Dissertação

Experiências investigativas da prática docente: as oficinas pedagógicas como contribuição para autoformação de professores em contexto de ensino tecnológico

This research is configured in a perspective of teacher self-training in conjunction with pedagogical practice, as a contribution to the re-dimensioning of teachers in the technological context. In this sense, I emphasize as the object of this research teacher self-training and its presupposit...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Daniel Mota da
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1273
id oai:localhost:4321-1273
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-12732023-05-16T01:14:10Z Experiências investigativas da prática docente: as oficinas pedagógicas como contribuição para autoformação de professores em contexto de ensino tecnológico Silva, Daniel Mota da Gonzaga, Amarildo Menezes http://lattes.cnpq.br/2786554010520173 Gonzaga, Amarildo Menezes http://lattes.cnpq.br/2786554010520173 Ponciano, Nilton Paulo http://lattes.cnpq.br/3867399119278744 Almeida, Whasgthon Aguiar de http://lattes.cnpq.br/6766948755894257 Autoformação Pesquisa Narrativa Oficina pedagógica CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM This research is configured in a perspective of teacher self-training in conjunction with pedagogical practice, as a contribution to the re-dimensioning of teachers in the technological context. In this sense, I emphasize as the object of this research teacher self-training and its presuppositions in pedagogical practice, considering the teacher's autonomy, the possibilities of overcoming and breaking paradigms regarding teacher training, as well as self understanding, in order to consider its ipseity and the context of technological education. In the theoretical reflections undertaken in this study, we make use of the contributions of authors who emphasize the importance of a critical-reflexive formation relevant to the development of the teaching subject, in his/her condition of protagonist of his/her professional path. Ratifying the training of teachers concomitantly with the methodology based on autobiographical letters in order to subjectively analyze the observed phenomena, in order to provide a self-reflection on their itinerary. The process experienced throughout this research allowed the organization and implementation of an educational product entitled: "Connections of teaching practices: a pedagogical workshop to tell yourself and resignify yourself as a teacher", as a pretext for recognizing the importance of self-training to qualify as a teacher. That in the problematization of the investigated object we dialogued with professors, who exposed relevant information about their professional experiences with a focus on the object of study. In the process of data analysis, we were guided by the technique of content analysis of triangulation, which was carried out seeking not to reduce the meanings of the constructed reports. In this perspective, the research results recognize that self-training is part of the teaching professional itinerary, which values creativity and reflective action regarding the (re)vision and reorientation of pedagogical activities. In which it effectively allows the teacher to discuss and (re)think autonomously, the decisions to be taken in the face of the intemper and the demands that arise in their professional path, allowing them to have a critical and conscious apprehension of the pedagogical practice carried out in the process of teaching. Esta pesquisa configura-se numa perspectiva da autoformação docente em articulação com a prática pedagógica, como contributo ao redimensionamento docente no contexto tecnológico. Nesse sentido, ressalto como objeto desta pesquisa a autoformação docente e suas pressuposições na prática pedagógica, considerando a autonomia do professor, as possibilidades de superação e rupturas de paradigmas no que tange a formação docente, bem como a compreensão de si, de modo a considerar sua ipseidade e o contexto de ensino tecnológico. Nas reflexões teóricas empreendidas neste estudo, utilizamo-nos das contribuições de autores que enfatizam a importância de uma formação crítica-reflexiva relevante para o desenvolvimento do sujeito docente, na sua condição de protagonista de seu percurso profissional. Ratificando a formação de professores concomitantemente com a metodologia pautada em cartas autobiográficas de modo a analisar de forma subjetiva os fenômenos observados, com o intuito de proporcionar uma autorreflexão sobre seu itinerário. O processo vivenciado ao longo dessa pesquisa permitiu a organização e efetivação de um produto educacional intitulado por: “Conexões das práticas docentes: uma oficina pedagógica para contar de si e ressignificar-se como professor”, como um pretexto para o reconhecimento da importância da autoformação para legitimar-se como professor. Que na problematização do objeto investigado dialogamos com professores, que expuseram informações relevantes sobre as experiências profissionais com foco no objeto de estudo. No processo de análise de dados, orientamo-nos pela técnica de análise de conteúdo da triangulação, que foi realizado procurando não reduzir as significações dos relatos construídos. Nesta perspectiva, os resultados da pesquisa, reconhece que a autoformação insere-se no itinerário profissional docente, a qual valoriza a criatividade e a ação reflexiva no que concerne à (re)visão e à reorientação das atividades pedagógicas. Em que efetivamente permite ao professor discutir e (re)pensar de maneira autônoma, as decisões a serem tomadas em face dos intemperes e das demandas que surgem no seu percurso profissional, possibilitando-lhe uma apreensão crítica e consciente da prática pedagógica efetivada no processo de ensino. 