/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
A visão da herpetologia na concepção dos discentes de uma escola da zona urbana de Manaus, AM
A Herpetologia é a ciência que estuda os anfíbios e répteis, e inserida nesta ciência a etnoherpetologia é uma importante ferramenta para obter informações sobre a relação das pessoas com esses indivíduos, sendo assim, para registrar a visão da Herpetologia na concepção dos discentes de uma escola d...
Autor principal: | Gomes, Dioney de Oliveira |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/546 |
Resumo: |
---|
A Herpetologia é a ciência que estuda os anfíbios e répteis, e inserida nesta ciência a etnoherpetologia é uma importante ferramenta para obter informações sobre a relação das pessoas com esses indivíduos, sendo assim, para registrar a visão da Herpetologia na concepção dos discentes de uma escola da zona urbana de Manaus-AM, desenvolveu-se uma pesquisa etnoherpetológica de característica descritiva-exploratória. Para obtenção dos dados foram aplicados questionários contendo questões fechadas e abertas, sendo estas últimas baseadas e analisadas na técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Participaram desta pesquisa 25 alunos pertencentes ao 7º ano do Ensino Fundamental. Para levantamento dos dados foi realizada uma Sequência Didática baseada nos três momentos pedagógicos, tendo em vista ampliar o conhecimento sobre os anfíbios e répteis e esclarecer dúvidas e crenças sobre o assunto. Com esta pesquisa foi possível constatar que muito dos conhecimentos que os alunos têm sobre a Herpetologia é baseado em conhecimentos culturais, como crenças e mitos, e muito pouco em bases científicas. Além disso, observamos que mesmo existindo uma disciplina que trabalhe esse conteúdo no Ensino Fundamental, muitos alunos têm uma visão estigmatizada sobre a herpetofauna. Nesse contexto, pequenas intervenções de educação ambiental, associadas a práticas docentes mais elaboradas e chamativas, que abordem a importância ecológica desses animais podem ter grande poder transformador criando uma consciência ecológica e auxiliando na conservação do meio ambiente. |