/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Criação de um espaço não formal como organizador prévio para o ensino de astronomia
Physics is the most fundamental of Natural Science, it investigates the basic rules (or laws) that govern the functioning of the world we live in, from the microscopic scale (elementary particles, atoms, condensed matter) to the astronomical scale (ratio of sizes of the planets and their distance...
Autor principal: | Andrade, Márcia Andreia Ramos de |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/442 |
id |
oai:localhost:4321-442 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:4321-4422022-10-25T23:44:29Z Criação de um espaço não formal como organizador prévio para o ensino de astronomia Andrade, Márcia Andreia Ramos de Amazonas, Márcio Andrei Sousa http://lattes.cnpq.br/0822367858729601 Dinóla, Isabel Cristina Souza http://lattes.cnpq.br/4739583498372611 Azevedo, Rosa Oliveira Marins http://lattes.cnpq.br/3056605003492861 Amazonas, Márcio Andrei Sousa http://lattes.cnpq.br/0822367858729601 Astronomia Espaços não formais Astronomia - aprendizagem CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA Physics is the most fundamental of Natural Science, it investigates the basic rules (or laws) that govern the functioning of the world we live in, from the microscopic scale (elementary particles, atoms, condensed matter) to the astronomical scale (ratio of sizes of the planets and their distances between, and how these phenomena influence in the year and eclipse seasons). The curricular component physics in secondary level in public schools has changed over time, ie, new horizons and challenges in order to help the student to understand natural phenomena, apply in their daily lives and better prepare you for the regular classes of physics. The purpose of this research was to propose the construction of a non-formal space as a previous organizer, constituting introductory system in some astronomical topics: proportions and distance between the sun and the planets, the moon phases and the occurrence of the seasons. Based on the principles of meaningful learning, the use of previous organizers. For Ausubel, the main function of the previous organizer is to serve as a bridge between the learner already knows and what he should know in order that the new material could be learned significantly. That is, previous organizers are useful to facilitate learning in that function as "cognitive bridges". This space was created from a project started in the course of degree in physics from the Federal Institute of Education, Science and Amazon Technology - IFAM for dissemination and popularization of physical phenomena and its unique design redesigned making it here for this work specifically targeted for astronomy education, it is applied in the State School Farias Britto. A Física é a mais fundamental das Ciências Naturais, ela investiga as regras básicas (ou leis) que governam o funcionamento do mundo em que vivemos, desde a escala microscópica (partículas elementares, átomos, matéria condensada) até a escala astronômica (proporção entre os tamanhos dos planetas e entre suas distâncias, e como esses fenômenos influenciam nas estações do ano e eclipse). A componente curricular Física no nível médio das escolas públicas vem passando por mudanças, ou seja, novos horizontes e desafios no intuito de ajudar o aluno a compreender os fenômenos naturais, aplicar em seu cotidiano e melhor prepará-lo para as aulas regulares de física. O objetivo dessa pesquisa foi propormos a construção de um espaço não formal como organizador prévio, constituindo, sistema introdutório em alguns tópicos de astronomia: proporções e distância entre o sol e os planetas, fases da lua e a ocorrência das estações do ano. Com base nos princípios da Aprendizagem Significativa, na utilização de organizadores prévios. Para Ausubel, a principal função do organizador prévio é a de servir de ponte entre o que aprendiz já sabe e o que ele deveria saber a fim de que o novo material pudesse ser aprendido de forma significativa. Ou seja, organizadores prévios são úteis para facilitar a aprendizagem na medida em que funcionam como “pontes cognitivas”. Esse espaço foi criado a partir de um projeto iniciado no curso de licenciatura em física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM para divulgação e popularização de fenômenos físicos sendo seu projeto original reformulado tornando-se aqui para este trabalho voltado especificamente para o ensino de astronomia, sendo aplicado na Escola Estadual Farias Britto. 2020-08-05T14:03:49Z 2020-08-05 2020-08-05T14:03:49Z 2016-08-15 Dissertação ANDRADE, Márcia Andreia Ramos de. Criação de um espaço não formal como organizador prévio para o ensino de astronomia. 2016. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2016. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/442 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF) Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
institution |
Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM |
collection |
IFAM-RI |
language |
por |
topic |
Astronomia Espaços não formais Astronomia - aprendizagem CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA |
spellingShingle |
Astronomia Espaços não formais Astronomia - aprendizagem CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA Andrade, Márcia Andreia Ramos de Criação de um espaço não formal como organizador prévio para o ensino de astronomia |
topic_facet |
Astronomia Espaços não formais Astronomia - aprendizagem CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA |
description |
Physics is the most fundamental of Natural Science, it investigates the
basic rules (or laws) that govern the functioning of the world we live in, from the
microscopic scale (elementary particles, atoms, condensed matter) to the
astronomical scale (ratio of sizes of the planets and their distances between,
and how these phenomena influence in the year and eclipse seasons). The
curricular component physics in secondary level in public schools has changed
over time, ie, new horizons and challenges in order to help the student to
understand natural phenomena, apply in their daily lives and better prepare you
for the regular classes of physics. The purpose of this research was to propose
the construction of a non-formal space as a previous organizer, constituting
introductory system in some astronomical topics: proportions and distance
between the sun and the planets, the moon phases and the occurrence of the
seasons. Based on the principles of meaningful learning, the use of previous
organizers. For Ausubel, the main function of the previous organizer is to serve
as a bridge between the learner already knows and what he should know in
order that the new material could be learned significantly. That is, previous
organizers are useful to facilitate learning in that function as "cognitive bridges".
This space was created from a project started in the course of degree in physics
from the Federal Institute of Education, Science and Amazon Technology -
IFAM for dissemination and popularization of physical phenomena and its
unique design redesigned making it here for this work specifically targeted for
astronomy education, it is applied in the State School Farias Britto. |
author_additional |
Amazonas, Márcio Andrei Sousa |
author_additionalStr |
Amazonas, Márcio Andrei Sousa |
format |
Dissertação |
author |
Andrade, Márcia Andreia Ramos de |
title |
Criação de um espaço não formal como organizador prévio para o ensino de astronomia |
title_short |
Criação de um espaço não formal como organizador prévio para o ensino de astronomia |
title_full |
Criação de um espaço não formal como organizador prévio para o ensino de astronomia |
title_fullStr |
Criação de um espaço não formal como organizador prévio para o ensino de astronomia |
title_full_unstemmed |
Criação de um espaço não formal como organizador prévio para o ensino de astronomia |
title_sort |
criação de um espaço não formal como organizador prévio para o ensino de astronomia |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2020 |
url |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/442 |
_version_ |
1787149878247292928 |
score |
11.653393 |