/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Avaliação da aprendizagem na formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental I
The dissertation "Assessment for Learning in the Continuing Education of Elementary School Teachers", developed in the line of research "Formative Processes of Teachers on the Technological Education" seeks to discuss an important point for education: Learning Assessment on the Continuing Teac...
Autor principal: | Santiago, Reila Garcia |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1168 |
id |
oai:localhost:4321-1168 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:4321-11682023-05-02T19:56:42Z Avaliação da aprendizagem na formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental I Santiago, Reila Garcia Silva, Josiani Mendes http://lattes.cnpq.br/3756747020230613 Silva, Josiani Mendes http://lattes.cnpq.br/3756747020230613 Anic, Cinara Calvi http://lattes.cnpq.br/1702387634067240 Batista, Eliane Avaliação da aprendizagem Formação continuada Necessidades formativas em aprendizagem da avaliação Educação profissional e tecnológica CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM The dissertation "Assessment for Learning in the Continuing Education of Elementary School Teachers", developed in the line of research "Formative Processes of Teachers on the Technological Education" seeks to discuss an important point for education: Learning Assessment on the Continuing Teacher Education. This qualitative research aims to analyze how Elementary School Teachers are being prepared to take on the important role of evaluators. For that, we need to discuss and reflect on the Evaluation process on the Continuing Education of teachers, using authors such as Luckesi (2014), Hoffmann (2011), Demo (2004), Gatti (2014), Villas Boas and Soares (2016), among others, as a knowledge base on the subject. This research sought to answer the following question: How are teachers in the early years of Elementary School I being prepared to assume the essential role of evaluative teachers in the classroom? For the application of the research, we used a structured interview as a data collection tool. The research subjects were Elementary School Teachers that work in a public school in Manaus. The collected data was structured and interpreted according to the Bardin's Content Analysis technique (2016), which has 3 phases: 1) Pre Analysis; 2) Exploration of the material; and 3) treatment of the results. The analysis result indicates that teachers, after graduating from college and as they work as professors, are not fully ready to take on the role of evaluators, because they lack theoretical elements to support their evaluative practices, and can only rely on their experiences as students. The data also show the need of Continuing Education on Assessment of Learning through notes made by the interviewed teachers. With these results in mind, we proposed an Educational Product in the form of a Workshop. This workshop aims to help the Continuing Education in Assessment of Learning through discussion and reflection on the functions and objectives of assessment, and with that we hope to help the training of teachers on the subject. The product born from the research of the dissertation was subjected to an Ad-hoc commission, formed by the participants of the research, master teachers and doctors that work in the Basic Schools and Colleges. They made their contributions and approved the Educational Produc A dissertação “A avaliação da Aprendizagem na Formação Continuada de Professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental I”, desenvolvida na Linha de Pesquisa: Processos Formativos de Professores no Ensino Tecnológico do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (PPGET), busca discutir um tema central para a educação referente a avaliação da aprendizagem no espaço de formação continuada de professores. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, com o objetivo de analisar como os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental I estão sendo preparados para assumir o essencial papel de docentes avaliadores. Para tanto, consideramos necessário discutir e refletir sobre o processo avaliativo no espaço de formação continuada de professores, tomando por base autores como Luckesi (2014), Hoffmann (2011), Demo (2004), Gatti (2014), Villas Boas e Soares (2016), entre outros. Esta pesquisa buscou responder ao seguinte problema: Como os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental I estão sendo preparados para assumir o essencial papel de docentes avaliadores em sala de aula? Para a aplicação da pesquisa, utilizamos como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa foram professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental I que atuam em uma escola municipal de Manaus. Os dados coletados nas entrevistas foram estruturados e interpretados por meio da Técnica de Análise de Conteúdo, segundo Bardin (2016), estruturada em três fases: 1) pré-análise; 2) exploração do material e 3) tratamento dos resultados. O resultado da análise indica que os professores, após concluírem a formação inicial e diante do cumprimento de suas atividades docentes, não estão preparados para assumir o papel de avaliadores, por não possuírem elementos teóricos que sustentem suas práticas avaliativas, apenas contam com anos de experiências na