Trabalho de Conclusão de Curso

As contribuições do marketing de conteúdo para a comunicação pública no Instagram: uma análise das estratégias de engajamento do perfil do projeto Aranouá

This work aims primarily to highlight the contributions of content marketing strategies to the communication of public educational institutions in the digital era, with a particular focus on overcoming challenges and issues encountered in creating profiles on the Instagram platform as a communica...

ver descrição completa

Autor principal: Nascimento, Giulliana Lettícia Ribeiro do
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2024
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1422
id oai:localhost:4321-1422
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-14222024-02-20T16:26:37Z As contribuições do marketing de conteúdo para a comunicação pública no Instagram: uma análise das estratégias de engajamento do perfil do projeto Aranouá Nascimento, Giulliana Lettícia Ribeiro do Salgado, Andre Wilson Archer Pinto http://lattes.cnpq.br/0197746640735395 Salgado, Andre Wilson Archer Pinto http://lattes.cnpq.br/0197746640735395 Arruda, Éverton Moura http://lattes.cnpq.br/8458855239132157 Lira, Wallace http://lattes.cnpq.br/7834505234728150 Publicidade Redes sociais Marketing Comunicação pública CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA This work aims primarily to highlight the contributions of content marketing strategies to the communication of public educational institutions in the digital era, with a particular focus on overcoming challenges and issues encountered in creating profiles on the Instagram platform as a communication tool and maintaining these profiles. The methodology employed in this study involved a basic literature review, adopting a qualitative and exploratory approach, based on a case study of the Projeto Aranouá profile. The Projeto Aranouá is a professional development initiative of the Instituto Federal Amazonas, in collaboration with Samsung da Amazônia, on Instagram. Throughout this study, aspects such as the creation of relevant content, audience segmentation, results measurement, and specific challenges faced by the Aranouá Project in the successful implementation of content marketing strategies will be addressed. Understanding the contributions and limitations of this approach becomes crucial for the adoption of more effective communication strategies adapted to contemporary challenges, thus solidifying the role of content marketing as an essential tool in the arsenal of public communication. Este trabalho tem como intuito principal apontar quais são as contribuições de estratégias de marketing de conteúdo para a comunicação de instituições de ensino públicas na era digital, visando principalmente superar os desafios e problemáticas enfrentadas com a criação de perfis na plataforma Instagram como uma ferramenta de comunicação e a manutenção desses perfis. A metodologia utilizada neste trabalho compreendeu uma pesquisa bibliográfica básica, de abordagem qualitativa e de caráter exploratório, a partir de um estudo de caso do perfil do Projeto Aranouá, um projeto de formação e aperfeiçoamento profissional do Instituto Federal do Amazonas que possui parceria com a Samsung da Amazônia, no Instagram. Ao longo deste estudo, serão abordados aspectos como a criação de conteúdo relevante, a segmentação de públicos, a mensuração de resultados e os desafios específicos enfrentados pelo Projeto Aranouá na implementação bem-sucedida de estratégias de marketing de conteúdo. Compreender as contribuições e limitações dessa abordagem torna-se crucial para a adoção de estratégias de comunicação mais eficazes e adaptadas aos desafios contemporâneos, consolidando, assim, o papel do marketing de conteúdo como uma ferramenta essencial no arsenal da comunicação pública. 2024-02-20T15:42:57Z 2024-02-20 2024-02-20T15:42:57Z 2023-12-11 Trabalho de Conclusão de Curso NASCIMENTO, Giulliana Letticia Ribeiro do. As contribuições do marketing de conteúdo para a comunicação pública no Instagram: uma análise das estratégias de engajamento do perfil do projeto Aranouá. 2023. 34 p. Monografia (Tecnologia em Produção Publicitária) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1422 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Instituto Federal do Amazonas IFAM Tecnologia em Produção Publicitária Instituto Federal do Amazonas IFAM Tecnologia em Produção Publicitária Instituto Federal do Amazonas IFAM Tecnologia em Produção Publicitária
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Publicidade
Redes sociais
Marketing
Comunicação pública
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
spellingShingle Publicidade
Redes sociais
Marketing
Comunicação pública
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Nascimento, Giulliana Lettícia Ribeiro do
As contribuições do marketing de conteúdo para a comunicação pública no Instagram: uma análise das estratégias de engajamento do perfil do projeto Aranouá
topic_facet Publicidade
Redes sociais
Marketing
Comunicação pública
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
description This work aims primarily to highlight the contributions of content marketing strategies to the communication of public educational institutions in the digital era, with a particular focus on overcoming challenges and issues encountered in creating profiles on the Instagram platform as a communication tool and maintaining these profiles. The methodology employed in this study involved a basic literature review, adopting a qualitative and exploratory approach, based on a case study of the Projeto Aranouá profile. The Projeto Aranouá is a professional development initiative of the Instituto Federal Amazonas, in collaboration with Samsung da Amazônia, on Instagram. Throughout this study, aspects such as the creation of relevant content, audience segmentation, results measurement, and specific challenges faced by the Aranouá Project in the successful implementation of content marketing strategies will be addressed. Understanding the contributions and limitations of this approach becomes crucial for the adoption of more effective communication strategies adapted to contemporary challenges, thus solidifying the role of content marketing as an essential tool in the arsenal of public communication.
author_additional Salgado, Andre Wilson Archer Pinto
author_additionalStr Salgado, Andre Wilson Archer Pinto
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Nascimento, Giulliana Lettícia Ribeiro do
title As contribuições do marketing de conteúdo para a comunicação pública no Instagram: uma análise das estratégias de engajamento do perfil do projeto Aranouá
title_short As contribuições do marketing de conteúdo para a comunicação pública no Instagram: uma análise das estratégias de engajamento do perfil do projeto Aranouá
title_full As contribuições do marketing de conteúdo para a comunicação pública no Instagram: uma análise das estratégias de engajamento do perfil do projeto Aranouá
title_fullStr As contribuições do marketing de conteúdo para a comunicação pública no Instagram: uma análise das estratégias de engajamento do perfil do projeto Aranouá
title_full_unstemmed As contribuições do marketing de conteúdo para a comunicação pública no Instagram: uma análise das estratégias de engajamento do perfil do projeto Aranouá
title_sort as contribuições do marketing de conteúdo para a comunicação pública no instagram: uma análise das estratégias de engajamento do perfil do projeto aranouá
publisher Brasil
publishDate 2024
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1422
_version_ 1797014235263270912
score 11.674684