/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
Atividades práticas ressaltando aspectos químicos estruturais por meio do uso das plantas alimentícias não convencionais (PANC)
The school's search to promote meaningful teaching processes increasingly requires didactic resources that promote the relationship between theory and practice associated with the student's daily life. One way to motivate such processes is to use Non Conventional Food Plants (PANC) in the classroom....
Autor principal: | Ribeiro Neto, Flávio de Mattos |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1527 |
id |
oai:localhost:4321-1527 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:4321-15272024-09-24T22:27:14Z Atividades práticas ressaltando aspectos químicos estruturais por meio do uso das plantas alimentícias não convencionais (PANC) Ribeiro Neto, Flávio de Mattos Paes, Lucilene da Silva http://lattes.cnpq.br/0653747630550456 Paes, Lucilene da Silva http://lattes.cnpq.br/0653747630550456 Oliveira, Adriano Teixeira de http://lattes.cnpq.br/9164471794674935 Peixoto, Elisabet Afonso Plantas Alimentícias Não Convencionais Ensino de Química Realidade aumentada PANC CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM The school's search to promote meaningful teaching processes increasingly requires didactic resources that promote the relationship between theory and practice associated with the student's daily life. One way to motivate such processes is to use Non Conventional Food Plants (PANC) in the classroom. Given the above, the objective of this work is to build a proposal for teaching chemistry to students of Youth and Adult Education (EJA), in order to highlight the relationship between the composition of the material and the PANC. This study had a qualitative approach, being applied through action research with an EJA high school class at a State School in Manaus. The instruments for collecting and verifying learning occurred through diagnostic questionnaires and the intervention took place in four stages. The results showed that the students were unaware of the PANC and consequently did not know that they are excellent sources of nutrients and that they can be used in food. It has also been proven that it is possible to use PANC in chemistry classes, contextualizing the relationship between nutrients and the composition of matter. The integration of this knowledge associated with the “atomAR” software was significant for the students, as it helped in the understanding of the chemical elements, represented by the Rutherford-Bohr atomic model. A busca da escola para promover os processos de ensino significativo necessita cada vez mais de recursos didáticos que promovam a relação entre a teoria e a prática associadas ao cotidiano do aluno, uma forma de motivar tais processos é utilizar as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) na sala de aula. Diante do exposto o objetivo deste trabalho é construir uma proposta para o ensino de química para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com intuito de ressaltar a relação da composição da matéria com as PANC. Este estudo teve uma abordagem qualitativa, sendo aplicada por meio da pesquisa-ação com uma turma do ensino médio da EJA em uma Escola Estadual de Manaus. Os instrumentos de coleta e a verificação da aprendizagem ocorreram por meio de questionários diagnósticos e a intervenção ocorreu em quatro etapas. Os resultados demonstraram que os alunos desconheciam as PANC e consequentemente não sabiam que elas são excelentes fontes de nutrientes e que podem ser utilizadas na alimentação. Também foi comprovado que é possível utilizar as PANC nas aulas de química contextualizando a relação dos nutrientes com a composição da matéria. A integração destes conhecimentos associado ao software “atomAR” foi significativo para os alunos, pois auxiliou na compreensão dos elementos químicos, representados pelo modelo atômico de Rutherford-Bohr. 2024-09-24T22:27:14Z 2024-09-24 2024-09-24T22:27:14Z 2021-04-06 Trabalho de Conclusão de Curso RIBEIRO NETO, Flávio de Mattos. Atividades práticas ressaltando aspectos químicos estruturais por meio do uso das plantas alimentícias não convencionais (PANC). 2021. 57 p. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1527 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química |
institution |
Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM |
collection |
IFAM-RI |
language |
por |
topic |
Plantas Alimentícias Não Convencionais Ensino de Química Realidade aumentada PANC CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
Plantas Alimentícias Não Convencionais Ensino de Química Realidade aumentada PANC CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Ribeiro Neto, Flávio de Mattos Atividades práticas ressaltando aspectos químicos estruturais por meio do uso das plantas alimentícias não convencionais (PANC) |
topic_facet |
Plantas Alimentícias Não Convencionais Ensino de Química Realidade aumentada PANC CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
The school's search to promote meaningful teaching processes increasingly requires didactic resources that promote the relationship between theory and practice associated with the student's daily life. One way to motivate such processes is to use Non Conventional Food Plants (PANC) in the classroom. Given the above, the objective of this work is to build a proposal for teaching chemistry to students of Youth and Adult Education (EJA), in order to highlight the relationship between the composition of the
material and the PANC. This study had a qualitative approach, being applied through action research with an EJA high school class at a State School in Manaus. The instruments for collecting and verifying learning occurred through diagnostic questionnaires and the intervention took place in four stages. The results showed that the students were unaware of the PANC and consequently did not know that they are excellent sources of nutrients and that they can be used in food. It has also been proven
that it is possible to use PANC in chemistry classes, contextualizing the relationship between nutrients and the composition of matter. The integration of this knowledge associated with the “atomAR” software was significant for the students, as it helped in the understanding of the chemical elements, represented by the Rutherford-Bohr atomic model. |
author_additional |
Paes, Lucilene da Silva |
author_additionalStr |
Paes, Lucilene da Silva |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
Ribeiro Neto, Flávio de Mattos |
title |
Atividades práticas ressaltando aspectos químicos estruturais por meio do uso das plantas alimentícias não convencionais (PANC) |
title_short |
Atividades práticas ressaltando aspectos químicos estruturais por meio do uso das plantas alimentícias não convencionais (PANC) |
title_full |
Atividades práticas ressaltando aspectos químicos estruturais por meio do uso das plantas alimentícias não convencionais (PANC) |
title_fullStr |
Atividades práticas ressaltando aspectos químicos estruturais por meio do uso das plantas alimentícias não convencionais (PANC) |
title_full_unstemmed |
Atividades práticas ressaltando aspectos químicos estruturais por meio do uso das plantas alimentícias não convencionais (PANC) |
title_sort |
atividades práticas ressaltando aspectos químicos estruturais por meio do uso das plantas alimentícias não convencionais (panc) |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2024 |
url |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1527 |
_version_ |
1811330653681090560 |
score |
11.755432 |