/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
Atividades experimentais no ensino de química: relato de experiência no programa de residência pedagógica
As atividades experimentais em sala de aula na disciplina de química consistem em temática relevante para a discussão de processos de ensino que busquem assegurar a aprendizagem e a produção do conhecimento da química. Este trabalho teve como problema de estudo: que aprendizagens podem ser gerad...
Autor principal: | Oliveira Neta, Maria Isabel Santos |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1548 |
Resumo: |
---|
As atividades experimentais em sala de aula na disciplina de química consistem em temática
relevante para a discussão de processos de ensino que busquem assegurar a aprendizagem e a
produção do conhecimento da química. Este trabalho teve como problema de estudo: que aprendizagens podem ser geradas mediante as atividades experimentais no ensino de química?
A partir do qual se definiu como objetivo geral analisar o processo de aprendizagens por meio
de atividades experimentais no ensino de funções orgânicas no ensino médio. Este objetivo
geral desdobrou-se nos seguintes objetivos específicos: discutir os aspectos educativo e
pedagógico das atividades experimentais no ensino de química; identificar as aprendizagens
desenvolvidas por meio de atividades experimentais no ensino de funções orgânicas no ensino
médio. O estudo foi realizado como parte do Plano de Trabalho de uma residente do curso de
licenciatura em Química do Programa de Residência Pedagógica do Instituto Federal do
Amazonas (IFAM) que prevê a parceria entre a instituição e uma escola pública localizada no
bairro da Nova Cidade, em turmas do 3° ano do ensino médio, abordando o conteúdo da química
orgânica. Durante o desenvolvimento das atividades experimentais foi constatada a interação
entre os alunos, a motivação dos alunos em querer aprender o conteúdo e a constante
participação dos alunos nas atividades experimentais abordadas. As aulas experimentais nas
aulas de química fazem o diferencial, tanto para a prática docente, quanto para potencializar a
aprendizagem dos alunos. |