Outro

Ensino de botânica e meio ambiente: um guia didático para aulas em espaços não formais amazônicos

In this respect, it is recognized that education for science is not only a function of the school, but its role in educating the relevance in teaching-learning. Non-formal spaces (ENFs) appear as environments used for dissemination of local specificities necessary for scientific and environmental t...

ver descrição completa

Autor principal: Vilas Boas, Terezinha de Jesus Reis
Grau: Outro
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/295
id oai:localhost:4321-295
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-2952023-10-31T19:23:51Z Ensino de botânica e meio ambiente: um guia didático para aulas em espaços não formais amazônicos Vilas Boas, Terezinha de Jesus Reis Paes, Lucilene da Silva http://lattes.cnpq.br/0653747630550456 Marques, Jean Dalmo de Oliveira http://lattes.cnpq.br/4558873160462915 Paes, Lucilene da Silva http://lattes.cnpq.br/0653747630550456 Liberato, Maria Astrid Rocha http://lattes.cnpq.br/3718324408807560 Azevedo, Rosa Oliveira Marins http://lattes.cnpq.br/3056605003492861 http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/62 Educação tecnológica Botânica - Amazônia Meio ambiente CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL In this respect, it is recognized that education for science is not only a function of the school, but its role in educating the relevance in teaching-learning. Non-formal spaces (ENFs) appear as environments used for dissemination of local specificities necessary for scientific and environmental training. Thus, it was tried to construct this Didactic Guide organized in forest environments of the Amazon Region around questions about: The importance of the vegetables to the Amazonian environment for the acquisition of a consistent environmental conception in its practice. In this guide we highlight the importance of the regional flora for botanical studies in a perspective of building associated botanical knowledge environmental issues with the use of the following spaces: Biological Reserve of Campina / Campinarana, Suframa Waterfall, Cachoeira Santa Cláudia, Municipal Park Cachoeira das Orquídeas. Through this Pedagogical Guide there are information on how a teacher can use these spaces to highlight the richness of natural resources in the Amazon, carrying out teaching-learning processes with regional examples, valuing and allowing the individual to understand the importance of living beings for the maintenance of the environment. The approach also allows the correlation between the knowledge described during a theoretical class and the examples shown in the textbooks. Atualmente, vivenciamos momento de grande mudança nos contextos educacionais no campo da ciência e da tecnologia, o que intensifica no mundo a preocupação no ensino nas diversas áreas do conhecimento com vista à formação da cidadania. O Ensino de botânica na escola tem causado discussão quanto aos conceitos e conteúdos específicos e a formação do cidadão crítico preocupado com as questões ambientais. Porém ainda existe uma lacuna muito grande para o alcance da conexão entre as duas temáticas, as quais constituem fatores essenciais para processos de formação da cidadania. Nesse aspecto, reconhece-se que educar para a Ciência não é função apenas da escola, mas o seu papel na formação do educando ocupa um espaço de grande relevância no ensino-aprendizagem. Os espaços não formais (ENFs) surgem como ambientes utilizados para a disseminação das especificidades locais necessários à formação científica e ambiental. Assim, buscou-se construir esse Guia Didático organizado em ambientes florestais da Região Amazônica em torno de questões sobre: A importância dos vegetais para o meio ambiente amazônico para a aquisição de uma concepção ambiental consistente em sua prática. Neste guia destacamos a importância da flora regional para estudos botânicos numa perspectiva de construção de conhecimentos botânicos associados às questões ambientais com a utilização dos seguintes espaços: Reserva Biológica da Campina/Campinarana, Cachoeira da Suframa, Cachoeira Santa Cláudia, Parque Municipal Cachoeira das Orquídeas. Por meio deste Guia Pedagógico surgem informações de como um professor pode utilizar estes espaços para evidenciar as riquezas em recursos naturais existentes na Amazônia, realizando processos de ensino-aprendizagem com exemplos regionais, valorizando e permitindo que o indivíduo compreenda a importância dos seres vivos para a manutenção do meio ambiente. A abordagem permite ainda a correlação entre os conhecimentos descritos durante uma aula teórica e as exemplificações mostradas nos livros didáticos. 2019-04-30T17:23:48Z 2019-04-30T17:23:48Z 2015-12-03 Outro http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/295 por Acesso Aberto Brasil Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Educação tecnológica
Botânica - Amazônia
Meio ambiente
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
spellingShingle Educação tecnológica
Botânica - Amazônia
Meio ambiente
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Vilas Boas, Terezinha de Jesus Reis
Ensino de botânica e meio ambiente: um guia didático para aulas em espaços não formais amazônicos
topic_facet Educação tecnológica
Botânica - Amazônia
Meio ambiente
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
description In this respect, it is recognized that education for science is not only a function of the school, but its role in educating the relevance in teaching-learning. Non-formal spaces (ENFs) appear as environments used for dissemination of local specificities necessary for scientific and environmental training. Thus, it was tried to construct this Didactic Guide organized in forest environments of the Amazon Region around questions about: The importance of the vegetables to the Amazonian environment for the acquisition of a consistent environmental conception in its practice. In this guide we highlight the importance of the regional flora for botanical studies in a perspective of building associated botanical knowledge environmental issues with the use of the following spaces: Biological Reserve of Campina / Campinarana, Suframa Waterfall, Cachoeira Santa Cláudia, Municipal Park Cachoeira das Orquídeas. Through this Pedagogical Guide there are information on how a teacher can use these spaces to highlight the richness of natural resources in the Amazon, carrying out teaching-learning processes with regional examples, valuing and allowing the individual to understand the importance of living beings for the maintenance of the environment. The approach also allows the correlation between the knowledge described during a theoretical class and the examples shown in the textbooks.
author_additional Paes, Lucilene da Silva
author_additionalStr Paes, Lucilene da Silva
format Outro
author Vilas Boas, Terezinha de Jesus Reis
title Ensino de botânica e meio ambiente: um guia didático para aulas em espaços não formais amazônicos
title_short Ensino de botânica e meio ambiente: um guia didático para aulas em espaços não formais amazônicos
title_full Ensino de botânica e meio ambiente: um guia didático para aulas em espaços não formais amazônicos
title_fullStr Ensino de botânica e meio ambiente: um guia didático para aulas em espaços não formais amazônicos
title_full_unstemmed Ensino de botânica e meio ambiente: um guia didático para aulas em espaços não formais amazônicos
title_sort ensino de botânica e meio ambiente: um guia didático para aulas em espaços não formais amazônicos
publisher Brasil
publishDate 2019
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/295
_version_ 1787149850034307072
score 11.674684