Dissertação

Criação de um espaço não formal como organizador prévio para o ensino de astronomia

Physics is the most fundamental of Natural Science, it investigates the basic rules (or laws) that govern the functioning of the world we live in, from the microscopic scale (elementary particles, atoms, condensed matter) to the astronomical scale (ratio of sizes of the planets and their distance...

ver descrição completa

Autor principal: Andrade, Márcia Andreia Ramos de
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/442
id oai:localhost:4321-442
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-4422022-10-25T23:44:29Z Criação de um espaço não formal como organizador prévio para o ensino de astronomia Andrade, Márcia Andreia Ramos de Amazonas, Márcio Andrei Sousa http://lattes.cnpq.br/0822367858729601 Dinóla, Isabel Cristina Souza http://lattes.cnpq.br/4739583498372611 Azevedo, Rosa Oliveira Marins http://lattes.cnpq.br/3056605003492861 Amazonas, Márcio Andrei Sousa http://lattes.cnpq.br/0822367858729601 Astronomia Espaços não formais Astronomia - aprendizagem CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA Physics is the most fundamental of Natural Science, it investigates the basic rules (or laws) that govern the functioning of the world we live in, from the microscopic scale (elementary particles, atoms, condensed matter) to the astronomical scale (ratio of sizes of the planets and their distances between, and how these phenomena influence in the year and eclipse seasons). The curricular component physics in secondary level in public schools has changed over time, ie, new horizons and challenges in order to help the student to understand natural phenomena, apply in their daily lives and better prepare you for the regular classes of physics. The purpose of this research was to propose the construction of a non-formal space as a previous organizer, constituting introductory system in some astronomical topics: proportions and distance between the sun and the planets, the moon phases and the occurrence of the seasons. Based on the principles of meaningful learning, the use of previous organizers. For Ausubel, the main function of the previous organizer is to serve as a bridge between the learner already knows and what he should know in order that the new material could be learned significantly. That is, previous organizers are useful to facilitate learning in that function as "cognitive bridges". This space was created from a project started in the course of degree in physics from the Federal Institute of Education, Science and Amazon Technology - IFAM for dissemination and popularization of physical phenomena and its unique design redesigned making it here for this work specifically targeted for astronomy education, it is applied in the State School Farias Britto. A Física é a mais fundamental das Ciências Naturais, ela investiga as regras básicas (ou leis) que governam o funcionamento do mundo em que vivemos, desde a escala microscópica (partículas elementares, átomos, matéria condensada) até a escala astronômica (proporção entre os tamanhos dos planetas e entre suas distâncias, e como esses fenômenos influenciam nas estações do ano e eclipse). A componente curricular Física no nível médio das escolas públicas vem passando por mudanças, ou seja, novos horizontes e desafios no intuito de ajudar o aluno a compreender os fenômenos naturais, aplicar em seu cotidiano e melhor prepará-lo para as aulas regulares de física. O objetivo dessa pesquisa foi propormos a construção de um espaço não formal como organizador prévio, constituindo, sistema introdutório em alguns tópicos de astronomia: proporções e distância entre o sol e os planetas, fases da lua e a ocorrência das estações do ano. Com base nos princípios da Aprendizagem Significativa, na utilização de organizadores prévios. Para Ausubel, a principal função do organizador prévio é a de servir de ponte entre o que aprendiz já sabe e o que ele deveria saber a fim de que o novo material pudesse ser aprendido de forma significativa. Ou seja, organizadores prévios são úteis para facilitar a aprendizagem na medida em que funcionam como “pontes cognitivas”. Esse espaço foi criado a partir de um projeto iniciado no curso de licenciatura em física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM para divulgação e popularização de fenômenos físicos sendo seu projeto original reformulado tornando-se aqui para este trabalho voltado especificamente para o ensino de astronomia, sendo aplicado na Escola Estadual Farias Britto. 2020-08-05T14:03:49Z 2020-08-05 2020-08-05T14:03:49Z 2016-08-15 Dissertação ANDRADE, Márcia Andreia Ramos de. Criação de um espaço não formal como organizador prévio para o ensino de astronomia. 2016. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2016. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/442 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF) Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Astronomia
Espaços não formais
Astronomia - aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA
spellingShingle Astronomia
Espaços não formais
Astronomia - aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA
Andrade, Márcia Andreia Ramos de
Criação de um espaço não formal como organizador prévio para o ensino de astronomia
topic_facet Astronomia
Espaços não formais
Astronomia - aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA
description Physics is the most fundamental of Natural Science, it investigates the basic rules (or laws) that govern the functioning of the world we live in, from the microscopic scale (elementary particles, atoms, condensed matter) to the astronomical scale (ratio of sizes of the planets and their distances between, and how these phenomena influence in the year and eclipse seasons). The curricular component physics in secondary level in public schools has changed over time, ie, new horizons and challenges in order to help the student to understand natural phenomena, apply in their daily lives and better prepare you for the regular classes of physics. The purpose of this research was to propose the construction of a non-formal space as a previous organizer, constituting introductory system in some astronomical topics: proportions and distance between the sun and the planets, the moon phases and the occurrence of the seasons. Based on the principles of meaningful learning, the use of previous organizers. For Ausubel, the main function of the previous organizer is to serve as a bridge between the learner already knows and what he should know in order that the new material could be learned significantly. That is, previous organizers are useful to facilitate learning in that function as "cognitive bridges". This space was created from a project started in the course of degree in physics from the Federal Institute of Education, Science and Amazon Technology - IFAM for dissemination and popularization of physical phenomena and its unique design redesigned making it here for this work specifically targeted for astronomy education, it is applied in the State School Farias Britto.
author_additional Amazonas, Márcio Andrei Sousa
author_additionalStr Amazonas, Márcio Andrei Sousa
format Dissertação
author Andrade, Márcia Andreia Ramos de
title Criação de um espaço não formal como organizador prévio para o ensino de astronomia
title_short Criação de um espaço não formal como organizador prévio para o ensino de astronomia
title_full Criação de um espaço não formal como organizador prévio para o ensino de astronomia
title_fullStr Criação de um espaço não formal como organizador prévio para o ensino de astronomia
title_full_unstemmed Criação de um espaço não formal como organizador prévio para o ensino de astronomia
title_sort criação de um espaço não formal como organizador prévio para o ensino de astronomia
publisher Brasil
publishDate 2020
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/442
_version_ 1787149878247292928
score 11.653393