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Trabalho de Conclusão de Curso
Otimização da resistência de tração de pontos soldados por corrente elétrica – processo solda ponto de uma indústria do polo de duas rodas
Resistance spot welding is the most used process in the assembly of structures, such as: automobiles, trucks, planes, train cars, etc. As an example, in the assembly of car bodies, an average of 5,000 welding points are required. These facts show the importance of this welding process in bodywork as...
Autor principal: | Castro, Carlos Eduardo Carneiro de |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:localhost:4321-11542023-04-11T21:23:07Z Otimização da resistência de tração de pontos soldados por corrente elétrica – processo solda ponto de uma indústria do polo de duas rodas Castro, Carlos Eduardo Carneiro de Costa, Efraim Menezes de Lima http://lattes.cnpq.br/9980364492212137 Costa, Efraim Menezes de Lima http://lattes.cnpq.br/9980364492212137 Pinto, Camila da Costa Melquiades, Miécio de Oliveira Soldagem por pontos Ensaios mecânicos Parametrização CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA Resistance spot welding is the most used process in the assembly of structures, such as: automobiles, trucks, planes, train cars, etc. As an example, in the assembly of car bodies, an average of 5,000 welding points are required. These facts show the importance of this welding process in bodywork assembly due to its efficiency, speed and ease of automation. In addition, resistance spot welding behavior is extremely important for the quality of the entire welded structure. The present work will be focused on the evaluation and study of optimization in the spot welding process on the pole of two wheels, with main focus on the mechanical tensile strength of the welded spots, starting from a statistical method of factorial planning, using the variables that directly influence in the traction values; Then, quality tests were performed to validate the proposed test. The optimization process it was possible to verify that applying a current of 7.5 kA, welding time of 14 milliseconds and electrode force of 189 kgf, it was possible to reach 4667.19 N of spot welding resistance, a gain of 345 N in relative to current resistance. The points of relationship between what we currently have versus what will be proposed were analyzed. Parameter validation tests will be based on macrography tests and mechanical strength with tensile testing. The results showed that the welding in the factors Current and Welding Force presented better mechanical resistance compared with the welding factor Current x Welding Time. The tests proposed in this work will be reported in a document at the company to table and map the parameters in case there are variations in the spot welding process in the future. All solder points with the optimized parameters found by the method presented in this work were approved according to the standard. A soldagem a ponto por resistência é o processo mais usado na montagem de estruturas, tais como: automóveis, caminhões, aviões, vagões de trem e etc. Como exemplo, na montagem das carrocerias de automóveis são necessários em média 5.000 pontos de solda. Estes fatos evidenciam a importância deste processo de soldagem na montagem de carroceria devido a sua eficiência, rapidez e facilidade na automação. Além disso, o comportamento da soldagem a ponto por resistência é extremamente importante para a qualidade de toda a estrutura soldada. O presente trabalho foi voltado para a avaliação e estudo de otimização no processo de soldagem por pontos no polo de duas rodas, com foco principal na resistência mecânica de tração dos pontos soldados, partindo de um método estatístico de planejamento fatorial, utilizando as variáveis que influenciam diretamente nos valores de tração. Em seguida foram feitos testes de qualidade para validar o teste proposto. Foram analisados os pontos de relação entre o que temos atualmente versus o que foi proposto. Os testes para validação dos parâmetros foram embasados nos testes de macrografia e a resistência mecânica com ensaio de tração. o processo de otimização foi possível verificar que aplicando uma corrente de 7,5 kA, tempo de solda de 14 milissegundos e força do eletrodo de 189 kgf, foi possível chegar a 4667,19N de resistência de solda à ponto, um ganho de 345N em relação a resistência atual. Os resultados mostraram que, a soldagem com os fatores Corrente e Força de Solda apresentou-se melhor resistência mecânica comparada com a soldagem fator Corrente x Tempo de solda. Os ensaios propostos neste trabalho foram relatados em documento na empresa para tabelar e mapear os parâmetros caso futuramente ocorra variações no processo de soldagem por pontos. Todos os pontos de solda com os parâmetros otimizados encontrados pelo método apresentado, neste trabalho, foram aprovados conforme norma. Os resultados apontam melhoria no processo e indicam contribuições para a engenharia. 2023-04-11T21:23:07Z 2023-04-10 2023-04-11T21:23:07Z 2023-03-06 Trabalho de Conclusão de Curso CASTRO, Carlos Eduardo Carneiro de. Otimização da resistência de tração de pontos soldados por corrente elétrica – processo solda ponto de uma indústria do polo de duas rodas. 2023. 42 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1154 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Instituto Federal do Amazonas IFAM Engenharia Mecânica Instituto Federal do Amazonas IFAM Engenharia Mecânica Instituto Federal do Amazonas IFAM Engenharia Mecânica |
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Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM |
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two wheels, with main focus on the mechanical tensile strength of the welded spots, starting from a statistical method of factorial planning, using the variables that directly influence in the traction values; Then, quality tests were performed to validate the proposed test. The optimization process it was possible to verify that applying a current of 7.5 kA, welding time of 14 milliseconds and electrode force of 189 kgf, it was possible to reach 4667.19 N of spot welding resistance, a gain of 345 N in relative to current resistance. The points of relationship between what we currently have versus what will
be proposed were analyzed. Parameter validation tests will be based on macrography
tests and mechanical strength with tensile testing. The results showed that the welding in the factors Current and Welding Force presented better mechanical resistance compared with the welding factor Current x Welding Time. The tests proposed in this work will be reported in a document at the company to table and map the parameters in case there are variations in the spot welding process in the future. All solder points with the optimized parameters found by the method presented in this work were
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