/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Outro
Conhecer de si em cartas biográficas: proposta metodológica
Este produto é fruto de um estudo que tem por objetivo motivar professores em formação a conhecerem mais de si por meio de cartas autobiográficas. Pensamos nesse produto como a possibilidade de refletirmos sobre o contar-se de si, para o outro, um exercício de atrevimento e dedicação pouco explorado...
Autor principal: | Feitosa Júnior, Edson Castelo Branco |
---|---|
Outros Autores: | Gonzaga, Amarildo Menezes |
Grau: | Outro |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/416 |
Resumo: |
---|
Este produto é fruto de um estudo que tem por objetivo motivar professores em formação a conhecerem mais de si por meio de cartas autobiográficas. Pensamos nesse produto como a possibilidade de refletirmos sobre o contar-se de si, para o outro, um exercício de atrevimento e dedicação pouco explorado e pouco valorizado nos ambientes de formação. Julgamos relevante por permitir que os professores busquem autenticidade ao olharem para dentro de si mesmos, a fim de saberem quem são e socializarem com afins e outros, no intuito de conhecerem ainda mais sobre quem são, a partir do que dizem de que são.
As cartas são o pretexto para contarem de si, seja para si mesmos, seja para os outros, como um mecanismo capaz de gerar empoderamento e a capacidade de ampliar as suas zonas de conforto, para que assim possam sentirem-se autônomos e enxergarem-se como verdadeiros autores e protagonistas de suas próprias histórias. Nesse sentido, propomos como alternativa metodológica a proposta Conhecer de Si em Cartas Biográficas que foi vivenciada e avaliada por licenciandos durante seu processo de formação inicial. |