/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
As contribuições do marketing de conteúdo para a comunicação pública no Instagram: uma análise das estratégias de engajamento do perfil do projeto Aranouá
This work aims primarily to highlight the contributions of content marketing strategies to the communication of public educational institutions in the digital era, with a particular focus on overcoming challenges and issues encountered in creating profiles on the Instagram platform as a communica...
Autor principal: | Nascimento, Giulliana Lettícia Ribeiro do |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1422 |
id |
oai:localhost:4321-1422 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:4321-14222024-02-20T16:26:37Z As contribuições do marketing de conteúdo para a comunicação pública no Instagram: uma análise das estratégias de engajamento do perfil do projeto Aranouá Nascimento, Giulliana Lettícia Ribeiro do Salgado, Andre Wilson Archer Pinto http://lattes.cnpq.br/0197746640735395 Salgado, Andre Wilson Archer Pinto http://lattes.cnpq.br/0197746640735395 Arruda, Éverton Moura http://lattes.cnpq.br/8458855239132157 Lira, Wallace http://lattes.cnpq.br/7834505234728150 Publicidade Redes sociais Marketing Comunicação pública CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA This work aims primarily to highlight the contributions of content marketing strategies to the communication of public educational institutions in the digital era, with a particular focus on overcoming challenges and issues encountered in creating profiles on the Instagram platform as a communication tool and maintaining these profiles. The methodology employed in this study involved a basic literature review, adopting a qualitative and exploratory approach, based on a case study of the Projeto Aranouá profile. The Projeto Aranouá is a professional development initiative of the Instituto Federal Amazonas, in collaboration with Samsung da Amazônia, on Instagram. Throughout this study, aspects such as the creation of relevant content, audience segmentation, results measurement, and specific challenges faced by the Aranouá Project in the successful implementation of content marketing strategies will be addressed. Understanding the contributions and limitations of this approach becomes crucial for the adoption of more effective communication strategies adapted to contemporary challenges, thus solidifying the role of content marketing as an essential tool in the arsenal of public communication. Este trabalho tem como intuito principal apontar quais são as contribuições de estratégias de marketing de conteúdo para a comunicação de instituições de ensino públicas na era digital, visando principalmente superar os desafios e problemáticas enfrentadas com a criação de perfis na plataforma Instagram como uma ferramenta de comunicação e a manutenção desses perfis. A metodologia utilizada neste trabalho compreendeu uma pesquisa bibliográfica básica, de abordagem qualitativa e de caráter exploratório, a partir de um estudo de caso do perfil do Projeto Aranouá, um projeto de formação e aperfeiçoamento profissional do Instituto Federal do Amazonas que possui parceria com a Samsung da Amazônia, no Instagram. Ao longo deste estudo, serão abordados aspectos como a criação de conteúdo relevante, a segmentação de públicos, a mensuração de resultados e os desafios específicos enfrentados pelo Projeto Aranouá na implementação bem-sucedida de estratégias de marketing de conteúdo. Compreender as contribuições e limitações dessa abordagem torna-se crucial para a adoção de estratégias de comunicação mais eficazes e adaptadas aos desafios contemporâneos, consolidando, assim, o papel do marketing de conteúdo como uma ferramenta essencial no arsenal da comunicação pública. 2024-02-20T15:42:57Z 2024-02-20 2024-02-20T15:42:57Z 2023-12-11 Trabalho de Conclusão de Curso NASCIMENTO, Giulliana Letticia Ribeiro do. As contribuições do marketing de conteúdo para a comunicação pública no Instagram: uma análise das estratégias de engajamento do perfil do projeto Aranouá. 2023. 34 p. Monografia (Tecnologia em Produção Publicitária) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1422 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Instituto Federal do Amazonas IFAM Tecnologia em Produção Publicitária Instituto Federal do Amazonas IFAM Tecnologia em Produção Publicitária Instituto Federal do Amazonas IFAM Tecnologia em Produção Publicitária |
institution |
Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM |
collection |
IFAM-RI |
language |
por |
topic |
Publicidade Redes sociais Marketing Comunicação pública CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
spellingShingle |
Publicidade Redes sociais Marketing Comunicação pública CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Nascimento, Giulliana Lettícia Ribeiro do As contribuições do marketing de conteúdo para a comunicação pública no Instagram: uma análise das estratégias de engajamento do perfil do projeto Aranouá |
topic_facet |
Publicidade Redes sociais Marketing Comunicação pública CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
description |
This work aims primarily to highlight the contributions of content marketing strategies to the
communication of public educational institutions in the digital era, with a particular focus on
overcoming challenges and issues encountered in creating profiles on the Instagram platform
as a communication tool and maintaining these profiles. The methodology employed in this
study involved a basic literature review, adopting a qualitative and exploratory approach, based
on a case study of the Projeto Aranouá profile. The Projeto Aranouá is a professional
development initiative of the Instituto Federal Amazonas, in collaboration with Samsung da
Amazônia, on Instagram. Throughout this study, aspects such as the creation of relevant
content, audience segmentation, results measurement, and specific challenges faced by the
Aranouá Project in the successful implementation of content marketing strategies will be
addressed. Understanding the contributions and limitations of this approach becomes crucial
for the adoption of more effective communication strategies adapted to contemporary
challenges, thus solidifying the role of content marketing as an essential tool in the arsenal of
public communication. |
author_additional |
Salgado, Andre Wilson Archer Pinto |
author_additionalStr |
Salgado, Andre Wilson Archer Pinto |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
Nascimento, Giulliana Lettícia Ribeiro do |
title |
As contribuições do marketing de conteúdo para a comunicação pública no Instagram: uma análise das estratégias de engajamento do perfil do projeto Aranouá |
title_short |
As contribuições do marketing de conteúdo para a comunicação pública no Instagram: uma análise das estratégias de engajamento do perfil do projeto Aranouá |
title_full |
As contribuições do marketing de conteúdo para a comunicação pública no Instagram: uma análise das estratégias de engajamento do perfil do projeto Aranouá |
title_fullStr |
As contribuições do marketing de conteúdo para a comunicação pública no Instagram: uma análise das estratégias de engajamento do perfil do projeto Aranouá |
title_full_unstemmed |
As contribuições do marketing de conteúdo para a comunicação pública no Instagram: uma análise das estratégias de engajamento do perfil do projeto Aranouá |
title_sort |
as contribuições do marketing de conteúdo para a comunicação pública no instagram: uma análise das estratégias de engajamento do perfil do projeto aranouá |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2024 |
url |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1422 |
_version_ |
1797014235263270912 |
score |
11.674684 |