/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Outro
Roteiro de oficina pedagógica para a organização do projeto integrador em cursos técnicos de nível médio
The pedagogical workshop script for the organization of the integrative project in technical courses at medium level is the result of research work on "The integrative project (PI) as an instrument for implementing the integrated curriculum". It aims to collaborate in advising the members of peda...
Autor principal: | Feitosa, Robson de Sousa |
---|---|
Outros Autores: | Stefanuto, Vanderlei Antonio |
Grau: | Outro |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/434 |
id |
oai:localhost:4321-434 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:4321-4342023-06-05T21:23:40Z Roteiro de oficina pedagógica para a organização do projeto integrador em cursos técnicos de nível médio Feitosa, Robson de Sousa Stefanuto, Vanderlei Antonio Stefanuto, Vanderlei Antonio http://lattes.cnpq.br/0700606379336264 Stefanuto, Vanderlei Antonio http://lattes.cnpq.br/0700606379336264 Salazar, Deuzilene Marques http://lattes.cnpq.br/4519799169077909 Nogueira, Silvia Cristina Conde http://lattes.cnpq.br/2597065203873535 http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/433 Educação profissional e tecnológica Projeto integrador Currículo integrado Oficina pedagógica CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO The pedagogical workshop script for the organization of the integrative project in technical courses at medium level is the result of research work on "The integrative project (PI) as an instrument for implementing the integrated curriculum". It aims to collaborate in advising the members of pedagogical teams in the implementation of IPs with EPTNM, based on the dialogue and the involvement of teachers and students in the planning and management of activities for the critical construction of knowledge and contributing to the self-training of the participating subjects. The proposal is structured in three parts, the first of which brings the foundations of working with pedagogical workshops and the theoretical perspective that underlies the work; in the second it presents cautions that must be observed to use the proposal; and, lastly, the details of the workshop steps. The proposal also indicates that IP with planning, participatory management of teaching processes and horizontalization through dialogue leads to an emancipatory and self-forming perspective for all subjects involved, as it reflects the conceptual basis of Professional and Technological Education of Medium level. O roteiro de oficina pedagógica para a organização do projeto integrador em cursos técnicos de nível médio é resultado do trabalho de pesquisa sobre "O projeto integrador (PI) como instrumento de efetivação do currículo integrado". Tem como objetivo colaborar no assessoramento dos membros de equipes pedagógicas na implantação dos PIs junto a EPTNM, tendo como base o diálogo e o envolvimento de professores e alunos no planejamento e gestão das atividades para a construção crítica do conhecimento e contribuindo com a autoformação dos sujeitos participantes. A proposta está estruturada em três partes, sendo que a primeira traz os fundamentos de se trabalhar com oficinas pedagógica e a perspectiva teórica que dá base ao trabalho; na segunda apresenta cuidados que devem ser observados para utilização da proposta; e, por último o detalhamento das etapas da oficina. A proposta indica também que o PI com o planejamento, a gestão participativa dos processos de ensino e a horizontalização por meio do diálogo leva a uma perspectiva emancipatória e autoformativa para todos os sujeitos envolvidos, na medida que reflete as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio. 2020-06-12T15:06:58Z 2020-07-13 2020-06-12T15:06:58Z 2019-12-09 Outro FEITOSA, Robson de Sousa; STEFANUTO, Vanderlei Antonio. Roteiro de oficina pedagógica para a organização do projeto integrador em cursos técnicos de nível médio. 2019. Produto educacional. (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/434 por Acesso Aberto Brasil Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
institution |
Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM |
collection |
IFAM-RI |
language |
por |
topic |
Educação profissional e tecnológica Projeto integrador Currículo integrado Oficina pedagógica CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
spellingShingle |
Educação profissional e tecnológica Projeto integrador Currículo integrado Oficina pedagógica CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO Feitosa, Robson de Sousa Roteiro de oficina pedagógica para a organização do projeto integrador em cursos técnicos de nível médio |
topic_facet |
Educação profissional e tecnológica Projeto integrador Currículo integrado Oficina pedagógica CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
description |
The pedagogical workshop script for the organization of the integrative project in
technical courses at medium level is the result of research work on "The integrative
project (PI) as an instrument for implementing the integrated curriculum". It aims to
collaborate in advising the members of pedagogical teams in the implementation of
IPs with EPTNM, based on the dialogue and the involvement of teachers and students
in the planning and management of activities for the critical construction of knowledge
and contributing to the self-training of the participating subjects. The proposal is
structured in three parts, the first of which brings the foundations of working with
pedagogical workshops and the theoretical perspective that underlies the work; in
the second it presents cautions that must be observed to use the proposal; and,
lastly, the details of the workshop steps. The proposal also indicates that IP with
planning, participatory management of teaching processes and horizontalization
through dialogue leads to an emancipatory and self-forming perspective for all
subjects involved, as it reflects the conceptual basis of Professional and Technological
Education of Medium level. |
author_additional |
Stefanuto, Vanderlei Antonio |
author_additionalStr |
Stefanuto, Vanderlei Antonio |
format |
Outro |
author |
Feitosa, Robson de Sousa |
author2 |
Stefanuto, Vanderlei Antonio |
author2Str |
Stefanuto, Vanderlei Antonio |
title |
Roteiro de oficina pedagógica para a organização do projeto integrador em cursos técnicos de nível médio |
title_short |
Roteiro de oficina pedagógica para a organização do projeto integrador em cursos técnicos de nível médio |
title_full |
Roteiro de oficina pedagógica para a organização do projeto integrador em cursos técnicos de nível médio |
title_fullStr |
Roteiro de oficina pedagógica para a organização do projeto integrador em cursos técnicos de nível médio |
title_full_unstemmed |
Roteiro de oficina pedagógica para a organização do projeto integrador em cursos técnicos de nível médio |
title_sort |
roteiro de oficina pedagógica para a organização do projeto integrador em cursos técnicos de nível médio |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2020 |
url |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/434 |
_version_ |
1787149876914552832 |
score |
11.653393 |