Dissertação

Pedagogia de projetos e formação humana integral: as contribuições dos projetos na Educação Profissional e Tecnológica

The present research was based on the need to discuss the relationship between the pedagogy of Projects and Integral Human Formation, seeking, in a systematic and critical way, to overcome the teaching-learning vision detached from a critical, inventive and committed formation with social transforma...

ver descrição completa

Autor principal: Silva Sobrinho, Moysés Hassan da
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1092
id oai:localhost:4321-1092
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-10922022-12-26T20:05:24Z Pedagogia de projetos e formação humana integral: as contribuições dos projetos na Educação Profissional e Tecnológica Silva Sobrinho, Moysés Hassan da Queiroz Neto, José Pinheiro de http://lattes.cnpq.br/8055796489225138 Queiroz Neto, José Pinheiro de http://lattes.cnpq.br/8055796489225138 Souza, Ana Cláudia Ribeiro de http://lattes.cnpq.br/7472602272780097 Miguez, Ricardo Correia http://lattes.cnpq.br/2451011046370792 Pedagogia de projetos Formação humana integral Educação Profissional e Tecnológica CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM The present research was based on the need to discuss the relationship between the pedagogy of Projects and Integral Human Formation, seeking, in a systematic and critical way, to overcome the teaching-learning vision detached from a critical, inventive and committed formation with social transformation. Therefore, it was proposed to analyze the use of Project Pedagogy as an active methodology in the integral human formation of students, perceiving them as active subjects of their learning process. During the research, the main characteristics of the Pedagogy of Projects and its contributions to the formation of Integral Humanity are highlighted. For that, a case study of a 2nd year class of the Technical Course in Administration in the Integrated Form of the IFAM campus Coari was developed, in order to point out the discoveries made and the results achieved after the reflection and analysis of the process. Data collection was carried out through the application of questionnaires and semi structured interviews. The results had their data tabulated and submitted to the treatment of the Discursive Textual Analysis methodology, which indicate that the pedagogy of projects contributed significantly to the integral development of the students. As an educational product of this research, a Pedagogical Orientation Guide was developed for the use of project pedagogy in Vocational and Technological Education. A presente pesquisa se assentou na necessidade de discutir as relações entre a pedagogia de Projetos e Formação Humana Integral, buscando, de forma sistemática e crítica, superar a visão de ensino-aprendizagem desvinculada de uma formação crítica, inventiva e comprometida com a transformação social. Para tanto, se propôs a analisar a utilização da Pedagogia de Projetos como metodologia ativa na formação humana integral dos discentes, percebendo-os como sujeitos ativos de seu processo de aprendizagem. Durante a pesquisa, são destacadas as principais características da Pedagogia de Projetos e suas contribuições para a formação Humana Integral. Para tanto, foi desenvolvido um estudo de caso de uma turma de 2º ano do curso Técnico em Administração na Forma Integrada do IFAM campus Coari, de modo a apontar as descobertas realizadas e os resultados alcançados após a reflexão e análise do processo. O levantamento de dados foi feito a partir da aplicação de questionários e entrevista semiestruturada. Os resultados tiveram seus dados tabulados e submetidos ao tratamento da metodologia de Analise Textual Discursiva, os quais indicam que a pedagogia de projetos contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento integral dos discentes. Como produto educacional desta pesquisa, foi desenvolvido um Guia de Orientações Pedagógicas para utilização da pedagogia de projetos na Educação Profissional e Tecnológica. 2022-12-26T20:05:24Z 2022-12-26 2022-12-26T20:05:24Z 2022-07-15 Dissertação SILVA SOBRINHO, Moysés Hassan da. Pedagogia de projetos e formação humana integral: as contribuições dos projetos na Educação Profissional e Tecnológica. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2022. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1092 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Pedagogia de projetos
Formação humana integral
Educação Profissional e Tecnológica
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Pedagogia de projetos
Formação humana integral
Educação Profissional e Tecnológica
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Silva Sobrinho, Moysés Hassan da
Pedagogia de projetos e formação humana integral: as contribuições dos projetos na Educação Profissional e Tecnológica
topic_facet Pedagogia de projetos
Formação humana integral
Educação Profissional e Tecnológica
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description The present research was based on the need to discuss the relationship between the pedagogy of Projects and Integral Human Formation, seeking, in a systematic and critical way, to overcome the teaching-learning vision detached from a critical, inventive and committed formation with social transformation. Therefore, it was proposed to analyze the use of Project Pedagogy as an active methodology in the integral human formation of students, perceiving them as active subjects of their learning process. During the research, the main characteristics of the Pedagogy of Projects and its contributions to the formation of Integral Humanity are highlighted. For that, a case study of a 2nd year class of the Technical Course in Administration in the Integrated Form of the IFAM campus Coari was developed, in order to point out the discoveries made and the results achieved after the reflection and analysis of the process. Data collection was carried out through the application of questionnaires and semi structured interviews. The results had their data tabulated and submitted to the treatment of the Discursive Textual Analysis methodology, which indicate that the pedagogy of projects contributed significantly to the integral development of the students. As an educational product of this research, a Pedagogical Orientation Guide was developed for the use of project pedagogy in Vocational and Technological Education.
author_additional Queiroz Neto, José Pinheiro de
author_additionalStr Queiroz Neto, José Pinheiro de
format Dissertação
author Silva Sobrinho, Moysés Hassan da
title Pedagogia de projetos e formação humana integral: as contribuições dos projetos na Educação Profissional e Tecnológica
title_short Pedagogia de projetos e formação humana integral: as contribuições dos projetos na Educação Profissional e Tecnológica
title_full Pedagogia de projetos e formação humana integral: as contribuições dos projetos na Educação Profissional e Tecnológica
title_fullStr Pedagogia de projetos e formação humana integral: as contribuições dos projetos na Educação Profissional e Tecnológica
title_full_unstemmed Pedagogia de projetos e formação humana integral: as contribuições dos projetos na Educação Profissional e Tecnológica
title_sort pedagogia de projetos e formação humana integral: as contribuições dos projetos na educação profissional e tecnológica
publisher Brasil
publishDate 2022
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1092
_version_ 1787149976977014784
score 11.653393