/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
O modelo da sala de aula invertida para a aprendizagem conceitual em termodinâmica básica
The present work presents a study whose object is the teaching and learning processes about conceptual learning in basic thermodynamics; temperature, heat and change of state. The research subjects were 2nd year high school students from a full-time public school in the city of Parintins. This wor...
Autor principal: | Pacheco, Janaina Bezerra |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1323 |
id |
oai:localhost:4321-1323 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:4321-13232023-07-27T19:39:09Z O modelo da sala de aula invertida para a aprendizagem conceitual em termodinâmica básica Pacheco, Janaina Bezerra Campos, José Galúcio http://lattes.cnpq.br/0500936753469199 Campos, José Galúcio http://lattes.cnpq.br/0500936753469199 Padilha, Igor Tavares http://lattes.cnpq.br/4605895860650284 Costa, Felipe Denardin Física - ensino Aprendizagem conceitual Sala de aula invertida CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL The present work presents a study whose object is the teaching and learning processes about conceptual learning in basic thermodynamics; temperature, heat and change of state. The research subjects were 2nd year high school students from a full-time public school in the city of Parintins. This work aimed to develop a booklet on the subject in question using the model of the inverted classroom, the SAI. The research methodology had a qualitative approach, since the students' responses were investigated in the pre-test, during the experimental activities in the classroom, in the transcripts of student reports and in the post-test. A bibliographic review was carried out on conceptual learning, the scientific concept as a notorious learning difficulty in physics, and the model of the Inverted Classroom (IS). We designed the educational product in the form of a booklet to help the teacher with regard to learning the basic concepts of thermodynamics. As a result, we found evidence that there was conceptual learning of the highlighted subjects. It is noteworthy that the entire development of this work, as well as the implementation of the methodological steps took place in the full context of the Covid-19 pandemic. O presente trabalho apresenta um estudo, cujo objeto são os processos de ensino e aprendizagem acerca da aprendizagem conceitual em termodinâmica básica; temperatura, calor e mudança de estado. Os sujeitos da pesquisa foram os estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de tempo integral do Município de Parintins. Este trabalho teve como objetivo elaborar uma cartilha sobre o assunto em pauta utilizando o modelo da sala de aula invertida, a SAI. A metodologia da pesquisa foi de enfoque qualitativo, uma vez que se investigou as respostas dos alunos no pré-teste, durante as atividades experimentais em sala de aula, nas transcrições de relatos dos alunos e no pós teste. Realizouse revisão bibliográfica acerca da aprendizagem conceitual, o conceito científico como notória dificuldade de aprendizagem em física, e, do modelo da Sala de Aula Invertida (SAI). Fizemos o delineamento do produto educacional em formato de cartilha para auxiliar o docente acerca das questões pedagógicas ante a aprendizagem dos conceitos básicos da termodinâmica. Como resultado, constatamos indícios de que houve aprendizagem conceitual dos assuntos em destaque. Ressalta-se que todo o desenvolvimento deste trabalho, bem como a concretização das etapas metodológicas aconteceram em pleno contexto da pandemia da Covid-19. 2023-07-27T18:08:08Z 2023-07-27 2023-07-27T18:08:08Z 2022-12-05 Dissertação PACHECO. Janáina Bezerra. O modelo da sala de aula invertida para a aprendizagem conceitual em termodinâmica básica. 148 p. 2023. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1323 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF) Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
institution |
Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM |
collection |
IFAM-RI |
language |
por |
topic |
Física - ensino Aprendizagem conceitual Sala de aula invertida CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
spellingShingle |
Física - ensino Aprendizagem conceitual Sala de aula invertida CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL Pacheco, Janaina Bezerra O modelo da sala de aula invertida para a aprendizagem conceitual em termodinâmica básica |
topic_facet |
Física - ensino Aprendizagem conceitual Sala de aula invertida CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
description |
The present work presents a study whose object is the teaching and learning processes about conceptual
learning in basic thermodynamics; temperature, heat and change of state. The research subjects were
2nd year high school students from a full-time public school in the city of Parintins. This work aimed to
develop a booklet on the subject in question using the model of the inverted classroom, the SAI. The
research methodology had a qualitative approach, since the students' responses were investigated in the
pre-test, during the experimental activities in the classroom, in the transcripts of student reports and in
the post-test. A bibliographic review was carried out on conceptual learning, the scientific concept as a
notorious learning difficulty in physics, and the model of the Inverted Classroom (IS). We designed the
educational product in the form of a booklet to help the teacher with regard to learning the basic concepts
of thermodynamics. As a result, we found evidence that there was conceptual learning of the highlighted subjects. It is noteworthy that the entire development of this work, as well as the implementation of the methodological steps took place in the full context of the Covid-19 pandemic. |
author_additional |
Campos, José Galúcio |
author_additionalStr |
Campos, José Galúcio |
format |
Dissertação |
author |
Pacheco, Janaina Bezerra |
title |
O modelo da sala de aula invertida para a aprendizagem conceitual em termodinâmica básica |
title_short |
O modelo da sala de aula invertida para a aprendizagem conceitual em termodinâmica básica |
title_full |
O modelo da sala de aula invertida para a aprendizagem conceitual em termodinâmica básica |
title_fullStr |
O modelo da sala de aula invertida para a aprendizagem conceitual em termodinâmica básica |
title_full_unstemmed |
O modelo da sala de aula invertida para a aprendizagem conceitual em termodinâmica básica |
title_sort |
o modelo da sala de aula invertida para a aprendizagem conceitual em termodinâmica básica |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2023 |
url |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1323 |
_version_ |
1787150011003305984 |
score |
11.755432 |