/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Outro
Caminhos para efetivação do currículo integrado na educação profissional e tecnológica de nível médio (EPTNM): a importância do pedagogo – guia informativo
The informative Guide "Paths for the implementation of the Integrated Curriculum in Professional and Technological Education at Middle Level (EPTNM): The importance of the pedagogue", is structured based on the information obtained through interviews with pedagogical staff of the Federal Institute o...
Autor principal: | Memória, Francilene da Silva |
---|---|
Outros Autores: | Stefanuto, Vanderlei Antonio |
Grau: | Outro |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/491 |
id |
oai:localhost:4321-491 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:4321-4912022-09-01T21:23:29Z Caminhos para efetivação do currículo integrado na educação profissional e tecnológica de nível médio (EPTNM): a importância do pedagogo – guia informativo Memória, Francilene da Silva Stefanuto, Vanderlei Antonio Stefanuto, Vanderlei Antonio http://lattes.cnpq.br/0700606379336264 Stefanuto, Vanderlei Antonio http://lattes.cnpq.br/0700606379336264 Salazar, Deuzilene Marques http://lattes.cnpq.br/4519799169077909 Nogueira, Jocélia Barbosa Pedagogo Ensino Médio Integrado. Guia informativo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO The informative Guide "Paths for the implementation of the Integrated Curriculum in Professional and Technological Education at Middle Level (EPTNM): The importance of the pedagogue", is structured based on the information obtained through interviews with pedagogical staff of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas - Campus Zona Leste (CMZL), participants in the master's research: "The Pedagogue in the implementation of the Integrated Curriculum in Professional and Technological Education at Middle Level (EPTNM)", conducted under the guidance of Professor Dr. Vanderlei Antônio Stefanuto. It is located on Line 02, of the Post-Graduate Program in Professional and Technological Education (PROFEPT), "Organization and Memories of Educational Spaces in EFA", nucleated in the macro project 06 "Organization of Educational Spaces in EFA". This educational product has as a general objective to establish an understanding of the effectiveness of the integrated curriculum, stimulating attitudes of interest, and concerns about the knowledge of the subject. Based on these subjects' statements, the importance and limitations of the proposal of the Integrated Curriculum became plausible, within the educational context studied, and the difficulty of promoting new ideas and practices, which almost always conflict with the immediate reality of the school and society. Thus, we believe that this material constitutes another contribution to subsidize the pedagogist's praxis in the search for the implementation of practices that are close to an integral education at EPTNM. O Guia informativo “Caminhos para efetivação do Currículo Integrado na Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio (EPTNM): A importância do pedagogo”, está estruturado com base nas informações obtidas por intermédio de entrevistas realizadas com servidores pedagogos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - Campus Zona Leste (CMZL), participantes da pesquisa de mestrado: “O Pedagogo na efetivação do Currículo Integrado na Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio (EPTNM)”, realizada sob a orientação do professor Dr. Vanderlei Antônio Stefanuto. A mesma situada na Linha 02, do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), “organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em EPT”, nucleada no macro projeto 06 “Organização de espaços pedagógicos na EPT”. Este produto educacional tem como objetivo geral estabelecer a compreensão da efetivação do currículo integrado, estimulando atitudes de interesse e inquietações frente ao conhecimento da temática. A partir das falas desses sujeitos se tornou plausível a importância e as limitações da proposta do Currículo Integrado, dentro do contexto educacional estudado, e da dificuldade de promover novas ideias e práticas, que quase sempre, entram em conflito com a realidade imediata da escola e da sociedade. Desta forma, acreditamos que esse material se constitui em mais um aporte para subsidiar a práxis do pedagogo na busca pela implementação de práticas que se aproximem de uma educação integral na EPTNM. 2020-11-16T15:08:59Z 2020-11-16 2020-11-16T15:08:59Z 2020-08-28 Outro MEMÓRIA, Francilene da Silva; STEFANUTO, Vanderlei Antonio. Caminhos para efetivação do currículo integrado na educação profissional e tecnológica de nível médio (EPTNM): a importância do pedagogo – guia informativo. 2020. 32 f. Produto educacional. (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/491 por Acesso Aberto Brasil Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
institution |
Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM |
collection |
IFAM-RI |
language |
por |
topic |
Pedagogo Ensino Médio Integrado. Guia informativo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
spellingShingle |
Pedagogo Ensino Médio Integrado. Guia informativo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO Memória, Francilene da Silva Caminhos para efetivação do currículo integrado na educação profissional e tecnológica de nível médio (EPTNM): a importância do pedagogo – guia informativo |
topic_facet |
Pedagogo Ensino Médio Integrado. Guia informativo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
description |
The informative Guide "Paths for the implementation of the Integrated Curriculum in Professional and Technological Education at Middle Level (EPTNM): The importance of the pedagogue", is structured based on the information obtained through interviews with pedagogical staff of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas - Campus Zona Leste (CMZL), participants in the master's research: "The Pedagogue in the implementation of the Integrated Curriculum in Professional and Technological Education at Middle Level (EPTNM)", conducted under the guidance of Professor Dr. Vanderlei Antônio Stefanuto. It is located on Line 02, of the Post-Graduate Program in Professional and Technological Education (PROFEPT), "Organization and Memories of Educational Spaces
in EFA", nucleated in the macro project 06 "Organization of Educational Spaces in EFA". This educational product has as a general objective to establish an understanding of the effectiveness of the integrated curriculum, stimulating attitudes of interest, and concerns about the knowledge of the subject. Based on these subjects' statements, the importance and limitations of the proposal of the Integrated Curriculum became plausible, within the educational context studied, and the difficulty of promoting new ideas and practices, which almost always conflict with the immediate reality of the school and society. Thus, we believe that this material constitutes another contribution to subsidize the pedagogist's praxis in the search for the implementation of practices that are close to an integral education at EPTNM. |
author_additional |
Stefanuto, Vanderlei Antonio |
author_additionalStr |
Stefanuto, Vanderlei Antonio |
format |
Outro |
author |
Memória, Francilene da Silva |
author2 |
Stefanuto, Vanderlei Antonio |
author2Str |
Stefanuto, Vanderlei Antonio |
title |
Caminhos para efetivação do currículo integrado na educação profissional e tecnológica de nível médio (EPTNM): a importância do pedagogo – guia informativo |
title_short |
Caminhos para efetivação do currículo integrado na educação profissional e tecnológica de nível médio (EPTNM): a importância do pedagogo – guia informativo |
title_full |
Caminhos para efetivação do currículo integrado na educação profissional e tecnológica de nível médio (EPTNM): a importância do pedagogo – guia informativo |
title_fullStr |
Caminhos para efetivação do currículo integrado na educação profissional e tecnológica de nível médio (EPTNM): a importância do pedagogo – guia informativo |
title_full_unstemmed |
Caminhos para efetivação do currículo integrado na educação profissional e tecnológica de nível médio (EPTNM): a importância do pedagogo – guia informativo |
title_sort |
caminhos para efetivação do currículo integrado na educação profissional e tecnológica de nível médio (eptnm): a importância do pedagogo – guia informativo |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2020 |
url |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/491 |
_version_ |
1787149883388461056 |
score |
11.755432 |