Capítulo de Livro

Jardim sensorial: perspectivas para o ensino contextualizado na Amazônia

Idealizados originalmente para estimular pessoas com deficiências, os Jardins Sensoriais (JS) podem se constituir em um poderoso recurso de ensino. A partir de uma pesquisa de mestrado realizada no IFAM Campus Manaus Centro, o JS foi implantado com alunos do ensino médio integrado, por meio de ofic...

ver descrição completa

Autor principal: Travassos, Ana Graziela Gomes
Outros Autores: Lopes, Iarima Naama Ferreira, Lucena, Juliana Mesquita Vidal Martínez de
Grau: Capítulo de Livro
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2025
Assuntos:
ABP
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1650
Resumo:
Idealizados originalmente para estimular pessoas com deficiências, os Jardins Sensoriais (JS) podem se constituir em um poderoso recurso de ensino. A partir de uma pesquisa de mestrado realizada no IFAM Campus Manaus Centro, o JS foi implantado com alunos do ensino médio integrado, por meio de oficinas estruturadas utilizando a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Os conteúdos transversais e o uso da ABP permitiram visualizar o potencial transformador do uso de recursos naturais, embasado nos princípios da sustentabilidade e da construção coletiva, com perspectivas de aplicação para todas as áreas e contextos de ensino, inclusive em áreas remotas da Amazônia.