/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Ensino de física contemporânea: a história da nanotecnologia utilizando o método Peer Instruction
Nanotechnology is a branch of inter and multidisciplinary science, therefore it enables various topics to be covered in the classroom. This work aims to explore the History of Nanotechnology, through the use of the Theory of Didactic Transposition, Chevallard, and making use of active methodologi...
Autor principal: | Medeiros, Erickson Morais de |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1363 |
id |
oai:localhost:4321-1363 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:4321-13632023-10-10T16:41:04Z Ensino de física contemporânea: a história da nanotecnologia utilizando o método Peer Instruction Medeiros, Erickson Morais de Adão Neto, Minos Martins Adão Neto, Minos Martins Hirsch, Luciana Rocha Silva Filho, Wnaderley Vitorino da Física - ensino Física contemporânea - ensino Sequência didática Nanotecnologia CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL Nanotechnology is a branch of inter and multidisciplinary science, therefore it enables various topics to be covered in the classroom. This work aims to explore the History of Nanotechnology, through the use of the Theory of Didactic Transposition, Chevallard, and making use of active methodologies, notably Peer Instruction, and its theoretical contributions such as Vygotsky and Ausubel's Learning Theories. We elaborate a Didactic Sequence based on this methodology, created by Eric Mazur, and evaluated with the Hake Gain methodology, which is a standardized measurement that serves as a basis of comparison between two states or learning times. Due to the problems caused by the Covid-19 Pandemic, the Educational Product created for this dissertation has characteristics of hybrid classes, but was applied online in your totality. With the health problems, the student group had the participation of seven volunteer students from IFAM (Campus Manaus and Campus Itacoatiara), forming a heterogeneous group where many did not know each other. The obtained results in the application of the Educational Product were satisfactory, since the average gain was 0.5 (Hake Normalized Gain), but due to the wrong choice of a question (type of question), which led students into error, this gain would perhaps be better. A Nanotecnologia é um ramo da ciência inter e multidisciplinar, sendo assim ela possibilita vários temas para serem abordados em sala de aula. Este trabalho se propões a explorar a História da Nanotecnologia, através do uso da Teoria da Transposição Didática, de Chevallard, e fazendo o uso de metodologias ativas, em destaque o Peer Instruction, e seus aportes teóricos como as Teorias de Aprendizagem de Vygotsky e Ausubel. Elaboramos uma Sequência Didática baseada nessa metodologia, criada por Eric Mazur, e avaliadas com a metodologia de Ganho de Hake, o qual é uma medida normalizada que serve de base de comparação entre dois estados ou tempos de aprendizado. Devido aos problemas provocados pela Pandemia da Covid-19, o Produto Educacional elaborado para essa dissertação tem características de aulas híbridas, mas foi aplicado de forma online na tua totalidade. Com os problemas sanitários, o grupo discente contou com a participação de sete alunos voluntários advindos do IFAM (Campus Manaus e Campus Itacoatiara), formando um grupo heterogêneo e onde muitos não se conheciam. Os resultados obtidos na aplicação do Produto Educacional foram satisfatórios, visto que o ganho médio foi de 0,5 (Ganho Normalizado de Hake), mas devido à escolha errônea de uma questão (tipo de questão), que induziu os discentes ao erro, esse ganho talvez fosse melhor. 2023-10-10T16:40:14Z 2023-10-10 2023-10-10T16:40:14Z 2023-03-03 Dissertação MEDEIROS, Erickson Morais de. Ensino de física contemporânea: a história da nanotecnologia utilizando o método peer instruction. 2023. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1363 por MEDEIROS, Erickson Morais de. Ensino de física contemporânea: a história da nanotecnologia utilizando o método peer instruction. 2023. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023. Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
institution |
Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM |
collection |
IFAM-RI |
language |
por |
topic |
Física - ensino Física contemporânea - ensino Sequência didática Nanotecnologia CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
spellingShingle |
Física - ensino Física contemporânea - ensino Sequência didática Nanotecnologia CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL Medeiros, Erickson Morais de Ensino de física contemporânea: a história da nanotecnologia utilizando o método Peer Instruction |
topic_facet |
Física - ensino Física contemporânea - ensino Sequência didática Nanotecnologia CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
description |
Nanotechnology is a branch of inter and multidisciplinary science, therefore it enables
various topics to be covered in the classroom. This work aims to explore
the History of Nanotechnology, through the use of the Theory of Didactic Transposition,
Chevallard, and making use of active methodologies, notably Peer Instruction, and its
theoretical contributions such as Vygotsky and Ausubel's Learning Theories. We elaborate
a Didactic Sequence based on this methodology, created by Eric Mazur, and evaluated
with the Hake Gain methodology, which is a standardized measurement that serves as a
basis of comparison between two states or learning times. Due to the problems
caused by the Covid-19 Pandemic, the Educational Product created for this
dissertation has characteristics of hybrid classes, but was applied online in your
totality. With the health problems, the student group had the participation
of seven volunteer students from IFAM (Campus Manaus and Campus Itacoatiara),
forming a heterogeneous group where many did not know each other. The obtained results
in the application of the Educational Product were satisfactory, since the average gain was
0.5 (Hake Normalized Gain), but due to the wrong choice of a question (type of
question), which led students into error, this gain would perhaps be better. |
author_additional |
Adão Neto, Minos Martins |
author_additionalStr |
Adão Neto, Minos Martins |
format |
Dissertação |
author |
Medeiros, Erickson Morais de |
title |
Ensino de física contemporânea: a história da nanotecnologia utilizando o método Peer Instruction |
title_short |
Ensino de física contemporânea: a história da nanotecnologia utilizando o método Peer Instruction |
title_full |
Ensino de física contemporânea: a história da nanotecnologia utilizando o método Peer Instruction |
title_fullStr |
Ensino de física contemporânea: a história da nanotecnologia utilizando o método Peer Instruction |
title_full_unstemmed |
Ensino de física contemporânea: a história da nanotecnologia utilizando o método Peer Instruction |
title_sort |
ensino de física contemporânea: a história da nanotecnologia utilizando o método peer instruction |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2023 |
url |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1363 |
_version_ |
1787150019821830144 |
score |
11.755432 |