Trabalho de Conclusão de Curso

Lectio: jogo sério educacional para alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista

This work proposes the development of a serious game for children with Autistic Spectrum Disorder - ASD, LECTIO. The objective is to implement a game, using the Treatment and Education approach of Autistic and related Communicationhandicapped Children - TEACCH that helps children with autism in th...

ver descrição completa

Autor principal: Santos, Alessandro Negrão dos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1292
id oai:localhost:4321-1292
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-12922023-05-22T16:53:06Z Lectio: jogo sério educacional para alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista Santos, Alessandro Negrão dos Silva, Viviane Gomes da http://lattes.cnpq.br/3840356643382333 Silva, Viviane Gomes da http://lattes.cnpq.br/3840356643382333 Lima, Roceli Pereira http://lattes.cnpq.br/4785265306445784 Azevedo, Renildo Viana http://lattes.cnpq.br/0601215754206476 Desenvolvimento de sistemas Aprendizagem Alfabetização CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO This work proposes the development of a serious game for children with Autistic Spectrum Disorder - ASD, LECTIO. The objective is to implement a game, using the Treatment and Education approach of Autistic and related Communicationhandicapped Children - TEACCH that helps children with autism in their learning to read in their literacy stage, valuing good usability practices and aiming at a good user experience. To that end, the game will be based on game development guidelines specifically aimed at people with ASD, providing children with an appropriate tool to use. Therefore, the proposal is to implement interactive, clear and easy-to-perform activities, applying the TEACCH approach, in order to help children with ASD to improve their learning. Este trabalho propõe o desenvolvimento de um jogo sério para crianças com Transtorno do Espectro Autista - TEA, o LECTIO. O objetivo é implementar um jogo, utilizando a abordagem Treatment and Education of Autistic and related Communication-handicapped Children - TEACCH que auxilia crianças com autismo em seu aprendizado da leitura em sua etapa de alfabetização, valorizando boas práticas de usabilidade e visando uma boa experiência do usuário. Para isso, o jogo será embasado em diretrizes de desenvolvimento de jogos especificamente voltados para pessoas com TEA, oferecendo às crianças uma ferramenta apropriada para o uso. Portanto, a proposta é a implementação de atividades interativas, claras e de fácil execução, aplicando a abordagem TEACCH, com a finalidade de auxiliar crianças com TEA a aprimorarem seu aprendizado. 2023-05-22T16:49:40Z 2023-05-22 2023-05-22T16:49:40Z 2022-12-14 Trabalho de Conclusão de Curso SANTOS, Alessandro Negrão dos. Lectio: jogo sério educacional para alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista. 62 f. 2022. Monografia (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2022 http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1292 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Instituto Federal do Amazonas IFAM Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Instituto Federal do Amazonas IFAM Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Instituto Federal do Amazonas IFAM Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Desenvolvimento de sistemas
Aprendizagem
Alfabetização
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
spellingShingle Desenvolvimento de sistemas
Aprendizagem
Alfabetização
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
Santos, Alessandro Negrão dos
Lectio: jogo sério educacional para alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista
topic_facet Desenvolvimento de sistemas
Aprendizagem
Alfabetização
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
description This work proposes the development of a serious game for children with Autistic Spectrum Disorder - ASD, LECTIO. The objective is to implement a game, using the Treatment and Education approach of Autistic and related Communicationhandicapped Children - TEACCH that helps children with autism in their learning to read in their literacy stage, valuing good usability practices and aiming at a good user experience. To that end, the game will be based on game development guidelines specifically aimed at people with ASD, providing children with an appropriate tool to use. Therefore, the proposal is to implement interactive, clear and easy-to-perform activities, applying the TEACCH approach, in order to help children with ASD to improve their learning.
author_additional Silva, Viviane Gomes da
author_additionalStr Silva, Viviane Gomes da
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Santos, Alessandro Negrão dos
title Lectio: jogo sério educacional para alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista
title_short Lectio: jogo sério educacional para alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista
title_full Lectio: jogo sério educacional para alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista
title_fullStr Lectio: jogo sério educacional para alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista
title_full_unstemmed Lectio: jogo sério educacional para alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista
title_sort lectio: jogo sério educacional para alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista
publisher Brasil
publishDate 2023
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1292
_version_ 1787150005953363968
score 11.755432