posição de alunos. Os dados também indicam a necessidade de formação continuada em avaliação da aprendizagem a partir dos apontamentos apresentados pelos professores entrevistados. Com esses indicadores, planejamos uma proposta de produto educacional por meio de uma oficina, com o objetivo de colaborar com a formação continuada em avaliação da aprendizagem e, consequentemente, contribuir com a aprendizagem dos professores por meio da discussão e reflexão sobre as funções e finalidades da avaliação. O produto, fruto da investigação deste trabalho, foi submetido a um Comitê Ad Hoc, formado tanto pelos participantes da pesquisa, quanto por professores mestres e doutores que atuam na educação básica e superior. Estes apresentaram suas contribuições, dentre elas: quanto ao título, o formato da apresentação das atividades, o cronograma e o esclarecimento das dinâmicas a serem ajustadas e por fim expediram parecer favorável ao produto educacional. 2023-05-02T19:56:42Z 2023-05-02 2023-05-02T19:56:42Z 2023-01-12 Dissertação SANTIAGO, Reila Garcia. Avaliação da aprendizagem na formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental I. 2023. 112 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1168 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
institution |
Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM |
collection |
IFAM-RI |
language |
por |
topic |
Avaliação da aprendizagem Formação continuada Necessidades formativas em aprendizagem da avaliação Educação profissional e tecnológica CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
Avaliação da aprendizagem Formação continuada Necessidades formativas em aprendizagem da avaliação Educação profissional e tecnológica CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Santiago, Reila Garcia Avaliação da aprendizagem na formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental I |
topic_facet |
Avaliação da aprendizagem Formação continuada Necessidades formativas em aprendizagem da avaliação Educação profissional e tecnológica CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
The dissertation "Assessment for Learning in the Continuing Education of Elementary School
Teachers", developed in the line of research "Formative Processes of Teachers on the
Technological Education" seeks to discuss an important point for education: Learning
Assessment on the Continuing Teacher Education. This qualitative research aims to analyze
how Elementary School Teachers are being prepared to take on the important role of
evaluators. For that, we need to discuss and reflect on the Evaluation process on the
Continuing Education of teachers, using authors such as Luckesi (2014), Hoffmann (2011),
Demo (2004), Gatti (2014), Villas Boas and Soares (2016), among others, as a knowledge
base on the subject. This research sought to answer the following question: How are teachers
in the early years of Elementary School I being prepared to assume the essential role of
evaluative teachers in the classroom? For the application of the research, we used a structured
interview as a data collection tool. The research subjects were Elementary School Teachers
that work in a public school in Manaus. The collected data was structured and interpreted
according to the Bardin's Content Analysis technique (2016), which has 3 phases: 1) Pre Analysis; 2) Exploration of the material; and 3) treatment of the results. The analysis result
indicates that teachers, after graduating from college and as they work as professors, are not
fully ready to take on the role of evaluators, because they lack theoretical elements to support
their evaluative practices, and can only rely on their experiences as students. The data also
show the need of Continuing Education on Assessment of Learning through notes made by
the interviewed teachers. With these results in mind, we proposed an Educational Product in
the form of a Workshop. This workshop aims to help the Continuing Education in Assessment
of Learning through discussion and reflection on the functions and objectives of assessment,
and with that we hope to help the training of teachers on the subject. The product born from
the research of the dissertation was subjected to an Ad-hoc commission, formed by the
participants of the research, master teachers and doctors that work in the Basic Schools and
Colleges. They made their contributions and approved the Educational Produc |
author_additional |
Silva, Josiani Mendes |
author_additionalStr |
Silva, Josiani Mendes |
format |
Dissertação |
author |
Santiago, Reila Garcia |
title |
Avaliação da aprendizagem na formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental I |
title_short |
Avaliação da aprendizagem na formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental I |
title_full |
Avaliação da aprendizagem na formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental I |
title_fullStr |
Avaliação da aprendizagem na formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental I |
title_full_unstemmed |
Avaliação da aprendizagem na formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental I |
title_sort |
avaliação da aprendizagem na formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental i |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2023 |
url |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1168 |
_version_ |
1787149988362452992 |
score |
11.755432 |