2023-05-16T01:14:10Z 2023-05-15 2023-05-16T01:14:10Z 2022-07-04 Dissertação SILVA, Daniel Mota da. Experiências investigativas da prática docente: as oficinas pedagógicas como contribuição para autoformação de professores em contexto de ensino tecnológico. 2022. 81 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2022. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1273 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Autoformação
Pesquisa
Narrativa
Oficina pedagógica
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Autoformação
Pesquisa
Narrativa
Oficina pedagógica
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Silva, Daniel Mota da
Experiências investigativas da prática docente: as oficinas pedagógicas como contribuição para autoformação de professores em contexto de ensino tecnológico
topic_facet Autoformação
Pesquisa
Narrativa
Oficina pedagógica
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description This research is configured in a perspective of teacher self-training in conjunction with pedagogical practice, as a contribution to the re-dimensioning of teachers in the technological context. In this sense, I emphasize as the object of this research teacher self-training and its presuppositions in pedagogical practice, considering the teacher's autonomy, the possibilities of overcoming and breaking paradigms regarding teacher training, as well as self understanding, in order to consider its ipseity and the context of technological education. In the theoretical reflections undertaken in this study, we make use of the contributions of authors who emphasize the importance of a critical-reflexive formation relevant to the development of the teaching subject, in his/her condition of protagonist of his/her professional path. Ratifying the training of teachers concomitantly with the methodology based on autobiographical letters in order to subjectively analyze the observed phenomena, in order to provide a self-reflection on their itinerary. The process experienced throughout this research allowed the organization and implementation of an educational product entitled: "Connections of teaching practices: a pedagogical workshop to tell yourself and resignify yourself as a teacher", as a pretext for recognizing the importance of self-training to qualify as a teacher. That in the problematization of the investigated object we dialogued with professors, who exposed relevant information about their professional experiences with a focus on the object of study. In the process of data analysis, we were guided by the technique of content analysis of triangulation, which was carried out seeking not to reduce the meanings of the constructed reports. In this perspective, the research results recognize that self-training is part of the teaching professional itinerary, which values creativity and reflective action regarding the (re)vision and reorientation of pedagogical activities. In which it effectively allows the teacher to discuss and (re)think autonomously, the decisions to be taken in the face of the intemper and the demands that arise in their professional path, allowing them to have a critical and conscious apprehension of the pedagogical practice carried out in the process of teaching.
author_additional Gonzaga, Amarildo Menezes
author_additionalStr Gonzaga, Amarildo Menezes
format Dissertação
author Silva, Daniel Mota da
title Experiências investigativas da prática docente: as oficinas pedagógicas como contribuição para autoformação de professores em contexto de ensino tecnológico
title_short Experiências investigativas da prática docente: as oficinas pedagógicas como contribuição para autoformação de professores em contexto de ensino tecnológico
title_full Experiências investigativas da prática docente: as oficinas pedagógicas como contribuição para autoformação de professores em contexto de ensino tecnológico
title_fullStr Experiências investigativas da prática docente: as oficinas pedagógicas como contribuição para autoformação de professores em contexto de ensino tecnológico
title_full_unstemmed Experiências investigativas da prática docente: as oficinas pedagógicas como contribuição para autoformação de professores em contexto de ensino tecnológico
title_sort experiências investigativas da prática docente: as oficinas pedagógicas como contribuição para autoformação de professores em contexto de ensino tecnológico
publisher Brasil
publishDate 2023
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1273
_version_ 1787150002566463488
score 11.755432