educação ambiental quanto a reserva Adolpho Ducke para alunos do ensino fundamental
title_full_unstemmed Uma proposta de educação ambiental quanto a reserva Adolpho Ducke para alunos do ensino fundamental
title_sort uma proposta de educação ambiental quanto a reserva adolpho ducke para alunos do ensino fundamental
publisher Brasil
publishDate 2022
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1048
_version_ 1787149961264103424
score 11.755432